TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Cinética Enzimática

Por:   •  15/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.658 Palavras (11 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

As enzimas são um grupo de proteínas que atuam na aceleração de reações químicas, ou seja, são consideradas catalisadores biológicos de alta especificidade, onde cada uma delas se liga a apenas algum tipo característico de substrato. Elas atuam acelerando a reação em até 106 vezes. Na falta dos catalisadores biológicos, a maioria das reações seria muito lenta para suprir as demandas do metabolismo de um organismo [1]

O substrato e a enzima reagem reversivelmente entre si, formando um composto intermediário denominado complexo enzima‑substrato. Esse complexo formado se decompõe formando o produto da reação e a enzima é regenerada. Portanto, a reação catalisada por uma enzima pode ser representada, simplificadamente, como:

E+S ES E+P

A atividade catalítica de uma enzima está relacionado a sua estrutura tridimensional nativa, onde a enzima apresenta sua atividade biológica que pode ser afetado por fatores de pH e temperatura. Desta forma, cada enzima pode apresentar uma “atividade máxima” em virtude de ótimas condições de pH e temperatura. A atividade enzimática é influenciada diretamente pela ação do tempo. Quanto mais tempo a enzima estiver em contato com o substrato, mais produtos serão produzidos, enquanto houver substrato [1].

Conforme a teoria da cinética química, para ocorrer a reação entre duas moléculas, é necessário a aproximação das moléculas para ser possível a formação de uma ligação entre si, ou “colidir”, e devem possuir energia cinética o suficiente para superar a barreira de energia para atingir o estado de transição. Portanto, as condições que tendem a aumentar a frequência ou a energia de colisão entre os substratos tendem a aumentar a velocidade da reação em que participam [2]

Há alguns fatores que influenciam a velocidade de uma reação catalisada por uma enzima. O calor é um desses fatores: todas as reações ocorrem mais rapidamente em uma temperatura maior, visto que, o aquecimento resulta em um aumento da energia cinética, o que faz que a molécula aumenta sua velocidade e aumente a frequência de colisão. Porém, para as enzimas humanas apresentam uma determinada estabilidade em temperaturas próximas de 45ºC, em temperaturas mais elevadas a propriedade catalitica da enzima pode ser perdida, visto que, em temperaturas muito altas outro fator entra em questão: as ligações de hidrogênio relativamente fracas, que retém as estruturas secundárias na molécula de proteínas se rompem em altas temperaturas, levando à desnaturação da molécula, ocasionando a perda da atividade biológica. A velocidade de uma reação catalisada por uma enzima aumenta gradualmente com o aumento da temperatura, até que alcance um ponto máximo, depois, a velocidade declina [2].

Fonte: Livro bioquímica de Brown, T.A.

O pH é outro fator que também afeta a velocidade da reação de uma forma parecida com a temperatura: o pH também desnatura a proteína em valores extremos de pH, visto que, as forças eletrostáticas dos íons podem alterar a conformação dos aminoácidos da enzima, alterando sua atividade [3].

A cinética enzimática permite-nos representar graficamente o comportamento de uma dada enzima em diferentes condições de concentração de subtrato . A equação que nos elucida sobre esse comportamento é a equação de Michaelis-Menten, cujos valores de Vmáx (velocidade maxima), Vi (velocidade inicial) e Km (costante de Michaelis-Menten) são conhecidos como parâmetros cinéticos, Tal equação é dada pela fórmula:

Vi=Vmáx [s]Km + [s]

A constante Km indica a afinidade entre a enzima e o substrato, onde km representa a concentração de substrato necessário para saturar metade da quantidade de enzima. O parâmetro Vmáx é a velocidade máxima que a reação pode alcançar, isto é, a situação limite em que todas as enzimas se encontram “ocupadas” pelo substrato, pode-se observar a representação de Km e Vmáx figura 1 [4].

Figura 1 - (a) representação de Km (b) representação Vmáx

Imagem adaptada de LEHNINGER (2014)

Vários tipos de reações podem ser catalisadas por enzimas, e as reações que catalisam, podem ser classificadas em: oxirredutases (catalisam reações de oxidação e redução); transferases (catalisam transferência de átomos ou grupos de átomos); hidrolases(catalisam reações de hidrólise); liases (catalisam reações aonde sai uma molécula que não é a água); isomerases (catalisam a transformação de um isômero no outro), ligases (catalisam reações em que há síntese de moléculas) [1]

A sacarose é um dissacarídeo não redutor que possuir uma função energética para o corpo . A enzima invertase é uma enzima de grande importância industrial, conhecida pela catálise da reação de hidrólise da ligação glicosídica da sacarose que ao ser hidrolisada é obtido frutose (β -D- frutose) e glicose (α -D-glicose). A velocidade desta reação pode ser determinada através da variação da quantidade de sacarose e de frutose ou glucose, ou pela variação rotação óptica da sacarose [5].

Frutose e a glicose são açucares redutores, ou seja, possuem o seu grupo carbonílico e livre, e na presença de agentes oxidantes e em sua forma linear são oxidados a um grupo carboxílico [5].

Inicialmente desenvolvido para detecção de açúcares em urinas de diabéticos em 1921, o método do ácido 3,5-dinitrosalicilico (DNS) ainda é muito utilizado no século XXI na indústria alimentícia para realizar o porcentual teórico de etanol presente nos destilados, onde a glicose e a frutose se destacam na produção de vinho, cachaça e etanol [5].

O DNS é um composto amarelado e pode sofrer redução pelos açúcares redutores para um composto nitroamino análogo, 3-amino-5-nitrosalicilico, ao mesmo tempo que os açucares são oxidados, tendo com característica uma coloração avermelhada e quanto mais intensa a cor maior será a quantidade de açúcares redutores [5].

Objetivos

O presente relatório visa mostrar os resultados obtidos experimentalmente e como atua a cinética enzimática utilizando como exemplo a invertase, onde será avaliado a atividade através da formação de produtos, no caso açucares redutores e será verificado os efeitos de alguns parâmetros, como: concentração da enzima, tempo de incubação, variação do pH e concentração de substrato. Através da concentração de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (73.8 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com