Reciclagem do óleo de cozinha usado para fabricação de sabão ecológico, no município de Buriticupu-MA.
Por: duciene.fcastro • 8/6/2021 • Projeto de pesquisa • 3.026 Palavras (13 Páginas) • 315 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO – UEMANET
COORDENAÇÃO DA ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS
ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL “CIÊNCIA É DEZ!”
DUCIENE CARDOSO PAZ
RECICLAGEM DE ÓLEO DE COZINHA USADO PARA FABRICAÇÃO DE SABÃO ECOLÓGICO NO MUNICÍPIO DE BURITICUPU – MA
São Luís – MA
2021
DUCIENE CARDOSO PAZ
RECICLAGEM DE ÓLEO DE COZINHA USADO PARA FABRICAÇÃO DE SABÃO ECOLÓGICO NO MUNICÍPIO DE BURITICUPU
Pré-projeto de TCC apresentada ao Curso de ... da UEMAnet, como requisito para a obtenção de nota na disciplina de .... (Fonte 12, S/Negrito, justificado)
Orientador: rientador (Fonte 12, S/Negrito, justificado)
Tutor: Etiene E P Santos Ferreira.
São Luís – MA
Ano 2021
SUMÁRIO
Para criar o sumário segue um link explicando:
https://www.youtube.com/watch?v=IBlSLN3lIPw
1 TEMA
Reciclagem de óleo de cozinha usado para fabricação de sabão ecológico, como estratégia educacional ambiental na cidade de Buriticupu – MA.
2 delimitação do problema
a reciclagem é uma forma muito atrativa de gerenciamento de resíduos, pois transforma o lixo em insumos, com diversas vantagens ambientais. Podendo contribuir para o bem-estar da comunidade. A tecnologia atual permite reciclar diversos materiais e um dos que iremos retratar nesse trabalho é a reciclagem do óleo de cozinha usado. Um dos itens essenciais na cozinha de quase todas as casas pelo Brasil é o óleo vegetal. Nossa alimentação do dia a dia é muito dependente desse tipo de óleo e uma enorme quantidade é produzida no pais.
Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOV), aproximadamente 9 bilhões de litros de óleo são consumidos anualmente no Brasil. Por não serem consumidos integralmente, os resíduos gerados pelo óleo de cozinha quando descartados em locais inadequados (pias, ralos, esgotos e lixos domésticos) podem causar sérios prejuízos e danos ao meio ambiente como entupimento dos encanamentos e tubulações, impermeabilização do solo, contaminação do lençol freático, contaminação de rios que recebem esgotos causando agravos consideráveis a flora e a fauna aquática. Nesse contexto, foi pensado na produção de sabão ecológico a partir do reuso do óleo de cozinha com a finalidade de atribuir um destino mais nobre e sustentável a este resíduo, sendo coletado no município de Buriticupu pelos estudantes do ensino médio do Centro de Ensino Dr. Fernando Castro. O que você faz com o óleo vegetal que usamos na cozinha?
3 objetivos
3.1 geral
Identificar os problemas ambientais que o descarte inadequado de óleo de cozinha pode causar ao meio ambiente. Utilizando métodos alternativos de reciclagem como a fabricação de sabão ecológico.
3.2 específicos
- Investigar conceitos básicos sobre a preservação do meio ambiente e os impactos ambientais do descarte inadequado do óleo utilizado na preparação de alimentos;
- Pesquisar [a][b]possibilidades de reaproveitamento do óleo utilizados em frituras;
- Identificar hábitos sustentáveis como a coleta seletiva diária nas residências dos próprios alunos;
- Divulgar o método da coleta seletiva aos alunos do ensino médio para que possam aplicar em suas residências ou até mesmo nas pastelarias da cidade;[c]
- Conscientizar a comunidade escolar através dos alunos do ensino médio para que esses levem para suas residências informações sobre o descarte inadequado do óleo de cozinha usado.
4 justificativa [d][e]
Atualmente o descarte de óleo de cozinha e outras gorduras da culinária não está previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos e que há um projeto para votação PLS 75/2017. O Projeto de Lei do Senado (PLS) 75/2017, do senador José Medeiros (Pode-MT), altera a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305) para incluir o óleo de cozinha e demais gorduras de uso culinário na lista de produtos do sistema de logística reversa. A intenção é repassar aos fabricantes a responsabilidade pela coleta, reaproveitamento e descarte correto desses materiais (Fonte: Agência Senado).
Para a preservação do meio ambiente é necessárias práticas educativas que visam proteger a natureza das ações humanas que provocam danos ao meio ambiente, pois já está bastante degradado pelo desenvolvimento social e industrial. Objetivando avaliar o impacto ecológico criado pela expansão do consumo, bem como desenvolver atividades econômicas surge as ideias de reuso (a reciclagem). A reciclagem reúne um conjunto de técnicas, que variam de acordo com o tipo de resíduo a ser recuperado. [f]
Avaliar os benefícios e os riscos à saúde e ao ambiente, considerando a composição, a toxicidade e a reatividade de diferentes materiais e produtos, como também o nível de exposição a eles, posicionando-se criticamente e propondo soluções individuais e/ou coletivas para seus usos e descartes responsáveis. Analisar os riscos biogeoquímicos e interpretar os efeitos de fenômenos naturais e da interferência humana sobre esses ciclos, para promover ações individuais e/ ou coletivas que minimizem consequências nocivas à vida. (BNCC)
...