A Aula Experimental De Solubilidade
Por: ctramos • 8/8/2023 • Trabalho acadêmico • 375 Palavras (2 Páginas) • 67 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
DISCIPLINA: Probabilidade e Estatística
TAREFA_ Aula 1
ALUNO(A):
- Em uma sala de aula com 30 alunos, há apenas 4 alunos que nunca foram reprovados. Selecionando aleatoriamente dois estudantes desta sala, qual a probabilidade de que: (3 pontos).
a) Ambos nunca tenham sido reprovados.
b) Ambos já tenham sofrido reprovação
- Uma caixa contém 20 peças, das quais 4 possuem algum defeito. Selecionam se duas peças, uma após a outra, sem repor a primeira. Qual a probabilidade de que nenhuma seja defeituosa?(3 pontos).
- Descreva o espaço amostral em um lançamento de 2 dados.(2 pontos).
- Em uma empresa com 100 funcionários, dos quais 40 são mulheres. Qual probabilidade de ser sorteado um homem? (2 pontos).
Objetivo
Construir a curva de solubilidade mútua para dois líquidos parcialmente miscíveis e determinar a temperatura crítica de solução.
Materiais e Reagentes
- Fenol.
∙ Água destilada
∙ Erlenmeyer.
∙ Pipeta
∙ Béquer
∙ Bico de bunsen
∙ Termômetro.
Resultados e discussões
Na preparação inicial do experimento foi separado todo material e preparada as quantidades necessárias para a execução do mesmo.
Primeiramente mediu-se as quantidades de fenol 10,0g; 5,0g e 2.5g na balança com o auxílio de erlenmeyers distintos, em seguida aqueceu-se a manda aquecedora para que fosse colocado conforme ordem os erlenmeyers com o termômetro.
Na execução I (fenol 10,0076g), adicionou-se 4 mL de água destilada ao erlenmeyer, foi aquecido o frasco até que a mistura tornar-se límpida e anotou-se a temperatura, após o esfriamento agitou-se continuamente até surgir a segunda fase líquida e anotou-se a temperatura. Em seguida adicionou-se 1 mL de água destilada agitou-se novamente e observou-se.
Procedeu-se na execução II (fenol 5,0131g) da mesma forma, com os respectivos volumes de água destilada em cada sequência.
Na execução III (fenol 2,5301g) o mesmo procedimento foi executado, mas observou-se que ao adicionar na sequência de 7 mL de água destilada, na temperatura inicial, uma turbidez e não a cor límpida que se esperava como nas demais sequencias, já na temperatura final a mesma não atingiu a segunda fase, ficando apenas turvo.
Resultados
Durante a prática, verificou-se que a mistura de fenol e água é parcialmente miscível a temperatura ambiente. No entanto, ao aumentar a temperatura, observou-se que a miscibilidade aumentava gradualmente. A temperatura crítica superior experimental para a mistura de fenol e água foi de 66,5°C, acima da qual os líquidos se tornaram completamente miscíveis.
...