Relatorio Obtençao de Hidrogênio
Por: Igor Basílio • 15/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.970 Palavras (8 Páginas) • 864 Visualizações
IGOR FERNANDO BASÍLIO PROMOCENA[pic 3]
OBTENÇÃO DE GÁS HIDROGÊNIO E DETERMINAÇÃO DE ALGUMAS PROPRIEDADES
Relatório de Química Experimental apresentado ao IFPR – Instituto Federal do Paraná - como requisito parcial para obtenção de conceito bimestral da disciplina de Química Inorgânica ministrada por Prof. Dr. Luiz Figueiredo.
PARANAVAÍ
2016
1 Introdução
Combustível, Comburente e energia de ignição:
De maneira simplificada, podemos definir combustível como aquele que produz energia em forma de calor; comburente como elemento necessário para que se realize a combustão, sendo geralmente o O2 e energia de ignição como energia ou faísca necessária para que se inicie o processo de combustão.
As reações podem resultar na liberação ou emissão de calor, e ainda podem realizar trabalho.
Entalpia (enthalpein , do grego, que significa “aquecer”) trata de uma função termodinâmica que responde pelo fluxo de calor nas mudanças químicas, sendo representada pelo símbolo H, onde ΔH é a variação de energia entre o sistema e sua vizinhança. Quando ΔH é positivo, o sistema ganhou energia da vizinhança, caracterizando um processo endotérmico. Quando ΔH é negativo, significa que o sistema perdeu energia para a vizinhança, caracterizando um processo exotérmico. (BROWN, 2014)
Algumas propriedades do Hidrogênio (H2)
Segundo Burrows, (2012, p.262) o gás hidrogênio é incolor e inodoro, possuindo seu ponto de fusão em -259 °C (14K) e ponto de ebulição em -253°C (20K), ambos baixos por causa das fracas forças intermoleculares.
Ainda, Burrows (2012,p.262) afirma o caráter combustível do H2 : “...o H2 não é reativo em temperatura ambiente na ausência de um catalisador [...] há algumas exceções a isso, e o hidrogênio reage de forma explosiva com o O2, o F2 e o Cl2.
Shive e Atkins (2008, p.263) pontua: “Com os metais, o hidrogênio forma compostos que são chamados de hidretos metálicos; entretanto, somente os compostos com os metais mais altamente eletropositivos dos Grupos 1 e 2 é que podem ser considerados como contendo hidreto, H - . Quando combinado com os elementos muito eletronegativos, situados no lado direito da tabela periódica a ligação E – H é melhor definida como covalente polar, com o átomo de H tendo uma carga parcial positiva muito pequena ... de acordo com sua eletronegatividade, atribui-se normalmente ao H o número de oxidação -1 quando em combinação com metais e +1 quando em combinação com não metais.”
Ainda: “ Em combinação com metais, o hidrogênio é, frequentemente, considerado um hidreto; compostos de hidrogênio com elementos de eletronegatividade semelhante a sua possuem baixa polaridade; compostos nos quais o hidrogênio está ligado a um centro altamente eletronegativos são geralmente ácidos.” (p. 263)
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
- Realizar reações químicas para obtenção de gás hidrogênio e determinar algumas de suas propriedades.
2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Preparar 50 mL de solução de HCl – Ácido clorídrico – 2mol/L ;
- Preparar 50 mL de solução de NaOH – Hidróxido de sódio – 1 mol/L;
- Realizar as reações químicas entre HCl e Zn , e entre Al e NaOH;
- Escrever as equações químicas e balanceá-las;
- Testar os quesitos: Combustibilidade, Comburência e a reação entre metal e base e metal e ácido;
3 MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 EQUIPAMENTOS, UTENSÍLIOS E MATERIAIS
- 4 tubos de ensaio com rolha
- Magueira de látex
- 1 cuba de plástico
- 1 espatula
- Papel de pesagem
- 1 pipeta volumétrica de 10 mL
- 1 pipeta volumétrica de 5 mL
- 1 bécker de 100 mL
- Pêra
- 2 Bécker de 100mL
3.2 REAGENTES
- NaOH a 1 mol/L;
- HCl a 2 mol/L;
- Zinco em grãos;
- Papel alumínio picado.
3.3 METODOLOGIA
3.3.1 Preparo das soluções a serem utilizadas
Primeiramente foram realizados os cálculos necessários para o preparo das soluções, como descrito no tópico 4.1.
Para o preparo da solução de HCl fora pipetado 3,06 mL de HCl P.A., dilui-se este em cerca de 30 mL de água destilada em um balão volumétrico de 50 mL e adicionou-se água destilada até o aferimento correto do menisco.
Para o preparo da solução de NaOH, pesou-se 2g de NaOH P.A., dilui-se este em um bécker de 50 mL com cerca de 20 mL de água destilada e verteu- se o conteúdo em um balão volumétrico. Após, procedeu-se a lavagem do bécker com água destilada, despejando o conteúdo no balão, afim de solubilizar todo o NaOH e com cuidado para não ultrapassar a quantidade de solução desejada. Por fim, completou-se o volume do balão volumétrico (50 mL), realizando a conferência correta do menisco.
3.3.2 Obtenção de hidrogênio a partir de ácidos com metais
Para a obtenção de hidrogênio a partir de ácidos com metais preparou-se dois tubos ( 1 e 2) de ensaio com cerca de 3g de zinco cada. Na sequência fora adicionado 10 mL de HCl no tubo 1, fechando- se o tubo com uma rolha de borracha adaptada com um furo vertical onde ligava-se um ducto de silicone com cerca de 40 cm. A outra extremidade foi introduzida em um tubo de ensaio coletor previamente mergulhado em uma cuba de plástico com agua, afim de retirar todo o oxigênio presente no tubo; agora disposto em posição diagonal, mantendo a abertura do tubo sempre imersa, evitando a entrada de O2. Após ocorrer o deslocamento da coluna d´água presente no tubo de ensaio coletor, retirou-se o mesmo da cuba com água, fechando a extremidade com o polegar.
...