RELATORIO ACETILENO FORMATADO
Por: dridi10 • 16/3/2017 • Relatório de pesquisa • 877 Palavras (4 Páginas) • 1.438 Visualizações
- INTRODUÇÃO
Os compostos orgânicos são aqueles que possuem como elemento principal o carbono. Além do carbono, os principais elementos que também aparecem na maioria das moléculas orgânicas são hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, halogênios (flúor, cloro, bromo e iodo) e enxofre.
Os alcinos ou alquinos são hidrocarbonetos de cadeia aberta que possuem uma ligação tripla entre carbonos. O mais simples e também mais importante dos alcinos é o etino (HC ≡ CH), mais conhecido como acetileno.
Esse gás é pouco solúvel em água e muito solúvel em solventes orgânicos, como ocorre com todos os hidrocarbonetos.
- Aplicações do acetileno:
Antigamente o acetileno era muito utilizado em lanterna para exploração de cavernas, chamadas de lanternas de carbureto, pois ele tem como principal característica a capacidade de liberar grandes quantidades de calor durante sua combustão, isto é, durante sua reação com o oxigênio.
2 C2H2 + 5 O2 → 4 CO2 + 2 H2O + calor
[pic 1]
O experimento aqui relatado trata-se da produção do acetileno, um composto orgânico da família dos alcinos sendo mais precisamente o de maior importância industrial, podendo ser produzido pela ação da água sobre o carbeto de cálcio (CaC),o qual, por sua vez, resulta da reação entre o óxido de cálcio (CaO) em que são realizadas a altíssimas temperaturas em fornos elétricos.
- OBJETIVO
Obter e caracterizar acetileno através da reação entre o carbureto de cálcio e água.
- MATERIAIS E REAGENTES
- 01 proveta de 100 mL;
- 02 kitassatos pequenos com rolhas;
- 01 cuba;
- 03 mangueiras;
- Pisseta com água destilada;
- Carbeto de cálcio (CaC2);
- Fenolftaleína;
- 02 béqueres;
- Fósforos;
- 01 tubo de ensaio;
- 01 Funil de bromo;
- 01 Palito de madeira;
- 01 Pedaço pequeno de pano;
- Bico de Bunsen.
- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Parte A.
- Coloque aproximadamente 50 mL de água destilada no kitassato.
- Conecte uma das extremidades da mangueira na saída lateral do kitassato.
- Encha a cuba com água até ¾ do seu volume. Em seguida, preencha totalmente a proveta com água. Tampe a saída da proveta com a mão e, com cuidado, vire-a com a boca para baixo, mergulhando-a na bacia com água, como mostra a figura. Insira a outra extremidade da mangueira na proveta.
[pic 2]
- Pese um pequeno pedaço de carbeto de cálcio, e anote a sua massa. Coloque este pedaço de carbeto de cálcio no kitassato e tampe-o rapidamente com a rolha.
- Aguarde até a reação química cessar. Verifique o volume de água deslocado no interior da proveta e anote este valor para os cálculos.
- Ao término da reação, adicione 3 gotas de fenolftaleína na mistura contida no kitassato, observe/anote.
Parte B.
- Ligue a mangueira à saída do Kitassato;
- Coloque 10 g de carbureto (carbeto de cálcio – CaC2) no Kitassato;
- Monte a aparelhagem segundo o esquema da figura abaixo:
[pic 3]
- Goteje a água vagarosamente sobre o carbureto;
- Depois de aproximadamente 3 minutos, retire o tubo de ensaio, tampando-o com um pano e levando-o para longe do Kitassato. Por fim, aproxime da boca de um tubo de ensaio, com a boca voltada para cima um palito de madeira no qual coloca-se fogo com auxílio de um fósforo aceso. Observar e anotar.
- Ao término da reação, adicione 3 gotas de fenolftaleína na mistura contida no kitassato, observe/anote.
- RESULTADOS e DISCUSSÃO
Observou-se que o carbureto de cálcio reage com a água, mostrando uma efervescência, percebeu-se que a liberação de calor mostrando que a mistura é exotérmica. Com a mistura do carbureto de cálcio com a água, houve-se a produção do gás acetileno ou gás etino que serve como fonte de calor e luz, vejamos a reação dos compostos:
CaC2(s) + H2O(l) → H2C2(g) + CaO(s)
Após o termino da reação, observou-se que o volume de dentro da proveta diminuiu.
...