Amadurecimento das frutas
Por: Natacha Lima • 20/5/2017 • Relatório de pesquisa • 495 Palavras (2 Páginas) • 1.005 Visualizações
Centro Estadual de Educação Profissional Manoel Moreira Pena
Curso Técnico em Química
Natacha Lima de Oliveira
Relatório Simples Hidrocarbonetos
Tema
Hidrocarbonetos.
Objetivo
Observar a ação do Eteno sobre o amadurecimento de frutas.
Justificativa
O Eteno é uma das substâncias orgânicas mais importante para as indústrias químicas sendo obtido do petróleo como subproduto do craqueamento e outros processos petroquímicos. O Eteno ocorre em uma pequena quantidade na natureza, sendo liberado por certas plantas e atuando como hormônio vegetal responsável entre outras coisas pelo amadurecimento de frutos.
Fruticultores se aproveitam dessa propriedade forçando a maturação do fruto submetendo-os a um ambiente contendo o gás.
Materiais
- 2 potes transparentes com tampa
- 2 frutos verdes e uma banana madura
Metodologia
- No primeiro pote devidamente higienizado colocou-se uma banana madura, juntamente com alguns frutos verde;
- Fechou-se o pote com uma tampa;
- No segundo pote colocou-se alguns frutos verde, da mesma espécie que foi adicionado no primeiro pote;
- Feito isto fechou-se o segundo pote com uma tampa.
- Reservou-se ambos por alguns dias.
- Observou-se então os resultados.
Resultados e discussões
Observou-se como resultados, o primeiro pote no qual havia sido adicionado a banana e o outro fruto, o fruto amadureceu bem mais rápido (anexo 1) comparado ao fruto presente no segundo pote (anexo 2). Isto se deve pelo gás eteno liberado pela banana, causando uma aceleração no amadurecimento do fruto.
O Eteno (C2H4) também conhecido como Etileno, funciona como um hormônio, e age por meio de três reações que acontecem durante o processo de maturação de frutas:
A oxidação de lipídios: Essa reação é responsável pelo rompimento nas fibras do fruto, tornando-o macio;
A quebra das ligações de amido: durante a quebra das ligações do amido presente em sua composição, ocorre a doçura das frutas maduras.
A quebra das moléculas de clorofila: O eteno quebra as moléculas de clorofila presente na casca do fruto, ocorrendo a cor verde. Após esta reação, a coloração do fruto fica avermelhada ou amarelada, isto depende do mesmo.
Outro ponto importante a se ressaltar é a temperatura em que os frutos estão presentes, sendo que em temperatura mais elevada, o eteno reage mais rapidamente, e consequentemente as frutas amadurecem mais rápido.
E quando uma fruta podre ou bem madura entra em contato com outra, ela libera o eteno, o que provoca o aceleramento do processo de maturação da outra.
Conclusão
Concluiu-se que as experiências realizadas foram bem sucedidas e podemos observar a ação do gás etheno no amadurecimento das frutas de forma clara e bem visível.
Bibliografia
Canal do Educador, Eteno e o amadurecimento das frutas. Disponivél em: <http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/eteno-amadurecimento-frutas.htm> acesso em 06 de maio de 2017
...