Projeto Sabão
Por: auromaia • 9/7/2018 • Projeto de pesquisa • 1.286 Palavras (6 Páginas) • 250 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO
DIRETORIA DE ENSINO MÉDIO E PROFISSIONAL
COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
SABÃO GLICERINADO A PARTIR DE REAPROVEITAMENTO DE ÓLEO VEGETAL E GORDURA ANIMAL: UM TEMA GERADOR DE RENDA E EMPREGO
ANA CAROLINA DA SILVA LIMA, MILENA DA SILVA CARMO, PAULA EMANUELE MOURA SOARES, TALITA DE OLIVEIRA SIEBRA, VALERIA DE SOUZA SOUZA, AMANDA DE SOUZA DAMASCENO, GABRIELA OLIVEIRA XAVIER, FELIPE SOUSA SANTOS, RUTH CARDOSO SOUZA, ALINE CYNARA LOPES PEREIRA
Santarém, Pará
Novembro, 2017
ANA CAROLINA DA SILVA LIMA, MILENA DA SILVA CARMO, PAULA EMANUELE MOURA SOARES, TALITA DE OLIVEIRA SIEBRA, VALERIA DE SOUZA SOUZA, AMANDA DE SOUZA DAMASCENO, GABRIELA OLIVEIRA XAVIER, FELIPE SOUSA SANTOS, RUTH CARDOSO SOUZA, ALINE CYNARA LOPES PEREIRA
SABÃO ECOLOGICAMENTE SUSTENTÁVEL PARA GERAÇÃO DE RENDA E EMPREGO
ORIENTADORA: PROF. MARIA ELCILANE PRADO DE AGUIAR
CO-ORIENTADOR: PROF. AUGUSTO RODRIGUES MAIA
[pic 3]
Santarém, Pará
Outubro, 2017
1- INTRODUÇÃO
Os problemas ambientais que surgem ao longo dos tempos estão intimamente ligados ao crescimento populacional e a demanda por recursos naturais. De acordo com Moran (2008), foi durante a pré-história, com a descoberta do fogo, que o homem interferiu no meio ambiente, com a fumaça que usava para aquecer seu abrigo.
A partir da Revolução industrial no século XVIII, houve um aumento do consumo, da geração de resíduos, e da poluição ambiental no mundo (Dias, 2004). Essas atitudes acumulam-se e modificam o espaço natural ao longo dos tempos, e faz-se necessário promover ações para auxiliar na reflexão, na ação, e no processo de Educação Ambiental-EA (OLÍVIO et al., 2010; BENINI e MARTIN, 2012).
O homem utiliza-se desses recursos ambientais para suprir suas necessidades diárias, porém não se preocupa com os danos causados ao ecossistema, como por exemplo, o óleo de cozinha que é descartado indevidamente no solo ou no ralo da pia, e deve ter outro destino, como a reutilização para a produção de sabão ecológico.
Problemática
Durante muito tempo, pensou-se em um planeta infinito, mas hoje sabe-se que o acúmulo de resíduos tem prejudicado e muito a resiliência dos recursos ambientais, entre os agravantes está o óleo de fritura despejado em locais inadequados. O solo e o aquífero subterrâneo são os principais afetados nesse processo de consumo e descarte pela populacional sem consciência. Sabendo desses fatores, faz-se necessário a reutilização do resíduo de óleo de fritura visando a economia local, a sustentabilidade e o bem-estar das famílias.
Justificativa
A produção do sabão a partir do óleo de cozinha pós-fritura é uma alternativa sustentável, econômica, proporciona o bem-estar social, ambiental e é de fácil manipulação. O ambiente escolar, é ideal para esse processo de conscientização e sensibilização das questões ambientais por atender um público infantil e adolescente que irão disseminar o conhecimento adquirido, fomentar valores e buscar alternativas de soluções. O sabão ecológico sustentável é um destino economicamente viável nesse contexto de descarte de resíduo.
2- OBJETIVOS
2.1- Objetivo geral
Produzir sabão glicerinado a partir de óleo vegetal usado e gordura animal, por ser uma das formas de aproveitar o óleo e a gordura animal de matadouros e açougues, evitando assim, a destinação inadequada de grandes quantidades desses resíduos para a rede de esgoto ou mesmo fontes hídricas e o solo.
2.2- Objetivos específicos
- Sensibilizar classe estudantil e a população em geral sobre a importância de reutilizar o óleo de fritura e gordura animal;
- Apresentar para às famílias uma alternativa de emprego e renda.
3- MATERIAIS E MÉTODOS
O presente projeto será desenvolvido no município de Santarém, Pará por alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente de 2017, turno vespertino da Escola Técnica de Ensino Técnico do Estado do Pará – EETEPA. Serão usados os seguintes materiais e reagentes: balde plástico de 18 L, medidor de líquidos de 1L, colher de madeira cabo longo, luvas, máscara, óculos de segurança e avental, liquidificador, panela de 6 litros ou mais, soda cáustica 99%, óleo de fritura, sebo, água, álcool, 1kg de açúcar e lauril (espumante).
Para o desenvolvimento deste projeto seguirão as seguintes fases:
1a Fase: Será definido os pontos para coleta de óleo de fritura;
2a Fase: Será realizado um levantamento bibliográfico o qual dará embasamento à pesquisa;
3a Fase: Produção do sabão glicerinado com óleo de fritura;
4a Fase: Análise dos resultados de forma qualitativa descritiva com relação ao método para a produção de sabão glicerinado com óleo de fritura.
5a Fase: conclusão
6a Fase: publicação
Materiais Utilizados
Ingredientes:
Esse sabão é com álcool.
- 1 litro e meio de água (sendo 1 L para diluir a solda cáustica (Hidróxido de sódio – NaOH e 1/2 L para diluir o açúcar);
- 1 Kg de açúcar;
- 500 g de soda cáustica;
- 1 L de óleo de cozinha purificado;
- 2L de álcool (etanol) de posto de combustível (sem aditivos);
- 2 Kg de sebo;
- Lauril (espumante) opcional.
Modo de Preparo:
Para a preparação do sabão glicerinado seguiu-se os seguintes passos abaixo:
1°) Preparar a lixívia (soda cáustica descansada). Coloque os 500 g de soda cáustica em meio 1L de água, dissolva-a até a homogeneidade e deixe descansar por 8 horas;
...