PIM - VI EM INFORMÁTICA
Por: arley-moa • 1/5/2018 • Trabalho acadêmico • 10.187 Palavras (41 Páginas) • 305 Visualizações
UNIP INTERATIVA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA
GRAVES PROBLEMAS EM UMA LOJA, ESTUDO DE CASO, ELABORAÇÃO DE PLANO DE AÇÃO E DE UM SOFTWARE PARA SANAR OS PROBLEMAS RELATADOS PELOS DONOS
Polo de Taguatinga, Polo de Espinosa, Polo Asa Norte
2016
UNIP INTERATIVA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA
GRAVES PROBLEMAS EM UMA LOJA, ESTUDO DE CASO, ELABORAÇÃO DE PLANO DE AÇÃO E DE UM SOFTWARE PARA SANAR OS PROBLEMAS RELATADOS PELOS DONOS
[pic 1]
Polo de Taguatinga[1], Polo de Espinosa [2], Polo Asa Norte[3]
2016
Resumo
O conceito de orientação a objetos surgiu com o intuito de minimizar os problemas encontrados até então na criação de softwares complexos, projetados por meio de decomposição funcional e sub-rotinas. [1]
Podemos identificar como um dos maiores problemas a não existência de encapsulamento lógico para operações e dados, o que leva a não existência da divisão de tarefas por responsabilidades. O que leva a construção de longos trechos de código, muitas vezes difíceis de compreender devido ao acúmulo de responsabilidade que lhe é atribuído. [1]
Por consequência, quanto mais complexo o software se torna, mais difícil se torna também a sua manutenção. Com isso aumentam os custos e o risco de confiabilidade do mesmo [1]
Simplicidade e facilidade de uso estão intimamente ligadas. Um projeto simples e elegante é de compreensão mais fácil para o usuário. Uma preocupação constante do projetista, portanto, deve ser a simplificação de seu projeto. Desta forma, um projeto de interface deve contemplar apenas o estritamente requerido. Tudo além do absolutamente essencial torna o projeto desnecessariamente mais complexo e mais difícil de ser usado. [2]
O excesso de funcionalidade é a tônica de muitos pacotes de software. Muitas dessas funcionalidades não são acessíveis ao usuário porque o software não é transparente (muitas facilidades estão ocultas e, por tal razão, ignoradas pela maioria dos usuários), é complexo (usuários se desorientam e não sabem direito como atingir os seus objetivos) e é desajeitado para usar (o desempenho dos usuários é prejudicado por procedimentos ineficientes, o que os deixa muito insatisfeitos). A operação de um software assim é ineficiente e requer um esforço duplo por parte dos usuários: executar as suas tarefas usuais e concentrar-se na operação do software. [2]
A simplificação de projetos é uma maneira para se desenvolver sistemas (ou aplicações) mais fáceis de entender, usar e aprender. A forma mais simples para alcançar tal intuito é aplicar heurísticas de simplificação ao longo de todo o processo de projeto. Sistemas mais simples costumam ser mais eficientes, efetivos e, geralmente, mais agradáveis para serem usados. Projetos mais simples aumentam o grau de satisfação e a produtividade do usuário. Além disto, sistemas com interfaces mais simples se tornam mais acessíveis a um público mais amplo [2]
Palavras Chaves: Orientação a objetos, Encapsulamento, Interface, Sistemas
Abstract
The concept of object orientation came up with the intention of minimizing the problems encountered so far in the creation of complex software, designed by functional decomposition and subroutines. [1]
We can identify as a major problem that there is no logical encapsulation for operations and data, which leads to non-existence of tasks by dividing responsibilities. What makes the construction of long stretches of code, often difficult to understand due to the accumulation of responsibility assigned to it. [1]
Consequently, the more complex the software becomes, the harder it also makes your maintenance. With this increase the cost and risk of the same reliability [1]
Simplicity and ease of use are closely linked. A simple and elegant design is easier to understand for the user. A constant concern of the designer, so it should be the simplification of its design. Thus, an interface design should only deal strictly required. Everything beyond the absolutely essential unnecessarily makes the project more complex and more difficult to use. [2]
Excess functionality is the keynote of many software packages. Many of these features are not accessible to the user because the software is not transparent (many facilities are hidden and, for this reason, ignored by most users), is complex (users to disorient and not really knoww to achieve their goals) and is clumsy to use (user performance is hampered by inefficient procedures, which makes them very unhappy). The operating software so is inefficient and requires a dual effort by users: perform their usual tasks and focus on the operation of the software. [2]
The simplification project is a way to develop systems (or applications) easier to understand, use and learn. The simplest way to achieve this aim is to apply heuristics to simplify throughout the design process. More simple systems tend to be more efficient, effective and generally more pleasant to use. simpler projects increase the degree of satisfaction and user productivity. In addition, systems with simpler interfaces become more accessible to a wider audience [2]
Key Words: Object Orientation, Encapsulation, Interface, Systems
Sumário
Introdução 6
1. Gestão de Pessoas e Projetos: 7
2. Modelagem e UML: 10
3. Programação Orientada a Objetos: 12
4. Casos de Uso 15
4.1. Os diagramas de caso de uso são relevantes? 15
5. Relacionamento entre Casos de Uso 16
5.1. Include 16
5.2. Extend 17
5.3. Generalization 17
5.4. Exemplificando 17
5.5. Explicando o Include 18
5.6. Explicando o Extend 18
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