Relatorio
Por: Marina Rodrigues Pereira • 29/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.193 Palavras (5 Páginas) • 631 Visualizações
[pic 1]
Química Orgânica Experimental II
Prof. Msc. Valéria Rowe
Síntese do α-nitroso-β-naftol
Andressa Emilio
Gustavo Mariano
Marina Rodriguês
Milton Novaes
Araçatuba
2014
Índice
1. Introdução:
2. Objetivo
3. Materiais e Métodos
3.1. Materiais
3.2. Reagentes
3.3. Métodos
4. Resultados e discussões
4.1. Resultados
4.2. Discussão:
5. Conclusão
6. Bibliografia
1. Introdução:
O α-nitroso-β-naftol, é o permutador iónico quelante na síntese de absorventes de alumina que são de natureza ácida, básica e neutra. Ele é utilizado para a remoção e pré-concentração de Pb(II), Cu(II) e Cr(III) a partir de resíduos, assim como a água potável.
Moderadamente tóxico por ingestão. Muitos compostos nitrosos são cancerígenos. Inflama quando aquecido a 124 ° C. O α-nitroso-β-naftol é usado como reagente analítico e também para prevenir a formação de goma em gasolina.
O naftaleno tem tendência de sofrer substituição na posição α e não β, inicialmente pelo grupo funcional OH, pode ser intendida através do termo intermediário de Wheland. A solução direta da equação de Schrodinger para os dois casos indica que o intermediário de α é de energia mais baixa, em termos de forma de ressonância, enquanto o intermediário β só tem uma. Em relação aos naftalenos α- substituídos, o produto da substituição eletrofílica em geral um grupo é ativante ou desativante o anel no qual está colocado.
No caso da hidroxilaesta por ser fortemente ativante e desenvolver um comportamento diretor o/p e estar localizada na posição β, o eletrófilo entrará na posição α, esse é o produto principal, produzido em maior quantidade.
Sua reação esta descrita a baixo:
[pic 2]
Propriedades físicas e químicas:
Massa molecular: 173,17 g / mol | Ponto de Fulgor: 170.1 ° C |
Densidade: 1,27g/cm3 | Aspecto: pó marron-amarelado |
Ponto de fusão: 106-108 ° C | Ponto de ebulição: 357,6 ° C a 760 mmHg |
O α-nitroso-β-naftol é intermediário de corantes e pigmentos. Seu mecanismo de síntese esta descrito a baixo:
[pic 3]
O β-naftol, é um sólido cristalino incolor de e fórmula C10H7OH, é um isômero do 1-naftol, diferenciados pela localização da hidroxila no naftaleno. Os naftois são homólogos naftalenos do fenol, com o grupo hidroxil mais reativo que os fenóis, são solúveis em álcoois, éteres e clorofórmio. Derivados do naftaleno com grupos na posição 2, são mais tóxicos que na posição 1, é um composto capaz de produzir várias intoxicações sistêmicas caso seja ingerido ou manipulado indevidamente.
O β-naftol e seus derivados têm inúmeras aplicações químicas, farmacológicas, biológicas ou industriais. É aplicado na produção de antibióticos e perfumes, produtos com atividade biológica e desenvolvimento de rota sintética para fabricação de vitaminas, produtos têxteis, produtos de química fina e intermediários, aditivos para lubrificantes, estabilizadores, retardadores de chama em materiais poliméricos, tintas, resinas, polímeros, explosivos, emulsificantes e agentes tensoativos, e também é de grande inovação na produção de antioxidantes automotivos.
Abaixo, estrutura química do β-naftol:
[pic 4]
O β-naftolato de sódio é um pó branco acinzentado de massa atômica 166,15u, pode mudar sua cor para avermelhado ou marrom quando exposto ao ar ou á luz. Pode causar dores abdominais, náuseas, vômito, convulsões, nefrite e problemas oculares.
Usado principalmente na manufatura de remédios, corantes e principalmente com antioxidante na indústria de borracha sintética.
2. Objetivo
Realizar a síntese do α-nitroso-β-naftol e calcular o rendimento.
3. Materiais e Métodos
3.1. Materiais
- Béquer de 250 mL
- Béquer de 50 mL
- Bastão de Vidro
- Espátula
- Funil de decantação
- Funil de Buchner
- Kitassato de 1000 mL
- Papel de filtro
- Papel tornassol
- Placa de Petri
- Proveta de 250 mL
- Proveta de 25 mL
- Termômetro
- Tubo de ensaio
3.2. Reagentes
- Ácido Sulfúrico
- Água destilada
- Etanol
- Gelo
- Hidróxido de sódio
- β-naftol
- Nitrito de sódio
- Sal grosso
- Solução aquosa a 5% de hidróxido de potássio alcoolica.
3.3. Métodos
Em um béquer, dissolveu-se 2,8g de NaOH em 120 mL de etanol a quente, e com a solução ainda quente, dissolveu-se na mesma 10g de β-naftol. Resfriou externamente a solução de β-naftolato de sódio, usou-se banho de gelo até obter 0°C. Adicionou então 5g de NaNO2 e agitou com bastão de vidro. Gotejou lentamente sobre a mistura em agitação, uma solução resfriada de 5 mL de H2SO4 concentrado em 13 mL de água, contidos em funil de decantação, manteve-se a temperatura da mistura em torno dos 0°C. Verificou então, no final da adição que a mistura estava ácida com papel tornassol, após agitou a solução por mais trinta minutos e manteve a temperatura baixa.
...