Resumo Linguagens de Programação
Por: Hanna Santos • 11/11/2022 • Trabalho acadêmico • 380 Palavras (2 Páginas) • 100 Visualizações
Resumo Prova 1
Razões para estudar linguagens de programação:
- Capacidade aumentada para expressar ideias
- Embasamento para escolher linguagens adequadas
- Habilidade aumentada para aprender novas linguagens
- Melhor entendimento da importância da implementação
- Melhor uso de linguagens já conhecidas
- Avanço geral da computação
Areas de aplicação de computadores e suas linguagens:
Aplicações cientificas : Primeira linguagem para aplicação cientifica foi a fortran
Aplicações empresariais : Primeira linguagem para aplicação empresarial foi cobol
Inteligencia artificial : A primeira linguaguem usada foi LISP Programação de sistemas
Software para web
Criterios de avaliação de linguaguens
Critérios de avaliação de linguagens e as caracteristicas que os afetam:
- Legibilidade : Simplicidade ,Ortogonalidade ,Tipos de dados,Projeto de Sintaxe
- Facilidade de escrita : Simplicidade ,Ortogonalidade ,Tipos de dados,Projeto de Sintaxe , Suporte para abstração, expressividade
- Confiabilidade : Simplicidade ,Ortogonalidade ,Tipos de dados,Projeto de Sintaxe , Suporte para abstração, expressividade,Verificação de tipo,
Tratamento de exceções, Apelidos restritos
Legibilidade
Facilidade com a qual os programas são lidos e entendidos,Por exemplo, se um programa que descreve uma computação é escrito emuma linguagem que não foi projetada para tal uso, ele pode não ser natural e desnecessariamente complexo, tornando complicada sua leitura (quando em geral seria algo simples).
Simplicidade Geral
Afeta diretamente sua legibilidade, quando a linguaguem é extensa por exemplo programadores tendem a ignorar uma parte para focar em outras. Outro fator que pode ser complicador é a multiplicidade de recursos , tipo diferentes meios que fazer a mesma coisa.
como : i += 1 , i = i+1 , i++
Multiplos operadores também pode gerar problemas, como o operador + pode tanto somar inteiros com flutuantes ou concatenar strings. Mas ocasionaria erros ao somar vetores.
A simplicidade extrema também ocasiona problemas de legibilidade como a linguaguem assembly, devido a falta de sentenças de controle mais complexas gera um codigo mais extenso.
Ortogonalidade
Ortogonalidade em uma linguagem de programação significa que um conjunto relativamente pequeno de construções primitivas pode ser combinado a um número relativamente pequeno de formas para construir as estruturas de controle e de dados da linguagem. Uma falta de ortogonalidade leva a exceções às regras de linguagem. Por exemplo, deve ser possível, em uma linguagem de programação que possibilita o uso de ponteiros, definir que um aponte para qualquer tipo específico definido na linguagem. Entretanto, se não for permitido aos ponteiros apontar para vetores, muitas estruturas de dados potencialmente úteis definidas pelos usuários não poderiam ser definidas.
...