PLANO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Por: alana_15 • 15/6/2015 • Trabalho acadêmico • 717 Palavras (3 Páginas) • 164 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina:Teoria Geral de Sistemas
NOME | |
RA |
Atividade Colaborativa
Anhanguera Educacional
2013
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina:Teoria Geral de Sistemas
Atividade Colaborativa
Trabalho desenvolvido na disciplina Teoria Geral de Sistemas apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor.
Anhanguera Educacional
2013
PLANO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Introdução
Nos dias de hoje, cada vez mais tornam-se frequentes os ataques de engenharia social, até mesmo aos usuários comuns. Normalmente os atacantes se aproveitam da inexperiência ou distração dos usuários de Internet para aplicar golpes, roubar informações pessoais ou até mesmo expor a privacidade dos outros.
Para manter a nossa casa mais segura e garantirmos nossa privacidade, além de podermos usufruir da Internet, sem oferecer riscos à nós mesmos e aos nossos familiares, iremos seguir o seguinte Plano de Segurança:
Obs.: O plano de segurança da casa foi pensado com a hipótese de que os usuários possuem computadores com Windows e celulares com Windows phone ou Android.
A proposta do seu plano de segurança e de seus respectivos procedimentos
A palavra de ordem da família, no que diz respeito ao uso da Internet, computadores e celulares, será BOM SENSO.
Nesse espírito seguem procedimentos e informações importantes:
- O sinal de Wi-Fi da casa terá senha criptografada e poderá ser acessado mediante a senha colada no modem. Esta senha não deverá ser passada para vizinhos e colegas, a não ser que seja extremamente necessário;
Quando estiver acessando a internet pelo celular, evitar usar Wi-fi´s abertos, preferindo o uso do 3G; - Todos os computadores da casa devem ter um programa de antivírus instalado. A própria Microsoft oferece: http://windows.microsoft.com/pt-br/windows/security-essentials-download. Fazer uma verificação completa pelo menos uma vez por semana.
Através do painel de controle do Windows manter o firewall conectado; - Faça downloads das atualizações do Windows, sempre que necessário. (Através do Windows Update);
- Para e-mails e redes sociais, faça senhas elaboradas, ou seja, que seja difícil de ser adivinhada. Evite data de aniversário, nome, idade ou números sequenciais (1,2,3...);
- Mantenha o Internet Explorer ou Google Chrome (ou o navegador que esteja usando) sempre atualizado. Limpe o histórico e os cookies com frequência;
- Antes de instalar um programa no computador, ou abrir arquivos baixados, verifique se ele é confiável e está “limpo” através do antivírus. O mesmo procedimento deve ser realizado para arquivos que passarão/serão acessados pelo computados através de pen-drives. Lembre-se de realizar esse procedimento antes de abrir e/ou executar o arquivo/programa pela primeira vez;
- Nas páginas de internet não clique em banners que oferecem prêmios, regimes milagrosos ou coisas do gênero;
- Com os e-mails, bastante cuidado:
- Não abra e-mails com boletos eletrônicos ou cobrança de compras que não foram feitas ou que você desconhece;
- Ao receber e-mails do banco preste atenção para ver se é verdadeiro. Se desconfiar de algo, exclua o email;
- Mesmo se o remetente for de um contato conhecido, se o conteúdo for estranho ou não condiz com a pessoa, exclua o e-mail. Em caso drástico, bloqueie o contato; - Realize compras pela internet apenas em sites conhecidos e seguros. Muitas vezes é bom fazer uma pesquisa prévia sobre o site para ver a opinião de outros usuários. Caso desconfie do site, deixe-o de lado e acesse outro.
- Ao usar o cartão de crédito ou passar dados bancários, veja se na página acessada o endereço começa com “https” e se um “cadeado” aparece ao lado do endereço do site. Nunca realizar operações bancárias ou passar dados pessoais importantes em Lan-houses, utilizando Wi-fi de sinal aberto ou em qualquer computador compartilhado por muitas pessoas.
- Não compartilhe, ou torne público, principalmente nas redes sociais, e-mail, número de telefone, número de identidade e/ou endereço da casa.
Conclusão
Parecem coisas pequenas e banais, porém muitas vezes a internet dá uma falsa sensação de privacidade, prejudicando grandemente aos que se descuidam e acabam expostos.
Seguindo os passos acima garantiremos um acesso mais seguro à Internet para toda família.
Referências Bibliográficas
LAUDON, Jane P. ; LAUDON, Kenneth. Sistemas de Informação Gerenciais. 5ª Ed. São Paulo: Pearson, 2004.
___, Cartilha de Segurança para Internet. Disponível em: http://cartilha.cert.br/.Acesso em 11 nov. 2013
...