Relatorio de prodronização de soluções
Por: Rodriguesw • 29/9/2018 • Relatório de pesquisa • 2.812 Palavras (12 Páginas) • 193 Visualizações
[pic 1]
Universidade Federal do Tocantins
Campus Universitário de Araguaína
Curso: Química
Disciplina: Química analítica quantitativa
EXPERIMENTO I E II
Acadêmico:
Rodrigues silva
Araguaína – TO
14 de setembro de 2018.
Sumário
1 - Introdução 3
2. Objetivo 5
3. Experimento I – Preparo de HCl 0,1 mol/L e Padronização de solução de HCl 0,1 mol/L com padrão primário de carbonato de sódio 0,1 mol/L. 5
3.1. Materiais utilizados 5
3.2. Reagentes 5
3.3. Prática A – Preparo de solução de HCl 0,1 mol/l. 6
3.4 Prática B - Padronização de solução de HCl 0,1 mol/l com padrão primário carbonato de sódio 0,100 mol/l. 6
4. Experimento II: Preparo de solução NaOH 0,1 mol/L e padronização de NaOH 0,1 mol/L com HCl 0,1 mol/L. 7
4.1. Materiais utilizados. 7
4.2. Reagentes. 7
4.3. Parte A: Preparo de solução NaOH 0,1 mol/L. 7
4.4. Parte B: Padronização de NaOH 0,1 mol/L com HCl 0,1 mol/L. 7
5. Resultados e Discussões 8
5.1 Experimento I: 8
5.1.1 Parte A: 8
5.1.2 Parte B: 8
5.2 Experimento II: 10
5.2.1 Parte A e B: 10
6. Conclusão 15
7. Referências Bibliográficas 15
1 - Introdução
“A mistura homogênea é, usualmente, chamada de solução. Uma solução pode ser sólida, líquida ou gasosa. Os componentes (elementos ou compostos) das soluções podem estar presentes em qualquer número” (RUSSEL, pag. 12, 1994). Uma solução é caracterizada por uma mistura homogênea (possuem uma única fase), e possuem algumas características importantes para o manuseio destas em laboratório. Estas propriedades são concentração, densidade, viscosidade e etc. A partir dessas propriedades é possível fazer preparo de soluções com uma determinada concentração conhecida.
Em laboratório é preparado soluções com concentrações desejadas a partir de cálculos físico-químicos, ou seja, o indivíduo determina a quantidade do volume do solvente e a partir disso e de formulas físico químico calcula-se o a massa necessária que será solubilizada no solvente para adquirir a concentração desejada.
“As soluções usadas rotineiramente em laboratório são em geral compradas ou preparadas na forma concentrada (chamadas soluções estoque). O ácido clorídrico, por exemplo, é comprado como uma solução de 12 mol/L (HCl concentrado). As soluções de concentrações mais baixas podem, então, ser obtidas pela adição de água, processo chamado diluição” (BROWN, pag. 124, 2005). Assim quando se deseja um ácido com uma concentração menor é feito a diluição do ácido concentrado. Para obter o ácido em uma concentração desejada tem-se que fazer os cálculos de quanto volume será necessário adicionar ao ácido para obter a concentração necessária. Para isso utiliza-se a fórmula:
[pic 2]
µ1: concentração molar inicial
v1: volume inicial
µ2: concentração molar final
v2: volume final
A partir dessa fórmula no preparo de uma solução em uma concentração deseja (concentração final) e um volume definido (volume final), calcula-se o volume do ácido necessário para diluir (volume inicial) conhecendo a concentração inicial que é a do ácido concentrado.
A padronização serve para verificar o quanto a concentração da solução preparada aproxima-se da concentração da solução desejada (PAWLOWSKY et al., 1996). Obter a concentração verdadeira da solução é importante para as titulações de análise quantitativa. A concentração verdadeira pode ser determinada através da formula apresentada na figura 01.
[pic 3]
Fig. 01 – Equação para obter a concentração verdadeira. (Fonte: Experimentos de Química Geral)
Na padronização existem substâncias conhecidas como padrão primário e padrão secundário. Padrão primário são substâncias que tem pureza aproximadamente de 100%, que possua massa molar elevada, pois os erros relativos se tornam insignificantes, as reações que esse padrão faz parte precisa ser rápida e quase completa, etc. (Tab. 01). Padrão secundário são substâncias que tem concentração conhecida, ou seja, uma solução que tenha sido previamente padronizada por titulação com padrão primário (PAWLOWSKY et al., 1996).
TABELA 01 - EXEMPLOS DE PADRÕES PRIMÁRIOS E ALGUNS DE SEUS USOS. (FONTE: EXPERIMENTOS DE QUÍMICA GERAL) | |
SOLUÇÃO A SER PADRONIZADA | PADRÃO PRIMÁRIO EMPREGADO |
KMnO4 (aq) | Ácido oxálico, oxalato de sódio |
HCl(aq), H2SO4 (aq) | Carbonato de sódio |
NaOH(aq) | Biftalato de potássio |
Na2S22O3(aq) | Dicromato de potássio, iodato de potássio |
AgNO3 (aq) | Cloreto de sódio |
Em uma titulação os indicadores são bastante utilizados, pois eles ajudam a mostrar o ponto de equivalência através da mudança de cor. Normalmente, substâncias orgânicas fracas de ácidos e bases apresentam essa diferença de cor. Por exemplo, o alaranjado de metila muda sua cor vermelha para amarelo alaranjado, o azul de bromotimol passa do amarelo para o azul, a fenolftaleína de incolor para rosa, ocorre o mesmo entre os outros indicadores.
...