O Estudo dos Metais
Por: Andréia Vasconcelos • 2/9/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 561 Palavras (3 Páginas) • 129 Visualizações
Atividade I – Com base na tabela de potencial de redução padrão a 25 0C muito comum nos livros de Química Geral; Físico-química e Química Analítica explique por que metais como, prata (Ag), platina (Pt); paládio (Pd) e ouro (Au) são quase sempre encontrados na forma de elementos nativos e os metais como cálcio (Ca), magnésio (Mg), bário (Ba) e alumínio (Al) são sempre encontrados na forma combinada como óxidos, carbonatos, fosfatos e sulfatos.
Tabela: Potencial de redução padrão à 25°C
Au+ + e ⇌ Auo 1.692
Pt2+ + 2e ⇌ Pto 1.18
Pd2+ + 2e ⇌ Pdo 0.951
Ag+ + e ⇌ Ago 0.7996
2H+ + 2e ⇌ H2 0.0000 REFERÊNCIA
Al3+ + 3e ⇌ Alo -1.662
Mg+ + e ⇌ Mgo -2.70
Ba2+ + 2e ⇌ Bao -2.912
Ca+ + e ⇌ Cao -3.80
O potencial de redução é a medida da tendência das espécies químicas em receber elétrons e, portanto, serem reduzidas. Cada espécie possui um potencial redox intrínseco em que quanto mais positivo for esse valor, maior será a tendência de a espécie receber elétrons e ser reduzida.
Usando os valores da tabela de potencial de redução padrão, observamos que os elementos nativos tendem a receber elétrons, pois possuem baixa reatividade em relação a referência (Hidrogênio). Isso permite com que estes metais ocorram na natureza no seu estado livre. Diferentemente acontece com os outros metais citados (Ca, Mg, Ba e Al) que tendem a doar seus elétrons e neste sentido necessitam que ocorram na natureza no estado combinado, na forma de compostos. Estes metais possui uma reatividade maior, ou seja, podem reagir, por exemplo, com a umidade, oxigênio, dióxido de carbono, que estão presentes no ar.
...