Destilação simples e fracionada
Por: Lara Lima • 29/8/2017 • Relatório de pesquisa • 3.887 Palavras (16 Páginas) • 401 Visualizações
UNIVERSIDADE TIRADENTES
CURSO DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO
DESTILAÇÃO SIMPLES E FRACIONADA
LARA BIANCA LIMA DOS SANTOS
LEYLA ARAÚJO SANTOS
LUANA MYKAELY MENEZES GUIMARÃES
MARCIA WEIGLA BENTO DE ASSIS
MARIA IZABEL MOREIRA PASSOS
MYLLENA MARIA DA SILVA PASSOS
ARACAJU - SE
2017
LARA BIANCA LIMA DOS SANTOS
LEYLA ARAÚJO SANTOS
LUANA MYKAELY MENEZES GUIMARÃES
MARCIA WEIGLA BENTO DE ASSIS
MARIA IZABEL MOREIRA PASSOS
MYLLENA MARIA DA SILVA PASSOS
DESTILAÇÃO SIMPLES E FRACIONADA
Pesquisa Bibliográfica e relatório da prática realizada em Agosto de 2017, da disciplina Refino de Petróleo, turma E01, ministrada pelo Prof. Nelson Antônio Sá Santos, na unidade I do 2º semestre de 2017.
ARACAJU - SE
2017
RESUMO
No processo de destilação fracionada existe uma coluna que cria várias regiões de equilíbrio líquido-vapor. Para pratica se fez necessário utiliza um balão de fundo redondo, uma coluna de Vigreux, um condensador e um receptor. A mistura foi colocada no balão de destilação, foi aquecida por meio de uma manta elétrica, surge então um vapor quente que sobe pela coluna, mas vai se resfriando ao longo dela e acaba por condensar-se. Inicialmente, a substância mais volátil irá se vaporizar, separando-se da mistura. Esse vapor formado é então resfriado, para voltar a ser líquido e poder ser recolhido. Então, pode-se afirmar que a substância mais volátil é a que se destila primeiro. Parte desse líquido rouba o calor do vapor ascendente e torna a vaporizar-se. Este ciclo de vaporização e condensação ocorre repetidas vezes ao longo de todo o comprimento da coluna.
Palavra-chave: Evaporação. Destilação. Ebulição. Fracionamento
ABSRACT
In the fractional distillation column there is a process that creates multiple regions of liquid-vapor equilibrium. To practice it was necessary to use a round bottom flask a Vigreux column, a condenser and a receiver. The mixture was placed in the distillation flask was heated by an electric blanket, then there arises a hot steam rising through the column but goes up along it cools and eventually condense. Initially, the most volatile substance will be vaporized, separated from the mixture. This formed vapor is then cooled to return to liquid and can be collected. So it can be said that the most volatile substance is that distills first. Part of this liquid steals heat from the rising steam and makes vaporize. This vaporization and condensation cycle is repeated throughout the length of the column.
Keyword: Evaporation. Distillation. Boiling. Fractionation.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. OBJETIVOS 5
2.1 OBJETIVO GERAL 5
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5
3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 5
3.1 DESTILAÇÃO SIMPLES OU DIFERENCIAL 6
3.2 DESTILAÇÃO FRACIONADA 7
3.3 REFINARIA 9
3.4 ETER DE PETRÓLEO 10
4. METODOLOGIA 10
4.1 MATERIAIS 10
4.1.1 Vidrarias 10
4.1.2 Equipamento 11
4.1.3 Reagentes 11
4.1.4 Utensílios 11
4.2 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 11
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 15
1. INTRODUÇÃO
O petróleo é uma das fontes de energias mais eficientes que existem. Com ele é possível ser produzidos diversos combustíveis e uma gama imensa de compostos que estão presentes em nosso dia-a-dia, mas para que sejam fabricados esses compostos são necessários extrair as frações de interesse do petróleo.
Para separar os componentes do petróleo é necessário mais de um processo de separação. Os primeiros procedimentos adotados pela indústria de petróleo é a destilação, na qual proporciona a separação levando em consideração as diferentes propriedades das substâncias misturadas no petróleo.
Segundo Brasil (2011), a destilação é o processo básico de separação do petróleo. Consiste na vaporização e posterior condensação devido à ação de temperatura e pressão sobre os componentes do óleo cru (petróleo), baseado na diferença de seus pontos de ebulição.
Extremamente versátil, ela é usada em larga escala no refino. A destilação pode ser feita em várias etapas, e em diferentes níveis de pressões, conforme o objetivo que se deseje. Assim, podemos ter a destilação atmosférica e a destilação a vácuo, quando se trata de uma unidade de destilação de petróleo bruto. A figura 1 mostra uma torre de destilação atmosférica e outra de destilação à vácuo de uma refinaria.
[pic 1]
Figura 1 – Unidade de destilação de petróleo (PETROBRAS).
A unidade de destilação de petróleo existe, independente de qual seja o esquema de refino existente. É o principal processo, a partir do qual os demais são alimentados. De forma geral, tem como produtos principais o gás combustível, o GLP, a nafta/gasolina, o querosene, o diesel, o gasóleo e o resíduo a vácuo.
A destilação fracionada é o método utilizado para separar misturas homogêneas, do tipo líquido-líquido. Exemplo de mistura deste tipo é o petróleo, ou uma simples mistura de água e álcool. Na destilação fracionada os líquidos são separados através de seus pontos de ebulição, desde que eles não sejam muito próximos. Durante o aquecimento da mistura, é separado, primeiramente o líquido de menor ponto de ebulição, depois o líquido de ponto de ebulição intermediário e sucessivamente até o líquido de ponto de ebulição maior.
...