Inteligência no Combate ao Crime Organizado
Por: Amanda Maria Mota Tavares Amanda Maria Mota Tavares • 8/2/2017 • Projeto de pesquisa • 720 Palavras (3 Páginas) • 673 Visualizações
1 – Qual o seu tema de pesquisa dentro da linha escolhida? Máximo de 10 palavras
Tema: Inteligência e contrainteligência no combate ao crime organizado.
2- Qual o problema que você quer tratar? Por que ele é relevante? Máximo de 200 palavras. 30 pontos
Problema de pesquisa:
Dentro de um bojo de desenvolvimento das organizações criminosas transnacionais e também de prejuízos que essas organizações poderiam causar para a estabilidade institucional de países do hemisfério, é possível notar que algumas questões precisam ser levadas em consideração. Dentre elas, o papel representado pela inteligência no combate ao crime organizado.
Na atividade de inteligência a importância reside tanto no sentido de prevenir ações criminosas, quanto de fornecer dados relevantes para reprimir delitos e, especialmente para estabelecer os cenários e estratégias de intervenção nos campos de segurança pública e institucional.
Dessa forma, como problemática de pesquisa a emergir do trabalho resultante desse projeto, se encontra a compreensão sobre a estrutura da comunidade de inteligência e contrainteligência no Brasil e suas possibilidades de aplicação em órgãos de inteligência brasileiros visando o combate ao crime organizado. Sendo assim, como questão pontual a ser solucionada à finalização da pesquisa resultante desse, a pergunta: de que maneira a inteligência aplicada à segurança pública pode contribuir no combate ao crime organizado?
3- Cite duas referências científicas relevantes que tratam do problema. Quais limitações de cada uma delas? Máximo de 200 palavras. 30 pontos
Referências científicas e limitações:
Em meio a uma escassez bibliográfica sobre o tema, sobretudo no campo acadêmico-científico, a primeira referência científica eleita foi a monografia de Brito (2007) apresentada à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O objetivo do autor é apresentar as linhas gerais sobre a estrutura da comunidade de inteligência brasileira e suas possibilidades de aplicação em órgãos de inteligência brasileiros a fim de combater o crime organizado transnacional. Dentre as limitações principais do estudo do autor, está uma fundamentação com base em uma bibliografia escassa sobre o tema, o que envolve grandes trechos do estudo escritos sem referenciação e, portanto, frágeis no sentido de validade e credibilidade das informações apresentadas.
O segundo trabalho é um artigo científico de Mingardi (2007) que tem por objetivo o debate de uma questão essencial no combate às organizações criminosas, pairando sobre a questão de como fazer uso da inteligência criminal de maneira efetiva para essa finalidade. As principais limitações do artigo envolvem também a escassez de bibliografia, o que faz com que o autor parta para a expressão de opiniões e posicionamentos, o que tende a fragilizar o conteúdo em seu caráter puramente científico.
4- Como você pretende resolver o problema? Indique hipóteses, referencial teórico, métricas, modelos, bases de dados, métodos, abordagens, ou outros meios. Máximo de 200 palavras. 30 pontos
...