O Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas
Por: heisenberg94 • 9/5/2022 • Relatório de pesquisa • 1.152 Palavras (5 Páginas) • 113 Visualizações
[pic 1]
UESC - Universidade estadual de Santa Cruz
DCET - Departamento de Ciências exatas e tecnológicas
Matéria – Química Orgânica I
AULA 10: CROMATOGRAFIA
RESULTADOS E DISCUSSÕES
(01) Cromatografia em camada delgada (CCD)
Ao adicionar as três substâncias na fase estacionária e colocá-las dentro da cuba (onde continha uma pequena quantidade de etanol) logo em seguida, observou-se que a substância B foi a que apresentou um maior valor do Rf. Partindo pelos conhecimentos de polaridade, entende-se que esta substância apresenta um caráter mais polar, pois ela reagiu com maior intensidade com o etanol (eluente) do que com a fase estacionária (menor polaridade). O resultado ocorreu como devia ter acontecido segundo a literatura, em que dizem que as substâncias mais polares serão mais “arrastadas” pelos efluentes mais polares.
(02) Cromatografia em coluna
A princípio na bureta foi adicionada a mistura da sílica junto com o etanol. Observou-se que a sílica descia para o fundo da bureta devido à força da gravidade. Em seguida acrescentou-se a mistura de azul de metileno com alaranjado de metila. Como no meio estava o etanol, ocorreu a separação das substâncias, sendo possível observar pela coloração antes verde se transformar em coloração uma amarela e outra azul, evidenciando substâncias distintas assim como suas polaridades, devido a coloração amarela ser menos polar que o azul de metileno ,ele interage mais com o etanol por em sua estrutura apresentar íons positivos e negativos que atraem eletrostaticamente os polos positivos e negativos presente no etanol e portanto acabam apresentando ligações de íon dipolo e ligação de hidrogênio entre ambos ,isso que possibilita que o alaranjado de metila seja arrastado para fora da coluna pelo etanol .
Diferente do alaranjado de metila, o azul de metileno apresenta uma maior interação com a fase estacionaria que neste caso é a sílica gel e como consequência o etanol não ajuda na sua eluição, por isso é necessário ser adicionado o ácido acético, pois ele em fase aquosa se dissocia formando íons positivos e íons negativos os quais iram interagir com os cátions presentes no azul de metileno e com isso também formam ligações de hidrogênio e íon-dipolo possibilitando ser usado para eluir o azul de metileno. Contudo a interação do azul de metileno com a sílica gel é muito forte, precisa portanto de um alta concentração de ácido acético pra que a solução seja eluida mesmo que de forma mais lenta.
[pic 2] [pic 3]
Figura 01: Azul de metileno Figura 02: Alaranjado de metila
Acesso em: Google imagens Acesso em: Google imagens
[pic 4] [pic 5]
Figura 03: Etanol Figura 04: Ácido acético
Acesso em: Google imagens Acesso em: Google imagens
QUESTÕES DA ATIVIDADE
a) Em que se baseia a técnica de cromatografia?
Baseia-se na distribuição relativa dos componentes da mistura em duas fases, a estacionária e a móvel. A fase estacionária consiste na substância que absorve a mistura sob exame e a móvel é a substância com qual se faz “correr” a mistura.
b) Quais os tipos de cromatografia utilizada nesta prática? Quais as diferenças entre elas?
- Cromatografia em camada delgada (CCD), (planar);
- Cromatografia em coluna.
Camada delgada:
É uma técnica de adsorção líquida–sólido. Nesse caso, a separação se dá pela diferença de afinidade dos componentes de uma mistura pela fase estacionária.
...