Rotero de Estudo PEII
Por: marmojezz • 19/6/2015 • Relatório de pesquisa • 900 Palavras (4 Páginas) • 182 Visualizações
Programação Estruturada II
Ponteiros (pag. 47)
O que é Ponteiro?
Um ponteiro (= apontador = pointer) é um tipo especial de variável que armazena endereços de memória.
Quando usar Ponteiro?
Devo utilizar quando for necessário trocar o valor da variável da função que a chamou. (Por Marcos)
Devo utilizar quando for necessário trocar o valor de uma variável dentro de uma função, porém, esta variável foi criada na função que à chamou (Pessoal essa aqui é uma definição que tenho para melhor entender o ponteiro, qualquer dúvida aqui sempre utilizem a definição acima).
Exemplo de Ponteiros:
Abaixo estão dois exemplos de utilização de ponteiro. Um em uma mesma função e outro como parâmetro de uma função.
Exemplo 1 – Alterando variável do main dentro de outra função
#include #include /* Função soma() recebe ponteiros para a e b da função main*/ int altera(int* p, int* q){ *p = 3; *q = 15; int temp = *p + *q; return temp; } /* Utilização */ int main(){ int a = 0; int b = 0; altera(&a,&b); int soma = a + b; /* Passa endereço de a e b ao invés do valor dos mesmos.*/ printf("a=%d,b=%d,soma=%d\n", a, b, soma); system("pause"); return 0; } |
Exemplo 1 – Dentro de uma mesma função
/* Declarando*/ Int a = 5; Int b = 13; Int c; Int *p; /* p é um ponteiro para um inteiro. Int *q; /* q é um ponteiro para um inteiro. /* Utilização */ p = &a; /* valor de p é o endereço de da variável a. q = &b; /* valor de q é o endereço de da variável b. c = p* + q*; /* c é a soma dos valores apontados por q e p. printf(“%d”, c); /* Imprime valor da soma (18). |
Arquivos de Dados (pag. 67)
Como trabalhar?
O processo de trabalhar com arquivos em C consiste em três etapas:
- Abrir o arquivo;
- Ler e/ou gravar informações desejadas no arquivo;
- Fechar o arquivo;
Bibliotecas que são utilizadas?
Duas bibliotecas são utilizadas para manipular arquivos de dados. A stdio.h e a conio.h. A primeira é necessária para criar variáveis do tipo FILE e a segunda contém as funções de manipulação necessárias. (Descritas abaixo).
Funções para manipulação de arquivos
Função | Ação |
fopen() | Abre um arquivo |
fclose() | Fecha um arquivo |
putc() / fputc() | Escreve um caractere em um arquivo |
getc() / fgetc() | Lê um caractere de um arquivo |
fseek() | Posiciona em um registro de um arquivo |
fprintf() | Impressão formatada em um arquivo |
fscanf() | Efetua leitura formatada em um arquivo |
feof() | Verifica o final de um arquivo |
fwrite() | Escreve um bloco de dados |
fread() | Lê um bloco de dados |
Modos de acesso arquivos:
Modo | Significado |
“r” | Abre um arquivo texto para leitura. O arquivo deve existir antes de ser aberto. |
“w” | Abrir um arquivo texto para gravação. Se o arquivo não existir, ele será criado. Se já existir, o conteúdo anterior será destruído. |
“a” | Abrir um arquivo texto para grava??o. Os dados serão adicionados no fim do arquivo ("append"), se ele já existir, ou um novo arquivo será criado, no caso de arquivo não existente anteriormente. |
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