Concreto Armado
Artigos Científicos: Concreto Armado. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Vitor.Diniz • 28/11/2013 • 306 Palavras (2 Páginas) • 976 Visualizações
Concreto Armado
- Material resultante da união do concreto simples com aço de baixo teor de carbono, tratando-se assim de um material de construção composto. Em um elemento estrutural qualquer cabe ao concreto a função principal de absorver as tensões de compressão e ao aço atribui-se a tarefa de absorver as tensões de tração e auxiliar o concreto a absorver as tensões de compressão, quando necessário.
-A viabilidade como elemento estrutural se deve a três razoes básicas: o trabalho conjunto entre o aço e o concreto, assegurado pela aderência entre os dois materiais; a proteção que o concreto fornece ao aço aos ataques do meio ambiente, garantindo a durabilidade da estrutura; a semelhança dos coeficientes de dilatação (concreto=10-5/°C, aço=1,2x10-5°C).
-O sistema construtivo do concreto armado foi introduzido no Brasil na primeira década do século XX. De início, como um produto patenteado, aplicado somente em tarefas especiais, como pontes e viadutos. Graças às mudanças políticas, econômicas e sociais e ao consequente processo de industrialização e urbanização pós 1930, cresce o uso do concreto armado, especialmente, no setor de edificações da construção civil. Em meados do século XX, o concreto já hegemônico em todo o país, determinando não somente a maior parte da atividade construtiva, mas também a pesquisa no campo da construção e o ensino de arquitetura e engenharia.
-Vantagens: o concreto fresco é facilmente moldável, adaptando-se a qualquer tipo de forma; apresenta boa durabilidade e resistência a intempéries; o concreto executado é pouco permeável, podendo se utilizado em obras hidráulicas; boa resistência ao fogo, choques, efeitos atmosféricos e ao desgaste mecânico, fácil manutenção e conservação.
-Desvantagens: peso próprio elevado (da ordem de 25 KN/m3); transmissões de sons e calor, exigindo cuidados em casos especiais; facilidade de fissuração aparente, sem prejuízo estrutural, mas comprometendo a estética ou conduzir a um estado limite de utilização; dificuldade de reformas e adaptações.
Fonte: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/FAEC-84KQ4X/2000000140.pdf?sequence=1
http://www.nepae.feis.unesp.br/Apostilas/Introducao%20ao%20estudo%20do%20concreto.pdf
...