DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ÁLCOOL NA GASOLINA
Por: daanieraspante • 19/8/2019 • Relatório de pesquisa • 996 Palavras (4 Páginas) • 203 Visualizações
1. Introdução
Filtração é um método utilizado para separar misturas heterogêneas sólido – líquido ou sólido – gasoso, ou seja, você utiliza um filtro para separar um material que é sólido de um material que é líquido ou gasoso. Há dois tipos de filtração, a filtração simples/filtração comum e a filtração a vácuo.
Para a filtração simples, feitas em laboratório, dobramos um papel de filtro redondo em formato de um cone, (dobrando o meio duas vezes e assim ficara dividido em 4 partes), e em caso de misturas quentes, usa-se ou papel pregueado, que possui várias dobras estilo um leque, quando a solução deve ser filtrada rapidamente, (pois o papel pregueado aumenta a área de superfície de filtração) filtrando mais rápido, ou também, para aumentar a capacidade do filtro. O papel de filtro é colocado em um funil de vidro, onde a parte sólida ficara retida no meio filtrante e o filtrado (fração líquida ou gasosa da mistura), passara pelo meio filtrante e será depositada em um béquer ou outro recipiente que suporte o volume filtrado.
Na filtração a vácuo, é aplicado, dentro do recipiente que coletará a solução filtrada, um vácuo de baixa pressão, fazendo com que haja sucção, e assim, filtrando muito mais rapidamente. Nesse procedimento, o papel de filtro não é dobrado, é utilizado em sua forma natural de circo, que é colocado dentro de um funil de Buchner, feito de porcelana e que é maior e mais pesado do que um funil de vidro. Esse funil é acoplado a um kitassato com uma borracha para impedir a entrada de ar dentro dele. Uma mangueira acoplada a uma bomba de vácuo que puxa o ar de dentro do kitassato, diminuindo pressão dentro dele, assim, quando se passa a mistura pelo sistema, a diferença de pressão leva à sucção da parte líquida e deixa o sólido no papel de filtro quase seco.
2. Objetivos
• Realizar a filtração simples de misturas heterogêneas sólido - líquido, utilizando filtros de papel com dobradura simples, pregueada e, filtração a vácuo, verificando as suas características.
3. Parte experimental
3.1 Materiais, equipamentos
Argola com mufa
Alonga de borracha
Bagueta
Béquer de 100 e 250 mL
Funil analítico
Funil de Buchner
Garra com mufa
Mangueira de borracha
Papel de filtro qualitativo
Pêra de segurança
Pipeta graduada 10 mL
Pisseta
Kitassato
Suporte Universal
Mistura para filtração a vácuo
3.2 Reagentes
Leite fluido
Mistura para filtração a vácuo
Solução de Sulfato de Zinco
Sol. de Ferrocianeto de Potássio
Sol.de Sulfato de Cobre II
Sol. de hidróxido de Sódio
Água destilada
3.3 Procedimento
3.3.1 Filtração simples com papel de dobradura simples
A. Adicionou-se 5 mL de sol. de sulfato de cobre II em Béquer de 100 mL.
B. Adicionou-se 5 mL de sol. de hidróxido de sódio.
C. Montou-se a aparelhagem para a filtração simples usando papel de filtro com dobradura simples (modo que foi dobrado em ANEXO I, pág. 8) e um béquer de 250 mL que serviu de frasco coletor para receber o filtrado.
D. Agitou-se a solução e filtrou-se a mistura com auxílio de uma bagueta (de acordo com o ANEXO II, PÁG. 6). Não permitindo que o volume de líquido a ser filtrado chegasse até a borda do papel de filtro.
E. Utilizou-se uma bagueta e água destilada para remover, ao máximo, o precipitado que ficou aderido às paredes do Béquer.
F. Lavou-se o precipitado 2 vezes com água destilada, mas somente quando quando toda a fase líquida já tinha sido escoada.
3.2.2 Filtração simples com papel pregueado (ou dobradura múltipla) – Precipitação das proteínas e gorduras do leite
A. Colocou-se 10 mL de leite pasteurizado em um béquer de 250 mL.
B. Acrescentou-se
...