Relatório do Segundo Grupo de Cations
Por: Matheus Santiago • 6/4/2018 • Relatório de pesquisa • 803 Palavras (4 Páginas) • 505 Visualizações
[pic 1]
IDENTIFICAÇÃO DOS CÁTIONS
DO GRUPO I - Ag+, Pb2+, Hg2 +2
Matheus Santiago Rabello DRE: 116109554
Química Analítica Experimental I- IQA121
Cátions do Grupo I
- Introdução
Nos experimentos realizados em laboratório foram utilizados métodos de identificação e separação dos cátions do grupo I (Ag+, Pb+2 e Hg2+2) em contato com o reagente de grupo (Ácido Clorídrico diluído, HCl (d)) os cátions do primeiro grupo formam cloretos insolúveis. De acordo com as reações realizadas foi possível identificar a presença de Ag+, Pb+2 e Hg2+2. O ácido clorídrico utilizado não pode ser concentrado porque em excesso de Cl- alguns desses cátions formam cloro-complexos solúveis.
- Objetivo: identificar a presença dos cátions do Primeiro Grupo (Ag+, Pb+2 e Hg2+2) em uma solução.
- Procedimentos
Foram adicionadas 10 gotas da amostra do grupo 1, em seguida 3 gotas de HCl (d), foi formado um precipitado branco, logo depois a amostra foi colocada na centrífuga após a retirada, procedeu-se a separação do sobrenadante (S-1) do precipitado (PPT-1), o sobrenadante (S-1) não foi utilizado na pratica. Foram adicionadas 15 gotas de agua destilada quente em (PPT-1) e o tubo de ensaio com precipitado foi posto em 5 minutos no banho maria, a amostra foi centrifugada e o sobrenadante (S-2) foi separado do precipitado (PPT-1).
O cloreto de chumbo sobrenadante (S-2) foi separado dos demais cátions devido a sua maior solubilidade em agua quente. O sobrenadante (s-2) foi dividido em duas porções, em uma porção foi adicionada 1 gota de ácido acético diluído e 3 gotas de k2CrO4, surgindo assim um precipitado amarelo de PbCrO4 que confirma a presença do chumbo, na segunda porção do sobrenadante (S-2), foram adicionadas 3 gotas de KI formando assim um precipitado amarelo-ouro PbI2, que também confirma a presença de chumbo.
No precipitado (PPT-1) que pode conter os cloretos da prata e do mercúrio foram adicionadas 5 gotas de NH4OH para formar um amino complexo de prata que é solúvel em agua, deixando assim o mercúrio como precipitado e a prata diluída como um amino complexo. Logo depois o precipitado (PPT-1) foi centrifugado e o sobrenadante (S-3) foi separado do precipitado branco e preto Hg0 + HgNH2Cl (PPT-2) que foi visualizado como cinza escuro, confirmando assim a presença do mercúrio na amostra.
O sobrenadante (S-3) que pode conter o amino complexo da Prata [Ag(NH3)2]+ e Cl-, foi separado em duas porções, na primeira porção foi adicionado 1 gota de HNO3 (c) e foi obtido um precipitado branco de AgCl , confirmando a presença da prata. Na segunda porção foram adicionadas 5 gotas de KI obtendo AgI um precipitado amarelo pálido confirmando novamente a presença da prata.
- Resultados e discussões
A reação entre Ag+, Pb+2 e Hg2+2 e HCl formou um precipitado branco formado pelos Cloretos da prata, do chumbo e mercúrio.
Pb+2 + 2Cl- ↔ Pbcl2 ↓ Hg2 +2 + 2Cl- → Hg2Cl2↓ Ag+ + Cl- → AgCl ↓
Foi adicionado água quente para solubilizar o cloreto de chumbo, para separa-lo dos demais cátions. O sobrenadante (S-2) foi dividido em duas porções, em uma das porções foi realizado a reação entre Pb+2 e KI (Pb+2 + 2I-→ PbI2↓) que gerou um precipitado Amarelo Ouro (PbI2), na segunda porção do sobrenadante em questão, foi adicionado ácido acético diluído e k2CrO4. Gerando um precipitado amarelo (PbCrO4).
Pb+2 + CrO4 -2 → PbCrO4↓
...