Analise quimica
Por: Bruno Martins • 10/12/2015 • Artigo • 455 Palavras (2 Páginas) • 392 Visualizações
CAPÍTULO I
INTRODUÇÃO À QUÍMICA ANALÍTICA
I.1 – DIVISÕES DA QUÍMICA
A Química é a ciência que tem como objeto de estudo a matéria, sua composição, estrutura, propriedades físicas e reatividade. Apesar de existirem diferentes maneiras de se ordenar o conhecimento químico, tradicionalmente, dividimos por conveniência a Química em 5 (cinco) campos principais de estudo:
- Química Inorgânica
- Química Orgânica
- Química Analítica
- Físico-química
- Bioquímica
Esta divisão é apenas uma tentativa de racionalizar o estudo da química pela subdivisão em áreas de estudo, porém tal classificação torna-se rapidamente limitada e mostra-se arbitrária, sobretudo quando consideramos ramos da química, tais como a sonoquímica, nanoquímica, bioanalítica, etc. Contudo esta divisão além de ter uma base histórica é a forma mais simples de abordar didaticamente a Química.
Cada campo da Química possui uma abordagem diferente do conhecimento químico , porém, observa-se uma complementaridade entre estas abordagens. A aquisição de um sólido conhecimento em Química passa pela aquisição de competências em cada um dos campos citados. Por exemplo, a aquisição de conhecimentos em Química Analítica é bastante favorecida pelos conhecimentos já adquiridos em outros campos da Química. Podemos dizer, igualmente, que o aprendizado da Química Analítica acaba por aprofundar o conhecimento em outras áreas desta ciência.
Considerando este aspecto interdisciplinar e multidisciplinar da ciência química é que aconselhamos aos estudantes evitarem a dissociação do aprendizado, é necessário que o estudante crie mecanismos mentais de percepção das interações existentes entre os diversos campos da Química.
I.2 – QUÍMICA ANALÍTICA: Definição, divisão e campos de aplicação
Antes de adentramos no mundo da Química Analítica é necessário que saibamos o que é (e o que não é) a Química Analítica. Afinal, não vamos entrar em algo sem saber o que nos aguarda (não é verdade ?).
Pode parecer simples definir o que é Química Analítica, porém devido ao seu amplo e ativo campo de atuação qualquer definição que se queira completa pode ficar apenas na pretensão.
É muito comum escutarmos dizer que a Química Analítica é a área da Química responsável pela caracterização qualitativa e quantitativa da matéria. Tal definição é um equívoco, uma vez que praticamente todos os químicos realizam no seu dia-a-dia análises químicas visando a caracterização da matéria. Uma vez que a execução de tais análises são uma constante em todos os ramos da Química. Alguns químicos chegam a argumentar (baseados nesta falsa definição da Química Analítica) que a Química Analítica não é um ramo da Química, mas sim uma aplicação do conhecimento químico.
...