TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resolução da Prova de Química Geral

Por:   •  19/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  5.002 Palavras (21 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

Resolução da Prova de Química Geral- G1

  1. Conhecendo os elementos A12, B29, C55, D9, E16, F53, faça a distribuição eletrônica, forneça período e grupo e responda:

  1. Sabendo que AD2 e BE possuem baixa solubilidade em água, qual deles deve possuir menor ponto de fusão.

R: Como os dois possuem baixa solubilidade em água podemos prever que suas redes são fortes. O composto BE deve possuir menor ponto de fusão porque o composto AD2 possui uma rede muito mais forte devido ao tamanho dos íons. No AD2 os íons são bem menores e muito carregados, logo é necessária mais energia para quebrar essa rede.  Já no composto BE seus íons são pequenos, mas pouco carregados devido a diferença de eletronegatividade dos ânions D e F.

b) Qual elemento deve possuir composto hidroxilado mais anfótero e menos solúvel em água: B ou A?

R: O elemento B possui composto hidroxilado mais anfótero devido a sua posição na tabela. Os metais de transição é onde se encontram os elementos anfóteros devido ao efeito de penetração e blindagem. O elemento A se encontra na família dos metais alcalinos terrosos e não apresentam anfoterismo apresentando somente nox fixo.

c) Quais elementos devem apresentar, respectivamente, maior poder oxidante e maior poder redutor?

    R:

  • Maior poder oxidante: D55, E16, F53.  Esses elementos apresentam maior poder oxidante porque estão mais perto do G.N.P então é mais provável ganhar elétron do que perder.
  • Maior poder redutor: A12, C55. Esses elementos apresentam maior poder redutor por estar mais próximo do G.N.A e querem perder elétrons.

2) Responda e justifique:

a) Qual composto apresenta menor ponto de fusão: Clorato de potássio ou    glicose?

R: A glicose possui menor ponto de fusão por ser um composto molecular e compostos moleculares apresentam pontos de fusão e ebulição baixos. No caso do clorato de potássio, apesar de ser uma rede fraca composta de um cátion pequeno e um ânion grande ele é um composto iônico e compostos iônicos apresentam ponto de fusão e ebulição maiores do que nos compostos moleculares.

3) Um estudante de Química recebe a tarefa de dissolver quatro compostos químicos. Para isso foram disponibilizados três solventes diferentes.

    Conhecendo os compostos químicos e os solventes disponibilizados, informe quais combinações escolheria para que o estudante obtivesse maior sucesso na tarefa.

Soluto

Solvente

Solvente Polar

Solvente Apolar

Composto Iônico

Composto molecular

Composto Covalente

MgCl2

H2O

H2O

Hexano

MgCl2

I2

SiO2

I2

Hexano

Butanol

Butanol

Sacarose

Sacarose

Butanol

SiO2

  • SiO2- Não dissolve em praticamente em nenhum solvente sob condições ordinárias de temperatura.
  • O melhor solvente para o MgCl2 que possui uma rede forte é um muito polar, logo o mais polar é a água (H2O).
  • O melhor solvente para o Iodo seria o Butanol, pois a rede do Iodo é polar e apolar.
  • O melhor solvente para a sacarose é a água, pois é bastante polar e como a água faz ligações de hidrogênio a atração é bastante efetiva.

4) conhecendo os elementos A87, B39, C35, faça a distribuição eletrônica, forneça período e grupo e responda:

a) Qual elemento possui composto hidroxilado mais ácido?

R: O elemento C possui composto hidroxilado mais ácido por está situado nos ametais e os ametais tendem a formar ácidos. Também devido ao fato de a hidroxila está mais presa ao elemento.

b) qual elemento é mais reativo para perder elétron?

R: O elemento A é mais reativo para perder elétron por estar mais próximo do G.N.A e possui um tamanho muito grande, logo é fácil de retirar esse elétron. Também devido a baixa carga nuclear efetiva.

d) Qual elemento possui maior eletroafinidade: A ou C?

O elemento C possui maior eletroafinidade. Por ser menor e mais eletronegativo o elemento C tem maior capacidade de atrair elétrons e capturá-los originando um íon de carga negativa liberando muito mais energia que o elemento A.

5) Qual a explicação para Perclorato de Magnésio (MgClO4) ser solúvel tanto em água quanto em etanol, embora seja bem iônico; para Perclorato de Césio (CsClO4) ser pouco solúvel tanto em água quanto em etanol, embora também seja bem iônico?

R: Tanto Perclorato de Magnésio quanto Perclorato de Césio são iônicos e de redes fracas. O MgClO4  possui cátion pequeno e ânion grande. O CsClO4 possui cátion grande e ânion grande. A diferença está na hidratação dos íons (cátion principalmente). O Perclorato de magnésio possui cátion menor e mais hidratável (maior c/r).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)   pdf (573 Kb)   docx (275.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com