Medidas de segurança para fenômenos elétricos e magnéticos na planta na indústria de alimentos
Tese: Medidas de segurança para fenômenos elétricos e magnéticos na planta na indústria de alimentos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ruilo • 14/9/2014 • Tese • 391 Palavras (2 Páginas) • 358 Visualizações
Objetivo do desafio
O desafio é promover medidas de segurança quanto aos fenômenos elétricos e magnéticos numa fábrica na área de indústria alimentícia, comparada com o estudo de caso acima, de acordo com as informações dadas em cada etapa. Este desafio é importante para que o aluno adquira uma sólida base conceitual dos fatores necessários para a elaboração de projeto, capacitando o aluno a aplicar a teoria estudada em sala de aula para o desenvolvimento de projetos.
ETAPA 1
PASSOS
Passo 1 (Aluno)
Pesquisar em livros da área, revistas e jornais, ou sites da internet, notícias que envolvem explosões de fábricas que têm produtos que geram ou são a base de pó.
Passo 2 (Equipe)
Supor que o pó (produto) de sua empresa esteja carregado negativamente e passando por um cano cilíndrico de plástico de raio R= 5,0 cm e que as cargas associadas ao pó estejam distribuídas uniformemente com uma densidade volumétrica ρ
para o eixo do cilindro ou para longe do eixo? Justificar.
Passo 3 (Equipe)
Escrever uma expressão, utilizando a Lei de Gauss, para o módulo do campo elétrico no
interior do cano em função da distância r do eixo do cano. O valor de E aumenta ou diminui quando r aumenta? Justificar. Determinar o valor máximo de E e a que distância do eixo do cano esse campo máximo ocorre para ρ = 1,1 x 10-3 C/m3 (um valor típico).
Passo 4 (Equipe)
Verificar a possibilidade de uma ruptura dielétrica do ar, considerando a primeira condição, ou seja, o campo calculado no passo anterior poderá produzir uma centelha? Onde?
ETAPA 2
PASSOS
Passo 1 (Equipe)
Determinar uma expressão para o potencial elétrico em função da distância r a partir do eixo do cano. (O potencial é zero na parede do cano, que está ligado a terra).
Passo 2 (Equipe)
Calcular a diferença de potencial elétrico entre o eixo do cano e a parede interna para uma densidade volumétrica de cargas típica, ρ = 1,1 x 10-3 C/m3.
Passo 3 (Equipe)
Determinar a energia armazenada num operário, considerando que o homem pode ser
modelado por uma capacitância efetiva de 200 pF e cada operário possui um potencial
elétrico de 7,0 kV em relação a Terra, que foi tomada como potencial zero.
Passo 4 (Equipe)
Verificar a possibilidade de uma explosão, considerando a segunda condição, ou seja, a
energia da centelha resultante do passo anterior ultrapassou 150 mJ, fazendo com que o pó explodisse?
...