LIDERANÇA E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES
Por: josesilva14 • 22/8/2018 • Trabalho acadêmico • 1.550 Palavras (7 Páginas) • 169 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] |
|
Disciplina/Unidade de Aprendizagem: LIDERANÇA E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES
Curso:
Professora:
Nome do aluno:
Data:
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UNISUL Virtual de Aprendizagem (EVA).
Para realização da AD2, elabore um texto dissertativo, respondendo as questões abaixo. O texto deve ter no mínimo (20) vinte linhas e no máximo 50 (cinquenta) linhas, apresentando citações de autores somente nas respostas solicitadas. As citações devem estar de acordo com as normas da ABNT (consultar Livro de Trabalho Acadêmicos da Unisul – Midiateca) e as Referências utilizadas devem aparecer no final do texto.
A redação do texto deve apresentar clareza de ideias e informações, coerência, extrapolação das ideias propostas pelos autores, estabelecendo relações entre o conteúdo estudado e a prática concreta do assunto referido, ou seja, deverá haver uma vinculação entre teoria e prática demonstrado através da contextualização do assunto estudado.(Peso 0 a 10,0).
Responda as questões abaixo,em forma de texto dissertativo,fundamentando com citações de autores, quando solicitado.
- Qual é a sua área de Graduação?
- Quais são as possibilidades de atuação profissional na sua área de Graduação? Justifique sua resposta.
- Qual a importância do trabalho em equipe para o contexto da sua área de graduação?Justifique sua resposta e apresente citações de autores.
- Quais Competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) são necessárias ao profissional formado na sua área de Graduação,para que se torne um líder de equipes bem sucedido no mercado de trabalho? Como é possível desenvolver tais competências? Justifique sua resposta e apresente citações de autores.
- Cresce cada vez mais a importância do trabalho em equipe nas organizações. Quais são os principais desafios para liderar uma equipe de trabalho em organizações ligadas à sua área de Graduação? O que é possível fazer para sanar tais dificuldades? Justifique sua resposta e apresente citações de autores.
Resposta:
É de conhecimento geral que independentemente do tamanho das empresas, atualmente já há a consciência da necessidade da gestão de todas as informações sobre o negócio, pois em um mundo globalizado onde há concorrência abundante, a sobrevivência do negócio depende que seus processos consigam atingir um patamar mínimo de qualidade e valor agregado em seu produto ou serviço. Esta gestão da informação envolve o emprego de recursos além do hardware e softwares, envolve a necessidade de gestores capacitados em lidar com questões de liderança, levando em conta os recursos ligados à tecnologia da informação.
Minha área de graduação é Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação e como gestor de TI pode-se atuar: na gestão da equipe de técnicos e analistas; na gestão de projetos de TI; no relacionamento com parceiros tecnológicos e fornecedores; na gestão de melhorias; na redução de custos; na inovação de processos.
Em empresas menores ou mais novas há uma tendência do gestor de TI tenha funções mais ligadas a implantação e gerenciamento de sistemas e outras tecnologias que contribuam com o gerenciamento da organização, já em empresas maiores ou tarimbadas, as atribuições do gestor de TI fica mais voltada a estratégias empresariais, a melhoria em processos, na gestão do negócio, explorando e experimentando novas tecnologias, tendo uma conduta de integrador entre a tecnologia e o planejamento estratégico da empresa, não tratando apenas das tarefas operacionais de forma detalhada pois opera com visão mais ampla do negócio se ocupando mais com a gestão do que com a execução de tarefas rotineiras que podem ser efetuadas por parceiros ou por um departamento com pessoal dedicado subordinado à gestão de TI. Em ambos os casos o gestor de TI é necessário que tenha uma boa formação na gestão de pessoas, recursos e processos, deixando de pensar apenas em técnicas e passando a pensar em resultados.
No setor de TI temos a diretriz de sempre "fazer mais com menos", da otimização de processos e recursos. Sabemos que grupos de pessoas com o mesmo objetivo e com boa comunicação podem ser eficientes, mais ainda vão oferecer apenas a soma das habilidades individuais de seus membros, já formando uma boa equipe, a interdependência dos membros com foco no objetivo proposto pode oferecer um desempenho superior a apenas a soma das habilidades individuais pois cada indivíduo entende e aceita que sem a sua colaboração ativa os outros membros do grupo não podem entregar seus resultados pois as habilidades dos membros da equipe são complementares, o que nos permite atender as diretrizes propostas com o mínimo possível de recursos da organização.[1]
Quanto as competências, preliminarmente o gestor de TI precisa ter o conhecimento das tecnologias utilizadas pela empresa (como sistemas operacionais, SGBD, SIG) e lidar com indicadores de performance para detectar de forma precoce os problemas e possíveis soluções, também precisa entender negócio como um todo (e não apenas o departamento de TI) e participar de todos os outros setores sempre que possível, precisa ter uma visão estratégica para poder otimizar processos, precisa saber como motivar e lidar com pessoas, precisa ser um bom negociador pois nem sempre há um departamento de compras ou mesmo o pessoal do departamento de compras tem o conhecimento técnico necessário para negociações relacionadas a tecnologia relacionada à informática, precisa ter traquejo social para conduzir o ambiente e facilitar a comunicação, também precisa ter um perfil inovador e buscar novas soluções para melhorar os processos na organização. O gestor de TI de sucesso divide os sucessos com sua equipe e assume as responsabilidades pelos fracassos, pois ele como líder deve ponderar todas as sugestões para solução de problemas, mas é ele quem decide realmente como se deve enfrentar certas situações, por isso a responsabilidade pelos fracassos deve ficar com o líder.[2]
...