RELATORIO SINTESE ASPIRINA
Por: Douglas Willian • 15/9/2017 • Relatório de pesquisa • 614 Palavras (3 Páginas) • 907 Visualizações
[pic 1] Relatório de Aula | SENAI - CIC Curso Técnico em Química – 58º Período Unidade Curricular: Química Aplicada a Processos Químicos Professor: Thais Aluno: Douglas Willian Pereira | Nota |
Prática síntese da Aspirina
PESQUISA ASPIRINA
Em 1763, Edmund Stonesa notou que a casca do salgueiro propiciava um tratamento efetivo para paciente que sofriam de um determinado tipo de febre. Cinquenta anos se passaram até que o ingrediente ativo da casca do salgueiro fosse isolado e denominado salicina, nome que deriva da palavra latina salix, que quer dizer “salgueiro”. Mais cinquenta anos decorreram até que uma síntese industrial desse composto fosse possível. Nessa época, o composto já era conhecido como ácido salicílico, uma vez que suas soluções aquosas saturadas são muito ácidas. Em 1898, o químico Felix Hoffmann relatou que o ácido acetilsalicílico era mais efetivo e, ao mesmo tempo, mais bem tolerado pelo organismo. Ele denominou esse composto de aspirina, utilizando o prefixo a, do nome acetil, e spirin, da palavra alemã empregada para o composto original obtido do salgueiro, spirsäure.
INTRODUÇÃO
SÍNTESE DO ÁCIDO ACETIL SALICÍLICO
Para a síntese do ácido acetil salicílico é preciso que ocorra uma esterificação da função fenol do ácido salicílico com anidrido acético(I), sendo que o ácido acético (II) é eliminado. Para que a reação ocorra, foi utilizado 15 de ácido sulfúrico (H2SO4) como catalisador.
[pic 2]
OBJETIVO
Sintetizar a aspirina através da esterificação de um ácido; Purificar o produto obtido através do processo de recristalização.
PRÁTICA
- Foi pesado 4g de ácido acetil salicílico e 22mL de anidrido acético. E quando em soluções no béquer foi pingado 15 gotas de ácido sulfúrico como catalisador.
- Logo após foi levado para aquecer no bico de Bunsen numa agitação estável por 20 minutos em uma temperatura variada de 55ºC - 60ºC
- Então foi deixado em temperatura ambiente 19ºC, até que foi adicionado 50mL de água destilada gelada, após ficou em banho de gelo durante algumas e horas e três dias na geladeira
- Foi colocado em papel filtro os cristais em um funil adaptado ao kitassato, então foi realizada a filtração
- Logo então os cristais foram estufa para secagem onde ficaram aproximadamente 1 hora.
- Após, foi realizada a pesagem para sabermos quantas gramas de aspirina foi conseguida em sua síntese.
RESULTADO E DISCUSSÕES
Na pesagem da aspirina após a filtração foi obtida 3,784g de aspirina, e o produto apresentava uma cor branca, como já de esperado no começo da síntese.
Quantidade de substância: Ácido Salicílico 4,0g Ácido Sulfúrico 15 gotas
A partir da reação já balanceada do processo geral pode-se calcular o rendimento de aspirina obtida, considerando a massa de ácido salicílico utilizado igual a 4g.
1 mol de ácido salicílico ----------- 1 mol de ácido acetil salicílico
138,12g ---- 180,15g 5,21g ---- 100%
...