A Destilação Vinho
Por: Haaland Junyor • 3/5/2021 • Relatório de pesquisa • 282 Palavras (2 Páginas) • 311 Visualizações
1- Porque a temperatura do destilado aumenta continuamente?
À medida que o líquido a ser destilado é aquecido, os vapores que se formam serão mais ricos no componente da mistura que ferva à temperatura mais baixa. A temperatura continuará a aumentar até se aproximar o ponto de ebulição do composto de menor ponto de ebulição seguinte.
2- Preencha a tabela abaixo com os resultados obtidos na determinação da densidade e do teor alcoólico. Porque a densidade do destilado é menor que a do vinho?
destilado: densidade 0,961 g/mL, teor alcoólico 29%.
vinho: teor alcoólico 12,7%, densidade 0,984 g/mL.
Porque no vinho há mais solutos e também há etanol.
3- Porque ocorre a separação de fases (aquosa/álcool) pela adição de sal? Qual o valor do teor alcoólico obtido para mistura?
Porque aumenta a força iônica e assim diminui a solubilidade do etanol na agua.
O teor obtido por esse método foi 13,5%.
4- O que significa uma mistura azeotrópica?
Mistura que se comporta como pura em relação a ebulição.
5- Porque não conseguimos separar eficientemente água e etanol através do processo de destilação.
Porque é uma mistura azeotrópica.
6- Podemos obter o álcool 100% puro? Caso afirmativo, indique uma maneira
Sim, Desidratação: Com o álcool hidratado preparado, basta retirar o restante de água contido nele para se fazer o álcool anidro. Essa é a etapa da desidratação, no qual podem ser utilizadas diversas técnicas. Um delas é a desidratação, em que um solvente colocado ao álcool hidratado mistura-se apenas com a água, com os dois sendo evaporados juntos. Outros sistemas, chamados peneiração molecular e pervaporação, utilizam tipos especiais de peneiras que retêm apenas as moléculas da água. Após ser desidratado, surge o álcool anidro, com graduação alcoólica em cerca de 100%, utilizado misturado à gasolina como combustível.
...