Principais Soluções Irrigadoras
Por: Luiz Gabriel • 15/3/2021 • Projeto de pesquisa • 580 Palavras (3 Páginas) • 191 Visualizações
As principais soluções irrigadoras utilizadas na endodontia são: hipoclorito de sódio com ação antibacteriana e solvente de matéria orgânica; a clorexidina com seu poder residual e bactericida; e o EDTA.
Hipoclorito de sódio:
Indicações: Dentre as principais indicações do hipoclorito de sódio está a capacidade de neutralizar parcialmente os produtos tóxicos, diminuindo a viabilidade de disseminação de bactérias na região apical; o poder bactericida, através da liberação de oxigênio e cloro. o pH alcalino, anulando a acidez e tornando o meio inapropriado para o crescimento bacteriano. a ação solvente do tecido pulpar; habilidade de desidratar e solubilizar substâncias protéicas, modificando-as em matérias facilmente extintas do sistema de canais radiculares e a ação detergente, agindo sobre os ácidos graxos, saponificando-os e colaborando, também, a ação dos instrumentos.
Contraindicações: O hipoclorito é um agente citotóxico e, quando em contato com tecidos vivos gera ulceração e hemólise, inibe a migração dos neutrófilos e provoca lesões a nível das células endoteliais e fibroblastos. A grande desvantagem do uso desse irrigante no tratamento dentário provém de sua toxicidade para os tecidos biológicos.A ingestão do hipoclorito pode causar corrosões nas membranas mucosas, perfuração gástrica ou esofágica e edema de laringe. Sua inalação também pode causar irritações, por isso o cuidado exigido em não ser injetado com muita pressão ou muito próximo ao forame apical evitando assim seu extravasamento para o periápice. Por estas razões, como prevenção de problemas, se faz imprescindível o uso do isolamento absoluto durante a terapia endodôntica.
O hipoclorito de sódio tem uma densidade relativa de 1,1 (solução aquosa a 5,5%). Como agente de branqueamento doméstico, normalmente contém 5% de hipoclorito de sódio (com um pH de cerca de 11)
Clorexidina:
Indicações: A clorexidina pode ser utilizada nas seguintes situações: Limpeza da pele do recém-nascido e do cordão umbilical para evitar infecções, lavagem vaginal materna em obstetrícia, desinfecção das mãos e preparo da pele para cirurgia ou procedimentos médicos invasivos, Limpeza e desinfecção de feridas e queimaduras, lavagem oral na doença periodontal e na desinfecção da boca para prevenir a pneumonia associada à ventilação mecânica, preparação de diluições para a limpeza de pele. É muito importante que a pessoa saiba que a diluição do produto deve ser adaptada para o fim a que se destina, devendo ser recomendado pelo médico.
Contraindicações: A clorexidina não deve ser usada em pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula e deve ser usado com cuidado na região periocular e dos ouvidos. Em caso de contato com os olhos ou ouvidos, deve-se lavar abundantemente com água. Além disso, também não deve ser usado por grávidas sem orientação médica.
A clorexidina tem sido empregada em várias especialidades odontológicas por ser um potente agente antimicrobiano. A clorexidina é uma substância química com ação antibacteriana contra bactérias Gram-positivas e Gram-negativas, sendo que vários estudos relatam sua eficácia contra o Streptococcus Mutans agente iniciador da carie dentária.
...