A Importância do Livro Didático
Por: Sheevas • 20/5/2018 • Trabalho acadêmico • 553 Palavras (3 Páginas) • 321 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
Artigo de Opinião:
QUÍMICA – IMPORTÂNCIA DO LIVRO DIDÁTICO
Apesar de a tecnologia andar a passos largos, tanto dentro quanto fora da sala de aula, ainda assim o livro didático não deixou de ser uma ferramenta essencial – tudo depende da escolha correta - para o processo ensino/aprendizagem principalmente no que diz respeito a matéria de química. Embora hoje em dia, há professores que preferem optar pela tecnologia ao invés do livro didático, estes na maioria das vezes consideram o livro didático uma ferramenta de ensino em desuso, pode até ser que ele realmente não seja tão sedutor quanto às publicações destinadas à infância (livros de histórias em quadrinhos), mas sua influência é inevitável, sendo encontrado em todas as etapas da escolarização de um indivíduo: é cartilha quando alfabetização e manual para o conhecimento das ciências ou da profissionalização adulta na universidade. Podemos ter acesso a livros de boa qualidade e que atendem aos Parâmetros Curriculares da disciplina de Química, e com tantas opções de escolha, quais critérios poderiam ser levados em consideração para se fazer uma boa escolha? É o que veremos no desenvolver deste artigo![pic 4][pic 5]
O livro didático quando escolhido de forma incoerente, ao invés de ser uma ferramenta de ensino, pode ser um empecilho no ensino/aprendizagem, limitando tanto aluno quanto professor a pensar, consequentemente isto se torna um fator aliado para a educação tecnicista e uma tremenda barreira para o ensino e aprendizagem de senso crítico.
Não se pode negar que a tecnologia tem se feito presente nas salas de aulas como por exemplo; o Datashow, que tem facilitado à compreensão dos tema propostos pelos professores, porém não se pode dispensar o uso do livro didático como material de ensino, e cabe ao professor à tarefa de não permitir que esta importante ferramenta se torne obsoleta.
A metodologia deve ser desenvolvida de forma estimulante, capaz de despertar o interesse de aprendizagem do aluno, é interessante escolher livros que tragam, em cada capítulo, atividades práticas para que possa haver uma assimilação de teoria e prática por parte do aluno, e consequentemente uma melhor compreensão do conteúdo, principalmente em se tratando da matéria de química. É muito importante que tais livros que associam teoria e prática, tratem da integridade física do aluno, neste caso, ele deve conter as medidas e normas de segurança para procedimentos práticos dentro ou fora de um laboratório.
O ensino de química deve ser feito de forma globalizada, e de maneira interdisciplinar, ou seja, por meio de literaturas contextualizadas e de olho nas tendências mundiais na área de educação de ciências.
A má escolha do livro didático pode levar o aluno à aprendizagem instantânea, ou seja, somente para o momento, a famosa “decoreba”, privando o de pensar, impedindo aplicação do conhecimento a novas situações, se tornando meros atores passivos na aprendizagem.
O livro pode sim, ser a melhor ferramenta didática quando bem escolhido, como já dito antes; um bom livro faz toda a diferença, afinal quem acumula conhecimento detém o poder, e isso se faz com boas escolhas.
...