Reacções de alumínio metálico e cloreto de alumínio
Tese: Reacções de alumínio metálico e cloreto de alumínio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leo2812 • 26/11/2013 • Tese • 411 Palavras (2 Páginas) • 484 Visualizações
Titulo: Reações do alumínio metálico e do cloreto de alumínio
Introdução:
O potencial de oxidação levado indica que o aluminio deve reduzir a água, mas a reação é muito lenta para ser percebida, provavelmente devido à formação da película de óxido de alumínion Al2O3. Este óxido por ser anfótero (por apresentarem um grupo ácido e outro básico) é solúvel em ácidos e bases, em reações que podem ser descritas como:
Al(s) + 6H⁺ -----------------→ Al⁺3 (aq) + 3H2 (g)
Al (s) + 2OH⁺ 6H2O ---------------------→ 2Al(OH)⁻4 + 3H2(g)
A primeira dessas reações parece indicar que o alumínio se dissolve em todos os ácidos, mas isto não é verdade, pois embora se dissolva facilmente em ácido clorídrico, no ácido nítrico não ocorre reação visível.
As soluções aquosas de quase todos os sais de alumínio são ácidas, devido a hidrólise (EM DE HIDROLISAR, QUE SIGNIFICA QUEBRAR COM A ÁGUA), (do íon Al⁺3, cuja fórmula provável, deste íon é [Al(H2O)6]⁺3.
Quando se adiciona progressivamente uma base as soluções aquosas de alumínio, forma-se um precipitado branco, gelatinoso, de fórmula Al(OH)3.NH2O, facilmente solúvel em ácidos ou excesso de base quando recentemente precipitado, formando o íon [Al(OH)4]⁻, mas que com o passar do tempo cai se tornando cada vez mais difícil de solubilizar.
Material e reagentes:
4 tubo de ensaio;
Alumínio metálico;
6 pipetas de 5 ml;
Solução de NaOH (1M);
1 espátula; Solução de HCl (2M);
1 estante para tubos de ensaio;
Ácido Nítrico (concentrado);
Papel de pH; Hidróxido de amônia; cloreto alumínio.
Procedimentos:
1. Coloque em um tubo de ensaio, 3ml de hidróxido de sódio, em seguida, usando uma espátula, adicione uma pequena quantidade de alumínio. Observe.
2. Em outro tubo de ensaio coloque 3ml de ácido clorídrico, em seguida adicione uma pequena quantidade de alumínio. Observe.
3. Em outro tubo de ensaio coloque 3ml de ácido nítrico, adicione uma pequena quantidade de alumínio. Observe.
4. Em outro tubo de ensaio coloque 3ml de água destilada, adicione uma pequena quantidade de cloreto de alumínio, verifique o pH. Depois adicione hidróxido de sódio com agitação, gota a gota, até a formação de um precipitado.
5. No mesmo tubo de ensaio adicione 3ml de hidróxido de amônia, gota a gota, sob agitação. Observe.
Questionário:
1. Qual a razão do alumínio não ser solúvel no ácido nítrico?
2. Qual o gás formado na reação do hidróxido de sódio com o alumínio metálico?
3. Qual a reação entre o alumínio metálico e o ácido clorídrico?
4. Escreva as reações do hidróxido
...