Portfólio de Usabilidade
Por: Lendro • 3/4/2016 • Trabalho acadêmico • 580 Palavras (3 Páginas) • 362 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
[pic 2]
Entrevistas
Em minha concepção esse é basicamente o teste principal ou um dos principais itens dos teste de usabilidade, pois sem ele não existiria basicamente nenhum tipo de base ou entendimento completo para o início da projeção de qualquer sistema ou coisa. Com as entrevistas você descobre o que as pessoas querem, por quais problemas passam e como gostariam que seu sistema se comportasse para melhor atendê-los, em outras palavras podemos chamá-las de análise de requisitos, quanto mais completa ela for, melhor será o entendimento do desenvolvedor e melhor será o desenvolvimento do sistema.
Após o estabelecimento da ideia geral podemos gerar um protótipo para aprovação do cliente, e durante a avaliação deste, o “entrevistador” ficará o tempo todo buscando nos comentários dos envolvidos possíveis problemas e alternativas para o aperfeiçoamento do sistema mesmo que este seja aprovado logo de imediato.
Pensando Alto (Think Aloud)
O protocolo verbal think aloud, ou pensar em voz alta, é um método no qual o sujeito é requisitado a falar em voz alta durante a solução de um problema ou execução de uma tarefa. Consiste em um relatório oral e dessa forma o indivíduo verbaliza seus pensamentos sem descrever ou explicar o que está fazendo, ele simplesmente verbaliza as informações que presta atenção ao se mover por uma interface.
Esse protocolo se torna muito útil para o acolhimento de informações especificas sobre determinado sistema e também no momento em que os desenvolvedores buscam entender o modo como os usuários visualizam, lidam e operam seus sistemas, para que dessa forma eles possam encontrar os padrões positivos e negativos e respectivamente melhorá-los e corrigi-los afim de torna-los ideais para os usuários.
Card Shoting
Consiste em uma serie de técnicas voltadas para o entendimento de como as pessoas classificam e categorizam as coisas.
No card shorting a ideia principal é encontrar padrões na forma como as pessoas esperam que algo seja exibido ou alocado em algum lugar ou produto (site, software, etc.), buscando na maneira e conceito particular de cada indivíduo analisado, encontrar a melhor maneira de se organizar seu produto, para que esse se torne simples de utilizar (intuitivo) e o mais eficiente possível aos olhos dos clientes.
Grupos de Foco
É um método que tecnicamente não se trata de um teste de usabilidade, mas é muito utilizado por grandes empresas, os grupos de foco consistem em reunir um grupo de pessoas com o propósito de discutirem sobre um assunto pré-determinado referente a um produto em questão e um mediador afim de colher informações diversas e acompanha-las até que todos os participantes do grupo entrem em um acordo ou algo próximo, e assim o mediador pode elaborar uma forma de como o tema/assunto pré-determinado irá se comportar ou ser. Se tornou uma bela forma de avaliar e entender as opiniões de outras pessoas e poder extrair delas novos caminhos e métodos para um objetivo.
...