RELATÓRIO DE ORGÂNICA - DESTILAÇÃO SIMPLES E FRACIONADA
Por: lorranyvivone • 28/11/2017 • Relatório de pesquisa • 1.759 Palavras (8 Páginas) • 2.354 Visualizações
[pic 1]
DESTILAÇÃO SIMPLES E FRACIONADA
Nomes: Lorrany de Oliveira
Ayrton Senna Silva
Profª: Lívia Tenório
DUQUE DE CAXIAS/ RJ
NOVEMBRO/2017
1. INTRODUÇÃO
1.1. Destilação Simples e Fracionada:
A destilação é um método físico utilizado para separar os componentes de misturas homogêneas, e para isso utilizam como princípio fundamental o ponto de ebulição das substâncias presentes na mistura. As misturas de líquido + líquido, ou líquido + gás são mais difíceis de separar do que uma mistura de líquido + sólido, porque as temperaturas de ebulição de dois líquidos são mais próximas do que as temperaturas de ebulição de um líquido e um sólido. Dessa forma, foram desenvolvidos dois diferentes métodos de destilação, a destilação simples e a destilação fracionada. No momento da destilação é necessário observar e anotar a temperatura do sistema de tempo em tempo, isso é necessário para saber em qual momento o vapor está sendo formado em sua temperatura de ebulição.
1.2. Destilação Simples:
A destilação simples é um método utilizado para separa misturas homogêneas de líquido + sólido, onde apenas o componente líquido sofre mudança de estado físico, mas também pode ser utilizado para separar misturas homogêneas entre dois ou mais líquidos com temperaturas de ebulição bastante distantes, aonde a substância mais volátil irá se vaporizar, separando-se da mistura, esse vapor formado é então resfriado, para voltar a ser líquido e poder ser recolhido, sendo assim a substância mais volátil é a que se destila primeiro.
Os equipamentos necessários para realizar uma destilação simples:
- Chapa de aquecimento ou Bico de bunsen - Realiza o aquecimento da mistura;
- Balão de destilação- Possui uma saída superior e outra lateral que recebe a mistura homogênea;
- Termômetro - Utilizado para acompanhar a temperatura de aquecimento;
- Condensador- Realiza a condensação do componente de menor ponto de ebulição da mistura;
- Unha- Utilizado para passar a substâncias do condensador para o erlenmeyer;
- Suporte universal com garra- Utilizado para firmar o balão de destilação e o erlenmeyer;
- Erlenmeyer- Utilizado para recolher o material condensado no condensador.
[pic 2]
Figura 1
De acordo com a imagem, a solução é colocada em um balão de destilação, feito de vidro com fundo redondo e plano, que é aquecido pela chapa aquecedora. A boca do balão é tampada com uma rolha, junto com um termômetro. O balão possui uma saída lateral, inclinada para baixo, na sua parte superior. Nessa saída é acoplado o condensador. O condensador é formado por um duto interno, onde em volta desse duto passa água fria corrente. Esse duto desemboca em um erlenmeyer.
O processo ocorre da seguinte maneira, a mistura será aquecida pela chapa de aquecedora até entrar em ebulição. Os vapores formados no balão de destilação passarão pelo condensador reto, que terá água fria em movimento constante, condensando-se e escorrendo para o erlenmeyer. A parte sólida ou não volátil da mistura ficará no balão, pois a temperatura atingida não é suficiente para provocar a sua vaporização. É importante destacar que o processo de separação deve ser totalmente acompanhado, para identificar o momento certo de parar o aquecimento ou para resolver algum problema que possa ocorrer durante o processo.
1.3. Destilação Fracionada:
A chamada destilação fracionada é utilizada para separar misturas homogêneas de líquido + liquido, ou até mesmo líquido + gás. As substâncias, normalmente, apresentam pontos de ebulição bem diferentes, quanto mais próximo o ponto de ebulição das substâncias da mistura, maior será a coluna de fracionamento.
Os equipamentos utilizados em uma destilação fracionada são praticamente os mesmos de uma destilação simples, com o acréscimo de um equipamento chamado de coluna de fracionamento
- Coluna de fracionamento- Responsável por separar os vapores de diferentes substâncias.
[pic 3]
Figura 2
Para realizar destilação fracionada de uma mistura, pode-se utilizar uma montagem similar à exibida a seguir:
[pic 4]
Figura3
O aparato de destilação fracionada é constituído por um balão de vidro com fundo plano, que é aquecido pela chapa aquecedora. Nesse balão está a mistura homogênea. Na boca do balão está presa uma coluna de fracionamento, com bolinhas de vidro no seu fundo (geralmente). No topo da coluna de fracionamento está um termômetro, e na lateral, há uma saída para um condensador. O condensador é feito por um tubo interior, que será envolvido externamente por água fria. Ao final do condensador está um erlenmeyer.
O processo ocorre da seguinte maneira, no balão de vidro é colocada a mistura, ao ser aquecido, a substância de menor ponto de ebulição irá evaporar primeiro, e logo em seguida, a outra substância vai evaporar também, porém, ao encostar nas bolinhas da coluna de fracionamento, a segunda substância vai condensar, voltando para o balão, e a outra substância continuará subindo, até encontrar o condensador. Observando a variação de temperatura, pode-se perceber que a substância volátil já foi totalmente separada (é importante saber que enquanto uma substância estiver sendo separada, a temperatura identificada pelo termômetro será a mesma). Dessa forma, pode-se acompanhar a separação da segunda substância mais volátil da mistura, ou seja, a substância restante com menor temperatura de ebulição. Também acompanhando a variação de temperatura, podem-se afirmar quando a segunda substância foi totalmente separada. Caso a mistura possua outras substâncias que necessitam ser separado, o mesmo procedimento deverá ser adotado.
...