Relátorio sobre pH
Por: Hemyle Rocha • 30/4/2016 • Ensaio • 2.346 Palavras (10 Páginas) • 735 Visualizações
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
Curso de Bacharelado em Química Industrial
Química Geral Experimental B
Relatório de aula prática:
Prática nº 7: Medidas de valor de pH e soluções tampão
Isac Henrique Oliveira Lourenço
Izabella Cristinna Nogueira Passos Andrade
Talita de Fátima Rocha
Ouro Preto
2015
1 INTRODUÇÃO
A condição na qual as concentrações de todos os reagentes e produtos em um sistema fechado param de variar com o tempo é chamada equilíbrio químico. O equilíbrio ocorre quando as reações opostas acontecem a velocidades iguais: a velocidade na qual os produtos são formados a partir dos reagentes é igual à velocidade do inverso (BROWN, 2005).
Os ácidos e bases são importantes em inúmeros processos que acontecem ao nosso redor, desde industriais até biológicos. Desde os tempos primordiais da química experimental, os cientistas identificam ácidos e bases por suas propriedades características (MIESSLER, 2014).
Além das suas aplicações, os ácidos e bases são muito importantes em experimentos graças aos seus comportamentos em soluções. Os ácidos em solução aquosa provocam a formação dos íons hidrônio, que é um dos aspectos complexos da interação do íon H+. Os químicos usam H+ (aq) e H3O+ (aq) (hidrônio) de maneira intercabiavel para representar a mesma coisa, ou seja, o próton hidratado responsável pelas propriedades características das soluções aquosas de ácidos (MIESSLER, 2014).
Bronsted e Lowry propuseram definir ácidos e bases em termos de suas habilidades de transferir prótons. De acordo com a definição deles, um acido é uma substância (molécula ou íon) que pode doar um próton para outra substância. Analogamente, uma base é uma substancia que pode receber um próton (MIESSLER, 2014).
Alguns ácidos são melhores doadores de prótons que outros; algumas bases são melhores receptoras de prótons que outras. Resumidamente, quanto mais forte o ácido, mais fraca sua base conjugada; quanto mais forte a base, mais fraco é seu ácido conjugado. Dessa forma, se sabemos algo sobre a força de um ácido, sabemos algo sobre a força de uma base (BROWN, 2005).
Soluções preparadas com ácido fraco e seu respectivo sal, ou soluções preparadas com uma base fraca e seu respectivo sal, são denominadas soluções tampões, no sentido de resistirem a mudanças em seus respectivos pHs quando recebem a adição de ácidos ou bases, ou quando são diluídas (MIESSLER, 2014).
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo geral
Foi realizada uma prática para determinar o conteúdo total de proteínas do leite integral e determinar sua acidez em graus Dornic e densidade aparente.
2.2 Objetivo especifico
Foram preparados diferentes sistemas, para quantificar os teores de albumina e caseína foi empregada uma condição de pH e temperatura para coagulação de ambas, sendo feita depois uma filtração, para determinação da densidade aparente foi usado o picnomêtro e para determinar a acidez do leite foi feita uma titulação.
3 METODOLOGIA
Foi realizada uma aula pratica em laboratório. Na realização do relatório foram utilizados bibliografias.
4 MATERIAS
4.1 Reagentes
Tabela 1 – Reagentes utilizado em todo o procedimento
Água destilada | Alaranjado de metila |
Azul bromotimol | Fenolftaleína |
Hidróxido de sódio | Vermelho de metila |
Ácido acético | Ácido Clorídrico |
Acetato de sódio |
4.2 Materiais
Tabela 2 – Materiais e vidrarias utilizados em todo o procedimento
13 unidades de tubos de ensaio |
1 béquer |
1 pipeta |
5 PROCEDIMENTOS
5.1 Avaliação do valo do pH da agua destilada
a) Pegou-se um erlenmeyer de 125,0mL e colocou-se 50,0mL de água destilada.
b) Adicionou-se 2 a 3 gotas do indicador azul de bromotimol, agitou-se e anotou-se a cor da solução.
c) Em seguida adicionou-se gota a gota uma solução 0,1mol/L de hidróxido de sódio, NaOH, até ocorrer mudança de cor, agitou-se e anotou-se a cor da solução.
5.2 Avaliação do valor do pH de soluções aquosas
a) Pegou-se o tubo de ensaio 01, adicionou-se 20 gotas de ácido acético, 20 gotas de água destilada e 4 gotas do indicador que nesta solução foi o alaranjado de metila, anotou-se a cor, o valor do pH e a faixa mais provável do valor do pH.
b) Pegou-se o tubo de ensaio 02, adicionou-se 20 gotas de ácido acético, 20 gotas de água destilada e 4 gotas do indicador que nesta solução foi o azul de bromotimol, anotou-se a cor, o valor do pH e a faixa mais provável do valor do pH.
c) Pegou-se o tubo de ensaio 03, adicionou-se 20 gotas de ácido acético, 20 gotas de água destilada e 4 gotas do indicador que nesta solução foi a fenolftaleína, anotou-se a cor, o valor do pH e a faixa mais provável do valor do pH.
d) Pegou-se o tubo de ensaio 04, adicionou-se 20 gotas de acetato de sódio, 20 gotas de água destilada e 4 gotas do indicador que nesta solução foi o vermelho de metila, anotou-se a cor, o valor do pH e a faixa mais provável do valor do pH.
e) Pegou-se o tubo de ensaio 05, adicionou-se 20 gotas de acetato de sódio, 20 gotas de água destilada e 4 gotas do indicador que nesta solução foi o azul de bromotimol, anotou-se a cor, o valor do pH e a faixa mais provável do valor do pH.
f) Pegou-se o tubo de ensaio 06, adicionou-se 20 gotas de acetato de sódio, 20 gotas de água destilada e 4 gotas do indicador que nesta solução a fenolftaleína, anotou-se a cor, o valor do pH e a faixa mais provável do valor do pH.
g) Pegou-se o tubo de ensaio 07, adicionou-se 20 gotas de ácido acético, 20 gotas de acetato de sódio e 4 gotas do indicador que nesta solução foi o alaranjado de metila, anotou-se a cor, o valor do pH e a faixa mais provável do valor do pH.
h) Pegou-se o tubo de ensaio 08, adicionou-se 20 gotas de ácido acético, 20 gotas de acetato de sódio e 4 gotas do indicador que nesta solução foi o azul de bromotimol, anotou-se a cor, o valor do pH e a faixa mais provável do valor do pH.
...