QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL I
Por: Wescley Souza • 21/10/2017 • Relatório de pesquisa • 698 Palavras (3 Páginas) • 336 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA - CCET
CURSO: QUÍMICA BACHARELADO
DISCIPLINA: QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL I
PROFESSORA ROSE JANE
RECRISTALIZAÇÃO
WESCLEY DE SOUZA ARAUJO
- Introdução
O método mais utilizado para purificação de sólidos orgânicos é a recristalização. Nesse método, um composto impuro é dissolvido em um solvente a quente, a medida que a solução é resfriada ocorre a formação dos cristais. As moléculas de outros compostos dissolvidos (impurezas) na solução são excluídas da estrutura cristalina e o composto de interesse pode ser obtido na forma pura.
Compostos orgânicos sólidos, quando isolados ou obtidos em reações químicas raramente são puros, e apresentam outros compostos “impurezas” que se formam em reações secundárias juntamente com o produto desejado. A utilização de um solvente apropriado e posterior recristalização é uma técnica simples para a eliminação de impurezas, principalmente as insolúveis.
A substância química acetanilida, é um produto orgânico da família das amidas, ocorrendo na forma sólida na temperatura ambiente, de cor branca, praticamente inodora; solúvel em água (quente) e na maioria dos solventes orgânicos. Está no grupo dos primeiros analgésicos a serem introduzidos , em 1884, com o nome de febrina, a fim de substituir os derivados da morfina. No entanto, seu uso deve ser controlado, uma vez que essa substância é tóxica e pode causar sérios problemas no sistema fisiológico.
- Objetivo
Realizar a purificação da acetanilida através da recristalização.
- Materiais Utilizados
- Balança digital
- Bastão de vidro
- Béquer de 250 ml
- Erlenmeyer de 250 ml
- Funil comum
- Funil de Büchner
- Kitassato
- Mangueiras para filtração a vácuo
- Papel de filtro
- Vidro relógio
- Acetanilida (sólido)
- Procedimento Experimental
- Preparou-se um sistema de filtração , usando um funil com uma bolinha de algodão e um erlenmeyer de 250 ml.
- Pesou-se 2 g de acetanilida em um papel de filtro e transferiu-se para um béquer de 250 ml.
- Adicionou-se 40 ml de água destilada ao sólido.
- Aqueceu-se a mistura até a dissolução de todo o material e filtrou-se rapidamente.
- Deixou-se o sistema em repouso até temperatura ambiente, em seguida colocou-se para resfriar em um recipiente com gelo.
- Filtrou-se os cristais obtidos a vácuo no kitazato.
- Lavou-se os cristais com água destilada 5 ml, e manteve-se o sistema sob vácuo por 3 min.
- Após secos, pesou-se os cristais obtidos.
- Resultados
Após aquecimento, foi observado a formação de cristais, mas notou-se pela cor apresentada que, os cristais não estavam totalmente puros, sendo necessário caso queira obter a acetanilida mais pura, realizar novamente o processo de recristalização.
Com a pesagem dos cristais, foi possível através de cálculos simples obter um rendimento de 49 % , ou seja, pouco mais da metade da massa eram impurezas.
[pic 1]
[pic 2]
- Conclusão
Conseguiu-se purificar, mais não por completo a acetanilida com o processo de recristalização sendo a acetanilida solúvel em água quente, mas pouco solúvel em água fria fato esse que favorece sua recristalização. Através do cálculo de rendimento foi possível testar a eficiência da recristalização e também a grande quantidade de impurezas que estão presentes na massa inicial.
...