Serviço Social Europa e nos Estados Unidos
Por: Larissa Ribeiro • 12/3/2021 • Projeto de pesquisa • 397 Palavras (2 Páginas) • 164 Visualizações
Introdução
O texto explicita o cenário econômico e social na Europa e nos Estados Unidos, tratando A Grande Depressão, e o fortalecimento do capitalismo. No contexto social, a situação estava mais complicada, o desemprego e a pobreza só aumentavam. Com receio de desordem social, a classe dominante procura novas formas de lidar com a Questão Social.
Como se é realizada a prática de assistência e caridade
Neste contexto histórico, de pós guerra o trabalho destinado pela classe dominante aos assistentes sociais era da realização de uma prática assistencial bastante distanciada das relações sociais e associada à concepção de caridade.
Esse conceito de assistência existe desde a antiguidade há referências da prática da assistência no antigo Egito, na Grécia, na Itália, na Índia e em outros lugares do mundo. A ajuda, nessa fase histórica, consistia na esmola esporádica, na visita domiciliar, na concessão de gêneros alimentícios, roupas, calçados, enfim, bem materiais indispensáveis para amenizar o sofrimento das pessoas. Entre os judeus, essa prática em especial a da visita domiciliar eram destinando principalmente as viúvas, órfãos, idosos e enfermos.
Qual o papel da Sociedade de Organização da Caridade?
Em 1880 o Estado Burguês passou a receber de suas instituições de saúde, o Assistente Social, um membro colaborador. Com isso Sociedade de Organização da Caridade tornou-se uma das maiores instituições de assistência social nos séculos XIX e XX é esta levantava a bandeira da organização científica da assistência. A tarefa assumida pela Sociedade de Organização da Caridade era racionalizar a assistência. A assistência tinha como função econômica, social ideológica e de controle. A econômica expandia-se pelo capital, a social ideológica tentava reprimir a organização dos trabalhadores para evitar conflitos e a de controle para controlar a pobreza.
Quem foi Santo Tomas de Aquino e o que ele defendeu?
O grande organizador da Doutrina Cristã, que colocou a caridade como um dos pilares da fé, foi Santo Tomás de Aquino.
Quem foi São Vicente de Paula e o que ele defendeu?
No século XVII São Vicente de Paula na França tenta restabelecer as bases cristãs da assistência (ajuda/caridade). Suas ideias atraíram muitos seguidores. E estas foram mais aceitas no cenário da Revolução Francesa.
Como era realizada a visita domiciliar e qual sua finalidade?
A visita domiciliar era a prática mais frequente, situando-se como um instrumento que permitia atingir um duplo objetivo. Conhecer as condições de moradia e de saúde da classe trabalhadora e de socializar o modo capitalista de pensar.
...