Relatorio de Química Inorgânica
Por: henrique2805 • 24/6/2019 • Relatório de pesquisa • 781 Palavras (4 Páginas) • 176 Visualizações
Henrique Faria, Pedro Henrique, Nirvana July e Jacquelaine dos Santos
2º Período- Licenciatura em Química
Professora: Katiúscia Daiane Ferreira
Análise Qualitativa de Proteínas em Alimentos por Meio de Reação de Complexação do Íon Cúprico
Itumbiara-GO
Novembro/2015
1. Introdução
As proteínas tem como característica serem o grupo mais abundante de macromoléculas presentes tanto fora quanto dentro das células, e desempenham diversas funções biológicas. Sua determinação possui larga abrangência, desde análises clínicas até nutrição e tecnologia de alimentos. A técnica mais empregada na caracterização de proteínas é a reação do biureto, sendo este a estrutura originada a partir da decomposição da ureia, submetida a uma temperatura de cerca de 180°C. Ao reagir com o íon Cu²+ em meio alcalino, da lugar á uma coloração violeta. Esse mesmo efeito acontece ao substituir o biureto por cadeias proteicas, devido a sua interação ser extremamente parecida e liberar da mesma forma a coloração violeta. Portanto, utiliza-se tal método na identificação de proteínas em alimentos em caráter experimental devido ao baixo custo de aquisição dos materiais necessários.
2. Objetivos
- Identificar proteínas em diferentes tipos de alimentos: Sal, Arroz, Açúcar, Leite de Soja, Carne e Leite de Vaca.
- Classificar a diferença entre um meio com mais ou menos proteínas;
- Conhecer o proposto método prático de identificação.
3. Parte Experimental
3.1. Materiais
Tubos de Ensaio
Suporte para Tubos de Ensaio
Sulfato de Cobre 0,25 mol/L
Hidróxido de Sódio 20%
Conta Gotas
Espátulas
3.2. Métodos
Foi elaborada uma solução referência, a fim de se obter uma solução de referência. Para isso, foram adicionadas 20 gotas de água, 20 gotas de solução de NaOH e 5 gotas de solução de CuSO4. Agitou-se bem e observou a coloração formada. Após feito a referência, utlizou-se as amostras de alimento para identificação.
- Sal
Em um tubo de ensaio, dissolveu-se uma pitada de sal em 20 gotas de água, adicionou-se 20 gotas de NaOH e mais 5 gotas de solução de CuSO4. Agitou-se bem e comparou-se com a solução de referência.
- Arroz e Açúcar
Ambos foram dissolvidos com a mesma quantidade de água e NaOH que o sal em diferentes tubos de ensaio, porém, foram adicionadas 3 gotas de CuSO4 em cada um. Agitou-se bem e observou-se a coloração formada.
- Leite de Soja
Adicionou-se ao leite de soja em tubo de ensaio as mesmas quantidades de água e NaOH, porém, colocou-se 8 gotas de CuSO4. Agitou-se e verificou-se.
- Carne e Leite de Vaca
Foi retirado o extrato da carne de vaca, e transferiu-se para um tubo de ensaio, da mesma forma que a amostra de leite de vaca. A ambos seguiu-se o mesmo método de adição de água e NaOH dos outros alimentos, porém, de CuSO4 foi aficionado em cada tubo 13 gotas.
Todos as amostras foram rotuladas e colocadas no suporte com o objetivo de fazer a comparação visual entre elas.
4. Resultados e Discussões
Ao se fazer a comparação visual, obsevou-se que onde existia a presença maior de proteína, a coloração violeta se acentuava, indicando a ligação do íon cúprico com a cadeia proteica. Na amostra de Sal, não foi observado a presença de proteínas, pois sua coloração era idêntica a solução referência 0% de proteína, um violeta bem transparente. Nas amostras de açúcar e arroz, notou-se uma ligeira acentuação no violeta, embora não muito significativa, indicou a presença de pequena quantidade de proteína. No leite de soja, observou-se que a cor violeta já se acentuava mais, indicando a presença maior de proteína do que nas amostras anteriores. Nas amostras de carne e leite de vaca, a presença de proteínas ficou bem evidente devido a forte coloração violeta, sendo esses os alimentos com mais quantidade de proteína em sua composição.
...