O Resumo de Artigos
Por: Ricardo Osório • 31/3/2021 • Abstract • 505 Palavras (3 Páginas) • 204 Visualizações
RESUMO 1
METODOLOGIA PARA AVALIAR VIDA ÚTIL DE FERRAMENTA DE
USINAGEM EM FORJADOS RESFRIADOS CONTROLADAMENTE
Este artigo apresenta uma metodologia envolvendo materias processados por resfriamento controlado. A competitividade entre empresas cresceu muito ao longo dos anos, logo, a busca por redução de custos para produção também.
Mesmo sendo possível obter microestruturas epecíficas diretamente do forjamento a quente ,garantia de microestrutura, dureza e congelamento dos parâmetros de processo o conjunto não garante desempenho de qualidade durante a usinagem, logo, tem a necessidade de conhecimento da característica para avaliação. Após testes de substituição do tratamento térmico por resfriamento controlado foram analisados as modificações da microestrutura dos materias heterogêneos, dureza e tamanho de grãos inflenciando na vida útil das ferramentas de usinagem. Após a observação dos valores reais da ferramenta de corte a partir de microestruturas diferentes e similares , foi possível obter dados para um futura investigação mais aprofundada e assim estar em constante aperfeiçoamento.
RESUMO 2
DETERMINAÇÃO DO FIM DE VIDA DA FERRAMENTA ATRAVÉS DO
MONITORAMENTO DA FORÇA DE USINAGEM EM TORNEAMENTO
Para evitar falhas inesperadas e causar grande estrago durante a usinagem de materias, este artigo busca encontrar e melhorar o tempo de vida das ferramentas utilizadas nesse processo. A metodologia iniciou-se pela análise de componentes ortogonais da força de usinagem em torneamento. Após a execução de testes como análises de falha e força de usinagem de torneamento em 4 gumes, os dados comparados mostram que o 4º gume apresenta comportamento aleatório , diferente dos demais, que apresentaram comportamento contínuo. Determinou-se que o VB de cada gume deveria ser 0,25mm para evitar fratura ou falha contínua da ferramenta por que as chances aumentam significamente ao atingir força passiva Fp >- 1,4 . Fp
ou ainda um valor de curtose K >- 0,20 ,ou um valor da relação
R2 >- 1,25 . R2.
RESUMO 3
FLUIDOS DE CORTE: UMA ABORDAGEM GERAL E NOVAS TENDÊNCIAS
Para melhorar a qualidade do produto final, reduzir custos de produção, impáctos ambientas e melhorar a segurança de trabalho dos operadores, este artigo procura reduzir ou eliminar os fluidos de corte durante processos de usinagem. os dados mostram que os fluidos ajudam na produção e aperfeiçoamento econômico. Entretando, não existe um fluido ideal logo é necessários aditivos para chegar ao ponto ideal. Os critérios para seleção de fluido de corte adequado foram : condições de usinagem, material da ferramenta, material da peça, operação de usinagem, máquina-ferramenta, produção, aspectos ecológicos, análise econômica e recomendações dos fabricantes. Sendo os principais critérios análise econômica e aspectos ecológicos,chegando a conclusão que o melhor metodo a ser utilizado é o MQF Quando não é possível eliminar o uso do fluido refrigerante, utiliza-o , quantidade mínima de fluido de corte . O método utiliza pequena quantidade óleo, é pulverizado na região de corte. As vazões comparadas com o método convencional são totalmente diferentes, 10 a 20 ml/h utilizada pelo MQF e 300 a 4000 ml/min no método convencional. Mesmo com esta grande conquista a otimização de ferramentas, o controle da vazão do fluido e o controle das partículas em suspensão ainda precisam de muita atenção.
...