TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de Química Inorgânica

Por:   •  24/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 4

Henrique Faria, Pedro Henrique, Nirvana July e Jacquelaine dos Santos

2º Período- Licenciatura em Química

Professora: Katiúscia Daiane Ferreira

Análise Qualitativa de Proteínas em Alimentos por Meio de Reação de Complexação do Íon Cúprico

Itumbiara-GO

Novembro/2015


1. Introdução

As proteínas tem como característica serem o grupo mais abundante de macromoléculas presentes tanto fora quanto dentro das células, e desempenham diversas funções biológicas. Sua determinação possui larga abrangência, desde análises clínicas até nutrição e tecnologia de alimentos. A técnica mais empregada na caracterização de proteínas é a reação do biureto, sendo este a estrutura originada a partir da decomposição da ureia, submetida a uma temperatura de cerca de 180°C. Ao reagir com o íon Cu²+ em meio alcalino, da lugar á uma coloração violeta. Esse mesmo efeito acontece ao substituir o biureto por cadeias proteicas, devido a sua interação ser extremamente parecida e liberar da mesma forma a coloração violeta. Portanto, utiliza-se tal método na identificação de proteínas em alimentos em caráter experimental devido ao baixo custo de aquisição dos materiais necessários.

2. Objetivos

  • Identificar proteínas em diferentes tipos de alimentos: Sal, Arroz, Açúcar, Leite de Soja, Carne e Leite de Vaca.
  • Classificar a diferença entre um meio com mais ou menos proteínas;
  • Conhecer o proposto método prático de identificação.

3. Parte Experimental

3.1. Materiais

Tubos de Ensaio

Suporte para Tubos de Ensaio

Sulfato de Cobre 0,25 mol/L

Hidróxido de Sódio 20%

Conta Gotas

Espátulas

3.2. Métodos

Foi elaborada uma solução referência, a fim de se obter uma solução de referência. Para isso, foram adicionadas 20 gotas de água, 20 gotas de solução de NaOH e 5 gotas de solução de CuSO4. Agitou-se bem e observou a coloração formada. Após feito a referência, utlizou-se as amostras de alimento para identificação.

  • Sal

Em um tubo de ensaio, dissolveu-se uma pitada de sal em 20 gotas de água, adicionou-se 20 gotas de NaOH e mais 5 gotas de solução de CuSO4. Agitou-se bem e comparou-se com a solução de referência.

  • Arroz e Açúcar

Ambos foram dissolvidos com a mesma quantidade de água e NaOH que o sal em diferentes tubos de ensaio, porém, foram adicionadas 3 gotas de CuSO4 em cada um. Agitou-se bem e observou-se a coloração formada.

  • Leite de Soja

Adicionou-se ao leite de soja em tubo de ensaio as mesmas quantidades de água e NaOH, porém, colocou-se 8 gotas de CuSO4. Agitou-se e verificou-se.

  • Carne e Leite de Vaca

Foi retirado o extrato da carne de vaca, e transferiu-se para um tubo de ensaio, da mesma forma que a amostra de leite de vaca. A ambos seguiu-se o mesmo método de adição de água e NaOH dos outros alimentos, porém, de CuSO4 foi aficionado em cada tubo 13 gotas.

Todos as amostras foram rotuladas e colocadas no suporte com o objetivo de fazer a comparação visual entre elas.

4. Resultados e Discussões

Ao se fazer a comparação visual, obsevou-se que onde existia a presença maior de proteína, a coloração violeta se acentuava, indicando a ligação do íon cúprico com a cadeia proteica. Na amostra de Sal, não foi observado a presença de proteínas, pois sua coloração era idêntica a solução referência 0% de proteína, um violeta bem transparente. Nas amostras de açúcar e arroz, notou-se uma ligeira acentuação no violeta, embora não muito significativa, indicou a presença de pequena quantidade de proteína. No leite de soja, observou-se que a cor violeta já se acentuava mais, indicando a presença maior de proteína do que nas amostras anteriores. Nas amostras de carne e leite de vaca, a presença de proteínas ficou bem evidente devido a forte coloração violeta, sendo esses os alimentos com mais quantidade de proteína em sua composição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (100 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com