Destilação Por arraste a vapor
Por: gustavomooreira • 23/5/2018 • Relatório de pesquisa • 300 Palavras (2 Páginas) • 347 Visualizações
[pic 1]
LABORATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA
– Destilação por arraste de vapor
- RESULTADOS E DISCUSSÕES
Usando a técnica de destilação por arraste a vapor, que fundamenta-se na separação de um mistura, em que a soma das pressões de vapor dos compontes da mistura, resultam na pressão do ambiente, como mostra a equação.
(x)[pic 2]
Com essa técnica é possivel a realização da extração de um componente com ponto de ebulição relativamente alto em uma temperatura inferior a de ebulição.
A solução resultante da separação, neste caso a fase orgânica da mistura, apresentava 115,129 g. Ao fim da evaporação do solvente, obteve-se uma massa de 0,345 g, o que equivale a 0,307 % da massa inicial colocada no evaporador. Como não houve pesagem do sistema com as cascas antes da destilação, não foi possível calcular o real rendimento da extração. Este erro experimental resulta em uma avaliação errônea dos dados obtidos, porém não interfere no entendimento da prática, uma vez que o estudo do extrato obtido pôde ser realizado ser maiores dificuldades.
O extrato obtido apresentou uma cor alaranjada e um cheiro característico de laranja, o aroma característico deve-se a presença de um carbono quiral assimétrico que apresenta isomeria óptica. Portanto, existem dois isômeros ópticos: o R-limoneno e o S-limoneno; um gera o cheiro característico da laranja e o outro do limão. A Figura X abaixo representa esta isomeria.
[pic 3]
Figura X – Representações dos isômeros ópticos do limoneno
Fonte: http://www.scielo.br
...