Preparação de Uma Solução de HCl
Por: xaarleson • 2/9/2016 • Relatório de pesquisa • 901 Palavras (4 Páginas) • 492 Visualizações
[pic 1]
Química Analítica Quantitativa
Preparação de uma Solução de HCl e Padronização do Na2CO3
Professora: Vera Lucia Soares
Ribeirão Preto, Março de 2016
Objetivo
A aula de laboratório teve como objetivo a preparação e o uso de HCl (acido clorídrico) como titulante, para o conhecimento das concentrações das substancias a serem tituladas (Na2CO3) usando os indicadores de alaranjando de metila, fenolftaleína e acido clorídrico
Introdução
Na volumetria de neutralização podemos determinar a concentração de uma solução acida através de uma titulação com uma solução básica e vice versa.
A validade de um resultado analítico depende do conhecimento da quantidade de um dos reagentes usados. Por isso, quando trabalhamos com soluções, é fundamental determinar a sua concentração quando ela não está indicada. Para tal, utiliza-se a técnica da volumetria, também conhecida como titulação. Em uma titulação, incrementos de solução de reagente (titulante) são adicionados ao constituinte (titulado) até sua reação ficar completa. Da quantidade de titulante requerida calcula-se a quantidade de constituinte em análise que estará presente.
O ponto final aferido, que é indicado pela súbita mudança em uma propriedade física da solução, não é necessariamente o ponto de equivalência, resultado ideal teórico almejado em uma titulação (quantidade de titulante adicionado é a quantidade exata necessária para uma reação estequiométrica com o titulado). Por isso é inevitável o erro de titulação, que consiste na diferença entre o ponto final e o ponto de equivalência.
Matérias e Reagentes
- Béquer
- Balança
- Balão Volumétrico
- Bureta
- Pisseta
- Agitador
- Proveta
- Erlenmeyer
- Suporte Universal
- Água destilada
- HCl sólido
- Carbonato de sódio
- Laranja de metila
- Fenolftaleína
Procedimento
Inicialmente calculou-se o volume de soluto necessário para preparar uma solução de 100 ml de HCl com a concentração aproximada de 0,1M. Após os cálculos mediu-se o volume necessário de HCl com a pipeta graduada, transferiu-se o volume de HCl para o balão volumétrico, este, por questões de segurança devia conter uma pequena quantidade de água. A dissolução foi feita com constante homogeneização.
Para a padronização da solução de HCl utilizou-se como o padrão primário uma solução de carbonato de sódio. Logo em seguida foi preparado o procedimento para a titulação. A titulação foi realizada três vezes, para a primeira vez pesou-se um valor de carbonato de sódio e transferiu-se para um erlenmeyer, adicionou-se 50 mL de água destilada e 3 gotas de laranja de metila como indicador. Foi feita a titulação com o HCl até que o líquido mudasse sua cor.
Para a segunda vez, pesou-se um valor de carbonato de sódio e transferiu-se para um erlenmeyer, adicionou-se 50mL de água destilada e 3 gotas de fenolftaleína como indicador. Foi feita a titulação com o HCl até que o líquido mudasse sua cor.
Para a terceira vez, pesou-se um valor de carbonato de sódio e tranferiu-se para um erlenmeye, adicionou-se 50mL de água destilada. Finaliza-se a titulação e verifica-se o volume da solução de HCl que fora necessário para neutralizar a solução de carbonato de sódio, calcula-se a concentração real da solução de HCl a partir deste volume. Para evitar erros deve-se refazer a titulação e utilizar a média dos volumes observados no calculo da concentração.
Resultados
Para preparar uma solução de 0,1 molar de acido clorídrico foram utilizado os seguintes dados (obtidos no frasco da substancia) :
...