Os Fatores da Usabilidade
Por: Gabriel Zorzi • 8/9/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 419 Palavras (2 Páginas) • 215 Visualizações
Nome: Gabriel Augusto Zorzi Emigliozzi TIA: 32054531 Turma: 04J
Nome: Matteo Bruge TIA: 32053878 Turma: 04J
Disciplina: Fatores Humanos em Sistemas Computacionais
Fatores de Usabilidade
1. Identifique e justifique quais fatores de usabilidade deveriam ser privilegiados nos seguintes casos:
a) caixa eletrônico
R – O caixa eletrônico deveria ter, facilidade de aprendizado, facilidade de recordação, eficiência e segurança pois é uma plataforma que tem que ser muito intuitiva, então os usuários não podem ter muita dificuldade de realizar as operações que desejam, e os usuários também devem ter facilidade de recordar como realizar as operações além de ser bem alta a sua produtividade e principalmente deve ser uma plataforma segura, pois mexe com informações extremamente importantes dos usuários.
b) quiosque de informações em um shopping
R – Em um quiosque de informações no shopping acredito que os fatores que mais deveriam ser valorizados são: facilidade de aprendizado, eficiência e satisfação do usuário, pois deve ser uma plataforma muito rápida e intuitiva, pois o usuário não depende muito dela, então se ela for demorada e lenta o usuário vai buscar a sua informação em outro local do shopping, onde possivelmente será com algum funcionário do shopping.
c) sistema web para fornecer os resultados de exames de saúde a pacientes e médicos
R – O sistema web de resultados médicos deve ser uma plataforma com facilidade de aprendizado, facilidade de recordação e satisfação do usuário pois é algo que o usuário vai utilizar muito, pois se trata de sua saúde, por isso tem que ser um sistema de fácil acesso e que ele consiga se recordar facilmente e tenha alta produtividade.
d) jogo educacional de simulação de fenômenos físicos (deslocamento, aceleração e atrito)
R – Em um jogo como esse deve ser valorizado a facilidade de aprendizado e facilidade de recordação, pois como é um jogo, para o usuário não se cansar facilmente e sempre conseguir jogar quando quiser, tem que ser um jogo com fácil aprendizado .
Obs:
Fatores de usabilidade:
- Facilidade de Aprendizado
- Facilidade de Recordação
- Eficiência
- Segurança no uso
- Satisfação do usuário
2. Cite 3 exemplos de sistemas que permitam uma boa acessibilidade.
- Porta automática de Shopping
Facilita a entrada e a saída dos clientes do shopping, sendo muito útil para cadeirantes.
- Áudio book
Bom para cegos, analfabetos e pratico para pessoas sem deficiências ouvirem o livro desejado.
- Wallet (Apple)
Prático e de fácil aprendizagem para o usuário, conseguir pagar com cartão de credito através do celular e guardar passagens aéreas para ficar prático na hora do embarque.
Apresente os motivos pelos quais os sistemas citados auxiliam na melhoria da acessibilidade.
...