PROJETO IT GOVERNANCE
Por: Stéfano Martins • 21/11/2022 • Projeto de pesquisa • 2.108 Palavras (9 Páginas) • 112 Visualizações
Projeto IT Governance: Empresa Wprado
Willians Souza da Silva – RA: 229882015
Stefano Antonio Martins – RA: 204372021
Professor: Lucio Luzetti
RESUMO
Este é o nosso projeto para a disciplina Governança em T.I. onde está sendo desenvolvido a logo prazo um projeto integrador com a empresa Wprado, com o objetivo de oferecer consultoria para melhoria da empresa.
INTRODUÇÃO
A empresa Wprado é do ramo de contabilidade e a sua necessidade e que atualmente não tem gestão da tecnologia da informação
A partir desse momento acompanharemos através do projeto como foi realizado o projeto de governança dessa empresa, bem como todos os procedimentos e decisões que foram tomadas para que o objetivo fosse alcançado.
Anualmente são investidos trilhões de dólares em projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) em todo o mundo, com investimentos em quantias tão elevadas, é necessário ter mecanismos para controle e verificação para assegurar que os recursos estão sendo aplicados de maneira eficaz e eficiente. Além de mecanismos para otimização dos níveis de risco a Governança de TI (GTI) fornece aos executivos a liderança de estruturas organizacionais e processos que garantem alinhamento aos objetivos e estratégias da organização. A GTI se relaciona diretamente com a Governança Corporativa (GC), motivo pelo qual se tornou um assunto predominante na alta gestão das empresas, através de processos que trazem estas garantias e permitem que as organizações atinjam seus objetivos. Diversos modelos foram desenvolvidos e constantemente passam por revisões para apoiar os executivos na melhoria de processos, na mensuração de valores, de ativos tangíveis e intangíveis da organização, dentro deste contexto da GTI, percebida como principal mecanismo de alinhamento das estratégias de TI às organizacionais, que permitem ao setor de TI trabalhar gerando valor para o negócio.
OBJETIVOS
Objetivo deste projeto integrador é apresentar uma proposta técnica que seja financeiramente viável de acordo com a bugdet disponibilizada pela empresa WPRADO, sabemos que a implantação de uma estrutura de boas práticas é muito complexo em termos de tempo e investimento, por este motivo apresentaremos alguns modelos de controles como a criação de um plano de melhoria nos processos de manutenção, infraestrutura, físico, sistemas de informação, arquitetura, prestação de serviços e plano de continuidade de negócios da empresa mencionada.
Objetivos específicos
Desenvolver uma governança de T.I prática e eficaz que contribua com o crescimento da empresa WPrado no geral, reformulando processos, sistemas e criando novas ações e normas que serão necessárias para a continuidade do negócio. Após realizar a análise de riscos será possível identificar diversos itens que precisam ser melhorados e até mesmos criados, como uma política de normas internas e uma política de segurança da informação.
Exemplo de objetivo específico
- Redução dos Custos
- Automação dos Processos
- Segurança da informação
- Flexibilidade de Atuação
- Soluções estratégicas
METODOLOGIA
A pesquisa realizada neste estudo empregou o método de caso numa instituição brasileira. Na primeira fase do estudo, para compreender o processo de adoção e evolução da WPRADO, fizemos levantamentos e entrevistamos gerentes e os principais artefatos gerados nas fases de iniciação e planejamento que foram adequadamente registrados na ferramenta de gestão de projetos. Na segunda fase do estudo, entrevistamos funcionários responsáveis por importantes projetos de TI na organização. O objetivo das entrevistas foi investigar as principais barreiras ao uso da tecnologia com questionário eletrônico. Por fim, a análise dos dados foi realizada utilizando as respostas foram comparadas previamente identificadas na revisão, classificadas e depois discutidas com o escritório de projetos para elaboração de um plano de ação.
DESENVOLVIMENTO
Para melhor funcionamento da empresa como um todo será necessário
investimentos em novas máquinas, equipamentos, softwares, suporte técnico e aplicando a política de T.I. onde todos os colaboradores tenha ciência da governança.
Custos com equipamentos, softwares e suporte técnico.
[pic 1][pic 2]
Será criado um documento de política de segurança da informação da empresa, que deve conter os conceitos de segurança da informação, uma estrutura para estabelecer os objetivos e as formas de controle, o comprometimento da direção com a política, entre tantos outros fatores. Focar na educação dos funcionários informando sobre a importância de os dados seguirem sempre dentro do SIGE da empresa. Será criado Termo de responsabilidade e confidencialidade em anexo.
APLICAÇÃO
Aplicáveis a todos os sistemas, processos e atividades que utilizem recursos de Acesso à Internet, Utilização de Senhas de Acesso a Rede, Armazenamento de Arquivos e Utilização dos Servidores de E-mails do Grupo WPrado, tendo como premissa básica para o seu cumprimento, o comprometimento de todos os colaboradores que tenham acesso a tais recursos.
POLÍTICAS
Acesso à Internet
∙ O Grupo WPrado reserva-se no direito de restringir o acesso a sites ou páginas web que sejam de Conteúdo Ilícito ou Impróprio, Conteúdo Não Profissional ou representem riscos aos recursos tecnológicos disponíveis.
∙ Não é permitido fazer download de softwares da Internet sem autorização do departamento TI, o qual é a área responsável pela gestão de toda infraestrutura de tecnologia da informação do Grupo Wprado.
∙ Não é permitida a utilização de softwares de acesso à Internet que tenham o objetivo de transpassar ou criar meios alternativos ao Servidor Proxy Corporativo de Acesso à Internet. Salvo se houver autorização do TI para tal utilização.
...