REAÇÃO DO ALUMÍNIO METÁLICO
Por: ldlm0987 • 29/11/2018 • Trabalho acadêmico • 761 Palavras (4 Páginas) • 169 Visualizações
REAÇÃO DO ALUMÍNIO METÁLICO
MONTEIRO, Luiz Daniel Leite¹
RESUMO
Em relação às suas propriedades químicas, o alumínio reage espontaneamente
com o oxigênio do ar formando uma película protetora de óxido de alumínio sobre sua
superfície, aumentando sua resistência a intempéries,
Palvras-chave: Curva de titulação; Ácido/bases; Ponto de equivalência.
INTRODUÇÃO
O Alumínio é um metal do grupo IIIA ou grupo 13 da Tabela Periódica, é o elemento comercialmente mais importante, sendo produzido em grande escala para uma grande variedade de aplicações. Possui aspecto cinza, prateado e fosco, devido a fina camada de óxidos que são formados rapidamente quando exposto ao ar, ele tem uma excelente resistência a corrosão e durabilidade devido a camada protetora do óxido [1].
A obtenção do alumínio a partir da bauxita é realizada em três etapas: mineração, refinaria e redução. A bauxita extraída na mineração é lavada e secada e posteriormente enviada à refinaria local onde será produzido o alumínio. As variedades de uso do alumínio são diretamente relacionadas às suas características físico-químicas com destaque ao baixo peso específico, a resistência à corrosão, a alta condutibilidade térmica e elétrica e a infinita reciclagem [2].
O hidrogênio é o elemento mais abundante do universo. Segundo estimativas, o universo é constituído por 92% de hidrogênio e 7% de hélio, de modo que todos os demais elementos juntos representam apenas 1%. Possui a estrutura atômica mais simples que qualquer outro elemento, sendo constituído por um núcleo contendo um próton com carga +1 e um elétron circundante. Possui propriedades químicas muito variadas, apesar do seu único elétron e, sob certas circunstâncias, pode se ligar a mais do que um átomo simultaneamente [3].
OBJETIVOS
- Obter hidrogênio gasoso através das reações químicas das soluções de hidróxido de sódio (NaOH), Ácido clorídrico (HCl) e Ácido nítrico (HNO3).
MATERIAIS E REAGENTES
3 tubos de ensaio;
3 pipetas de 5 mL;
1 espátula;
1 estante para tubos de ensaio;
papel de pH;
Alumínio metálico;
solução de NaOH (1M);
Solução de HCl (4M);
Ácido nítrico (concentrado).
PARTE EXPERIMENTAL
Cálculo utilizado para obter a medida exata para o preparo da solução HCl:
Vi=Mf.VfMi
Vi=24x3.10-3
Vi=64x10-3
Vi=1,5x10-3
Vi=1,5 mL de HCl
1º Substância
Adicionou-se 3mL da solução de hidróxido de sódio em um tubo de ensaio, logo em seguida adicionou-se uma pequena quantidade de alumínio metálico e ficou em observação.
2º Substância
Adicionou-se 3mL de Ácido clorídrico em um tubo de ensaio, após isso foi adicionado uma pequena quantidade de alumínio metálico e ficou em observação.
3º Substância
Adicionou-se 3mL de Ácido nítrico em um tubo de ensaio, logo em seguida foi colocado uma pequena quantidade de alumínio metálico e ficou em observação.
RESULTADOS E DISCUSSÃO.
1º Substância
Observou-se
...