Os Fundamentos de UML
Por: pedrohfsouza • 25/10/2022 • Seminário • 621 Palavras (3 Páginas) • 188 Visualizações
Script UML
UML, que vem de Unified Modeling Language, é uma linguagem unificada que permite modelar e documentar aplicações de software. E também permite visualizar de forma padronizada o projeto ou design de um sistema.
O objetivo da UML é aumentar a produtividade e otimizar as etapas que envolvem o desenvolvimento de um sistema, e assim também vai ser aumentada a qualidade do produto final.
É importante notar que a UML não é um método de desenvolvimento em si, e por isso é independente da plataforma e da linguagem que o software adota.
Em termos de design, a UML oferece um meio de visualização da arquitetura de um sistema por meio de diagramas, que são representações gráficas do modelo de um sistema, e podem incluir classes, atividades, componentes individuais do sistema, a interação desses componentes, interfaces, interação com o mundo externo, entre outras
Existem vários tipos de diagramas, e cada um é usado para modelar o sistema a partir de certo ponto de vista. Eles são divididos em dois tipos: estruturais e comportamentais.
- Estruturais: fornecem uma estrutura estática por meio de objetos, operações, relações e atributos. Mostram as coisas no sistema modelado. Ou seja, eles mostram diferentes objetos em um sistema.
- Comportamentais: mostram o comportamento dinâmico por meio de interações entre os objetos e mudanças de seus estados internos, ou seja, eles mostram o que deve acontecer num sistema. E pra isso eles descrevem como os objetos interagem uns com os outros para que o sistema funcione corretamente.
O diagrama de classes é um dos mais utilizados e mais importantes diagramas da UML, já que ele serve como apoio para outros diagramas.
Eles define as estruturas das classes que são adotadas pelo software e mostra seus atributos e métodos.
Além disso, o diagrama de classes também mostra os tipos de relacionamento entre as classes do sistema, que podem ser de herança, composição, agregação ou associação.
O diagrama de sequência mostra como os objetos e classes do sistema interagem uns com os outros e também as mensagens que são trocadas nessas interações.
Além disso, o diagrama de sequência é interessante porque ele mostra a ordem em que as interações ocorrem, então ele funciona como um fluxo que mostra a sequência dos eventos do processo.
Então os objetos possuem uma linha vertical tracejada que representa uma linha do tempo, ou linha de vida, e os eventos vão sendo representados nela.
Existem vários tipos de setas que representam as interações e as mensagens que são trocadas entre os objetos.
O diagrama de componentes mostra o relacionamento entre os diferentes componentes de um sistema.
Os componentes são módulos de classes que representam sistemas ou subsistemas que são independentes e têm a capacidade de interagir com o restante do sistema. Os componentes se comunicam uns com os outros usando interfaces. E essas interfaces são ligadas através de conectores.
Então na prática o diagrama de componentes serve para agrupar classes com base em um objetivo em comum.
Esse tipo de diagrama é utilizado principalmente quando se trabalha com sistemas mais complexos ou com muitos componentes.
...