A DETERMINAÇÃO DE VITAMINA C EM SUCO
Por: Carlos Aragão • 30/8/2017 • Relatório de pesquisa • 1.778 Palavras (8 Páginas) • 1.529 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS NATURAIS
HABILITAÇÃO EM QUÍMICA
DETERMINAÇÃO DE VITAMINA C EM SUCO
BELÉM | PARÁ
2017
Carlos Aragão
Dionelle Paraense
Elizabete dos Santos
Raquel Cardoso
Wilson Rotsen
DETERMINAÇÃO DE VITAMINA C EM SUCO
Relatório apresentado como requisito para avaliação parcial na disciplina ‘o estado de equilíbrio químico e a cinética das reações’ do curso de Licenciatura em Química da Universidade do Estado do Pará – UEPA.
Professor Orientador: Prof. Dr. Davi Oliveira.
BELÉM | PARÁ
2017
RESUMO: No relatório será apresentado procedimentos experimentais para determinação, análise e discussão sobre o ácido ascórbico (vitamina C) presente em sucos industrializados da marca MID, sabor baunilha com limão. O procedimento experimental para alcançar o objetivo utilizou a técnica de titulação para comparar os valores obtidos com o teor fornecido pela empresa, sendo o método de dosagem em solução o melhor para determinação da vitamina C. Logo, através dos experimentos realizados, vários itens teóricos no aprendizado da química, foram observados, como padronização e titulação. Adquirindo assim, um treino para análise qualitativa química, buscando os indícios que ilustram as reações envolvidas e fixando a observação prática com os vários conceitos químicos existentes. Sendo os resultados da experimentação importantes para o aperfeiçoamento da literatura.
INTRODUÇÃO
A vitamina C ou ácido ascórbico, C6H8O6, é uma substância essencial para o corpo humano, pelos diversos benefícios que esta vitamina proporciona, como o desenvolvimento de tecido conjuntivo, ter função antioxidante, além de ajudar na resistência do corpo a infecções (SILVA. et al 2010). Quando a alimentação humana é deficiente em vitamina C, pode ocorrer a síntese defeituosa do tecido colagenoso e o desenvolvimento da doença conhecida como escorbuto, tendo como sintomas gengivas inchadas e com sangramento, dentes abalados e suscetíveis a quedas e sangramentos subcutâneos. (SNYDER apud FIORUCCI; SOARES; CAVALHEIRO, 2002)
O ácido ascórbico tornou-se amplamente conhecido desde que Linus Pauling, iniciou a campanha em favor de grandes dosagens diárias de vitamina C para reduzir o número e a severidade dos resfriados e para tratar doenças como o câncer (SILVA; SANTOS, 2014)
Atualmente a população utiliza demasiadamente produtos industrializados, devido sua praticidade e preço mais acessível. Suco industrializado (pó), por exemplo, não contém a mesma quantidade de ácido ascórbico do que a fruta de origem. Neste contexto, observa-se um aumento no consumo de bebidas não alcoólicas, principalmente sucos e néctares, e sendo o Brasil o terceiro maior produtor de frutas, as indústrias beneficiam-se para investir em um mercado crescentemente em expansão: o de sucos prontos para beber (CARDOSO et. al 2015)
Visto que a vitamina c é essencial para o bem-estar do corpo humano e a sociedade ingere grande quantidade de sucos em pó. Utiliza-se em larga escala as titulações redox com iodo para determinar teor de ácido ascórbico. Tendo em vista a grande importância do consumo da vitamina C no dia-a-dia do ser humano, vê-se essencial o seu estudo e identificação nos produtos naturais e principalmente industrializados a fim de demonstrar e comprovar qualitativamente e quantitativamente a sua presença (SKOOG et al 2006).
OBJETIVO
Determinar o teor de ácido ascórbico no suco industrializado (MID-SABOR BAUNILHA COM LIMÃO) por meio da técnica de titulação, comparando o valor obtido com o teor apresentado pela empresa.
MATERIAIS
Soluções:
- KIO3 0,01M;
- IO3-
- HCl;
- Amido;
- Ácido Ascórbico;
Solventes:
- Água destilada.
Vidraria e acessórios:
- Copo de plástico
- Balão de fundo chato de 1000 ml;
- Bureta de 25 ml;
- Erlenmeyer de 250 ml;
- Béquer de 50 ml
- Béquer de 600 ml;
- Proveta de 100 ml;
- Pipeta Pasteur;
- Suporte universal;
- Garra metálica;
- Amostra de suco artificial (MID - Sabor baunilha com Limão);
- Etiquetas;
- Pisseta;
- Papel toalha.
- Balança Analítica
- Espátula
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Para a padronização de AA, em uma balança analítica pesou-se 0.074 g de ácido ascórbico, e depois pesou-se aproximadamente 1 g de iodeto de potássio, por fim, foram transportadas para um erlenmeyer. A seguinte etapa foi adicionar 50 ml de água, 1 ml de HCl (ácido clorídrico) e 1.0 ml de amido na solução que contém iodeto de potássio e AA. Posteriormente, colocou-se o erlenmeyer sob a bureta (que continha iodato) e papel toalha sob a vidraria para facilitar a visualização na mudança de cor. Em seguida, abriu-se lentamente a torneira da bureta, e agitando constantemente o erlenmeyer até aparecer uma coloração azul anil, esse procedimento foi realizado em triplicata, obtendo os valores presentes na tabela 1.
A análise do teor de ácido ascórbico no suco MID- sabor baunilha com limão foi dividida em duas etapas. A primeira etapa utilizou-se o suco em pó, onde pesou-se 5g do produto em uma balança analítica, e em seguida pesou-se 1g de iodeto de potássio, e por fim, foram transferidas para um erlenmeyer, logo depois, colocou-se na solução de AA e iodeto, 50 ml de água destilada, 1 ml de ácido clorídrico e 1 ml de amido, posteriormente, posicionou-se a vidraria sob a bureta (que continha iodato) e papel toalha sob o erlenmeyer, depois abriu-se lentamente a torneira da bureta e agitou-se a solução até indicar uma coloração azul anil, esse método foi realizado em triplicata, apresentando os resultados na tabela 2.
...