As Orientações De Projeto De Intervenção
Por: Álvaro Machado • 30/6/2023 • Projeto de pesquisa • 1.064 Palavras (5 Páginas) • 91 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI
PRÁTICA PROFISSIONAL
ELABORAÇÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL
CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI
PRÁTICA PEDAGÓGICA
PROFISSIONAL
2023
ORIENTAÇÕES DE PROJETO DE INTERVENÇÃO
(Deverá seguir a ordem e instruções abaixo)
1. TÍTULO
O tema é “o ábaco e os desafios matemáticos”
2. APRESENTAÇÃO
Neste projeto, retratei os principais resultados de um projeto de intervenção
para o ensino de matemática realizado com uma turma do 7ª ano do ensino integral da Escola Estadual Benedito Valadares, situada em São Gonçalo do Pará – MG.
A ideia do projeto foi fazer com que os alunos pudessem perceber que a matemática está presente no nosso dia a dia e pode ser divertido de se aprender.
“Educar é aproximar ilhas, é for mar continentes”. (Augusto Cury)
Assim, na ocasião do projeto, elaborei no primeiro momento, uma introdução com a história da matemática, enfatizando o ábaco e da sua importância para o desenvolvimento e aperfeiçoamento matemático. Assim: “[...] a matemática apareceu como um conjunto de regras práticas e isoladas que respondiam à necessidade da vida diária e cuja validade e aceitação fundamentavam-se no cumprimento de tarefas de ordem prática [...]” (CASCAVEL, 2005, p. 368). No segundo momento, foi distribuído para os alunos tablets educacionais com o ábaco de forma digital. Neste, pode ser registrado o interesse dos alunos pela ferramenta, um encontro da tecnologia com o ábaco.
O professor de educação O professor deve trabalhar a matemática de forma gradual para que a criança vivencie diversas experiências, conheça diferentes formatos e ganhe confiança por perceber a exatidão da matemática . Com base nos Referenciais Curriculares para a Educação Infantil (BRASIL, 1998, p. 65)
3. OBJETIVOS
O Objetivo geral
Apresentar para os alunos formas diferentes e divertidas de aprender matemática.
Os objetivos específicos
O desenvolvimento do projeto de intervenção, começou a ser planejado com
intuito de perceber na prática o ensino da Matemática com tecnologias que explore o ambiente além do quadro e giz.
4. METODOLOGIA
Para o início do projeto, foi feita a apresentação para uma turma de alunos de ensino integral, sem qualquer arranjo especial, o número de alunos participantes foram 10. Neste primeiro dia, foi realizada uma apresentação do projeto para os estudantes, foi iniciado com a pergunta: o que acham do componente curricular de matemática e quais os motivos para gostarem ou não?.
A maioria dos alunos afirmou não gostar deste componente, pois acham muito difícil interpretar e fazer cálculos. Outros, afirmaram que as aulas são sempre com atividades do quadro ou no livro didático.
Depois da roda de conversa, foi feita uma aula introdutória, com várias curiosidade e histórias da matemática. Para atrais os alunos, o ábaco foi disponibilizado como aplicativo em tablets, onde os alunos puderam explorar a ferramenta unindo a ferramenta antiga ao moderno tablet.
Após os alunos compreenderem o uso do ábaco, foram trabalhamos atividades com desafios matemáticos em duplas.
5. CRONOGRAMA
O cronograma detalha o tempo estimado, por etapa, para que a intervenção proposta seja concluída. Expressa a compatibilização das atividades propostas com o tempo previsto para a realização do projeto como um todo. Deve ser formulado na forma de quadro, com identificação das etapas e divisão de tempo por período, de acordo com a extensão do projeto, bem como os responsáveis pela realização de cada etapa/ação.
Exemplo:
O que fazer?
Quando Fazer? Datas:
Responsáveis:
Pesquisa e elaboração do projeto
02/05/23 a 02/06/23
Álvaro P. Machado
Organização
05/06/23 a 07/06/23
Álvaro P. Machado
Execução
12/06/23 a 16/06/23
Álvaro P. Machado
Resultados
26/06/23
Álvaro P. Machado
6. RECURSOS NECESSÁRIOS
Livros didáticos. Tablets educacionais fornecidos pela escola, Internet, palitos de madeira.
7. RESULTADOS ESPERADOS
Este projeto fez
...