Relatorio Nitrogenip
Por: Maria Brigido • 22/2/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 1.695 Palavras (7 Páginas) • 332 Visualizações
01-Objetivos
- Preparar nitrogênio gasoso.
- Preparar amônia a partir do aquecimento de seus sais em presença de álcalis.
- Distinguir e entender a diferença entre sais de amônio e um sal gerado a partir de uma base fraca e um ácido fraco.
- Verificar a presença de nitrato.
- Preparar e distinguir monóxido de nitrogênio (NO) de dióxido de nitrogênio (NO2)
02-Materiais e Reagentes
- Cloreto de amônio (NH4Cl)
- Nitrito de Sódio (NaNO2)
- Hidróxido de potássio (KOH)
- Ácido clorídrico (HCl)
- Sulfato de amônia ( (NH4)2SO4 )
- Hidróxido de sódio (NaOH)
- Nitrato de potássio (KNO3)
- Nitrato de chumbo ( Pb(NO3)2 )
- Ácido nítrico (HNO3)
- Tubo de ensaio
- Espátula
- Papel de tornassol
- Papel de filtro
- Bico de bunsen
- Pipetas
03-Procedimento experimental
3.1. Em um tubo de ensaio, colocou-se meia espátula de cloreto de amônio e adicionou-se 1 ml de hidróxido de potássio 1 M. Aqueceu-se o tubo lentamente na chama de um bico de Bunsen, posteriormente procurou-se sentir o odor do gás que desprendeu.
A amônia pode ser produzida em laboratório pela adição de uma base forte a um sal de amônio e aquecimento se necessário:
NH4+(aq) + OH-(aq)→ NH3(g) + H2O
No presente caso adicionou-se o sal de amônio NH4Cl com a base KOH, é um dos testes para detectar compostos de NH4+ no laboratório, segue a reação:
NH4Cl + KOH→ KCl +NH3 + H2O
A amônia é um gás incolor, o odor sentido durante a reação, foi o odor pungente característico da amônia. Não é muito toxica, embora a inalação do gás em altas concentrações cause sérios problemas respiratórios.
3.2. Colocou-se um pedaço de papel de tornassol umedecido com agua destilada sobre um vidro de relógio, em seguida sobrepôs-se o mesmo ao tubo que estava sendo aquecido. Observou-se e anotou-se.
Em solução a amônia forma o hidróxido de amônio, NH4OH, comportando-se como uma base fraca.
NH3 + H2O → NH4+ + OH-
Quando os vapores de NH3 entram em contato com a agua no papel de tornassol umedecido(H2O) provoca essa reação, formando a base que dá a coloração azul ao papel.
3.3. Colocou-se na boca do tubo de ensaio que estava sendo aquecido um papel de filtro umedecido com ácido clorídrico concentrado, observou-se e anotou-se.
Notou-se nessa reação que nuvens brancas e densas foram formadas, isso ocorre porque tanto o NH3 como NH4OH quando em contato com ácidos, reagem formando sais de amônio.
Segue a reação:
NH3 + HCl→NH4Cl
Esses sais se assemelham aos sais de potássio no que se refere a solubilidade e a estrutura cristalina. Como os sais dos elementos do Grupo 1 os sais de amônio são tipicamente incolores. Há algumas diferenças entre eles. Os sais de amônio geralmente são fracamente ácidos se tiverem sido formados a partir de ácidos fortes como HNO3, HCl e H2SO4, dado que NH4OH é uma base fraca.
3.4. Em outro tubo, colocou-se meia espátula de sulfato de amônia ((NH4)2SO4) e adicionou-se 1 ml de NaOH 1 M, repetiu-se os mesmos testes realizados nos itens 3.2 e 3.3.
- Como no item 3.2 colocou-se um pedaço de papel de tornassol umedecido com agua destilada sobre um vidro de relógio, em seguida sobrepôs-se o mesmo ao tubo que estava sendo aquecido. Observou-se e anotou-se.
- Como no item 3.3 colocou-se na boca do tubo de ensaio que estava sendo aquecido um papel de filtro umedecido com ácido clorídrico concentrado, observou-se e anotou-se.
Nesse experimento adicionou-se o sulfato de amônia ( (NH4)2SO4) que é um sal a uma base, obtém-se assim a amônia em laboratório, sentiu-se um odor característico da amônia. Segue a reação:
(NH4)2SO4 + 2NaOH→ Na2SO4 + 2NH3 + 2H2O
Quando os vapores de NH3 entram em contato com a agua no papel de tornassol umedecido (H2O) provoca essa reação, formando a base que dá a coloração azul ao papel. Segue a reação:
NH3 + H2O → NH4OH
Assim como no procedimento anterior houve desprendimento de nuvens brancas e densas consequente do sal formado a partir de NH3 e um ácido, aqui o ácido clorídrico concentrado. Segue a reação:
NH3 + HCl→NH4Cl
3.5. Separou-se dois tubos de ensaio. No primeiro tubo marcou-se com KNO3 e em seguida colocou-se uma pitada de KNO3, adicionou-se 1 ml de agua e em seguida adicionou-se 1 ml de ácido clorídrico 1 M. No segundo tubo marcou-se com NaNO2 e em seguida colocou-se uma pitada de NaNO2, adicionou-se logo após 1 ml de agua destilada e em seguida adicionou-se 1 ml de ácido clorídrico 1 M. Observou-se e anotou-se.
Observou-se no primeiro tubo que nada aconteceu, parte do Nitrato de potássio dissolveu-se como era de se esperar e um restante precipitou por haver muito soluto e pouco solvente. No segundo tubo todo o nitrito de sódio dissolveu-se pois foi colocado menos soluto e houve uma pequena efervescência.
...