TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso das Ferramentas Tecnológicas

Por:   •  29/4/2019  •  Artigo  •  1.627 Palavras (7 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 7

Uso das Ferramentas Tecnológicas na Educação Básica

Abstract. Information and Communication Technologies (ICT) are increasingly present in people's daily lives. In basic education there is still a great barrier to be broken for insertion, because of the traditional method of teaching. This paper aims to present a study about the situation of schools and their teachers in the use of ICTs, in addition to demonstrating the benefits of their practices, activities focused on logical reasoning.

Resumo. As Tecnologias da Informação e Comunicação(TIC) estão cada vez mais presentes na vida cotidiana das pessoas. Na educação básica ainda há uma grande barreira a ser quebrada para sua inserção, por conta do método tradicional de ensino. Este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre a situação das escolas e seus docentes na utilização das TIC’s, além de demostrar os benefícios das suas práticas, através de atividades focado no raciocínio logico.  

  1. Introdução

Hoje os indivíduos vivem rodeados de dados e informações, trafegando por diferentes dispositivos sejam tablets, smartphones, entre outros. Tais tecnologias, moldaram a forma de se relacionar, conversar, estudar, trabalhar e até mesmo de se divertir. Para os indivíduos trata-se de um objeto de conforto, o que de certa forma aponta para uma dependência, tornando-se um elemento central no seu cotidiano. A tecnologia ao mesmo tempo que proporcionam e impulsionam o desenvolvimento humano se utilizadas de maneira errada podem trazer malefícios. Com isso em mente, cabe ao usuário entender os limites do uso exagerado ou impensável das mesmas. Nesse sentido, um dos grandes desafios na educação básica é trazê-la para o ambiente do aluno, a sala de aula, inserindo-o nesse mundo cada vez mais direcionado pela tecnologia, explorando os benefícios proporcionado pelas mesmas. Esses “novos alunos” já são considerados nativos digitais e eles conseguem assimilar as tecnologias.

O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação básica é um grande desafio dos sistemas educacionais e seus atores. Existem inúmeras discussões que buscam uma alternativa razoável para utilização dessas tecnologias com o objetivo de difundir conhecimento. Esse desafio é proveniente de uma série de suposições: Quais ferramentas utilizar? De que forma deve ser utilizada? Há profissionais gabaritados para o uso? As escolas possuem infraestrutura para essa mudança? Todas essas indagações devem ser estudas e trabalhadas, afim de esclarecer esse novo método de ensino e aprendizagem.

O processo educacional alicerçado aos avanços e conquistas da atualidade, em discussão e adaptação às novas tecnologias em uso, tem a possibilidade de inovar e tornar os mecanismos de ensino cada vez melhores e adaptáveis não somente para o educador, mas principalmente para os alunos ou o público alvo em si. O professor age como condutor, assim seus alunos são direcionados e motivados a buscarem e investigar o aprofundamento de seus conceitos tanto na sala de aula como nos demais ambiente.

A sala de aula é um ambiente que favorece a idealização de conceitos e a construção gradativa do saber de forma a estruturar os alunos ao caminho a ser transcorrido pela aprendizagem. Os recursos tecnológicos contribuem e beneficiam seus usuários visando não somente um aprofundamento detalhado de aspectos da aprendizagem, mas condizem as estratégias funcionais para a evolução em áreas diversas de trabalho. Desta forma, o aprender torna-se menos desafiador a medida que esta ferramenta é utilizada de maneira positiva e benéfica para todos. Preservar uma maior interação dos alunos entre si e com os professores é uma peça colaborativa para uma melhor adesão do ensino. Com isso, as ferramentas tecnológicas têm por finalidade facilitar o manejo das informações, bem como a adequação dos alunos e professores ao ambiente virtual, com o intuito de ampliar o acesso à comunicação em atividade.

  1. Ferramentas

A execução do exercício de alternativas tecnológicas no campo da educação demanda uma renovação da prática educativa no ambiente da sala de aula. Para Aguiar (2008), é necessária uma transformação nos programas de sistema observando os interesses do estudante, já que o saber não está concentrado no educador, mas no desenvolvimento ensino-aprendizagem do aprendiz quando a seu trabalho presente a produção do estudo e o crescimento de competências cognitivas. Aguiar (2008) complementa seus estudos analisando aspectos da prática pedagógica, em que há modificações adaptáveis na rotina do ensino devido as novas TIC’s nos seguintes âmbitos: nos jogos digitais, no ensino a distância e na inclusão digital. Outros autores referenciam características particulares destas práticas.

Os jogos educacionais, no formato digital são objetos de aprendizagem de forma a serem reutilizados em diferentes contextos educacionais, são recursos didáticos que subsidiam um novo tipo de educação baseada nas tecnologias digitais (HOPF et al., 2005).

Aguiar (2008) apresenta que o Educação à Distância (EAD) proporciona uma transformação às diferentes tecnologias como meio de conhecimento e desenvolvimento da educação. Os meios de comunicação utilizados para EAD facilitam a prática do estudo através do compartilhamento e formação do seu conhecimento.

Além da facilitação na construção do conhecimento, uso das tecnologias da educação favorecem a inclusão digital de todo e qualquer indivíduo. Segundo Estabel et al. (2006) a uso das TICs está como um meio de integração digital para as Pessoas com Necessidades Especiais (PNEEs). Então, faz-se importante a treinamento de educadores, orientando-os para uso destes estudantes. Sendo assim, é de grande relevância facilitar os métodos de aprendizagem com as TCI’s, por se basearem em um método dinâmico e engrandecedor, conforme as três práticas de ensino descritas anteriormente.

Na Figura 1 é apresentado um mapa conceitual que possibilita compreender as diferentes ligações estabelecidas ao desenvolver os recursos tecnológicos no meio acadêmico.

[pic 1]

Figura 1: Escola X Ferramentas tecnológicas – Mapa conceitual.

Fonte: PIMENTEL, F. (2015).

  1. Metodologia

Este estudo visa identificar o desempenho de alunos da rede privada de educação na área do raciocínio lógico, na construção de soluções para problemas cotidianos. Para tal, serão utilizadas duas ferramentas, o programa Scratch1, que é uma plataforma de programação online voltado para usuários sem ter um estudo aprofundado de uma linguagem, onde instiga o mesmo de forma divertida a elaborar e criar diferentes tipos de mídias através de blocos de comandos na construção do produto final, e a plataforma Web Hora do Código2, um ambiente virtual gratuito bastante utilizado para iniciação em conceitos de programação, que através de instruções de passo a passo vai dando aos poucos mais autonomia ao usuário na solução de pequenos desafios lógicos. Ambas possuem como foco o desenvolvimento de programas através de uma interface amigável, instigando o aluno a interagir com a ferramenta e ao mesmo tempo desenvolver seu raciocínio lógico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (269.9 Kb)   docx (85.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com