Relatório de Aula Prática: Separação de misturas I
Por: isinha12347 • 22/9/2019 • Relatório de pesquisa • 2.752 Palavras (12 Páginas) • 480 Visualizações
[pic 1]
Separação de Misturas I |
Turma
Alunos (as): Assinaturas:
_____________________________
_____________________________
_____________________________
_____________________________
Disciplina: Química Geral I
Professora:
Data da prática:
Data de entrega:
NILÓPOLIS
2019
Sumário:
- Resumo...................................................................02
- Objetivo..................................................................02
- Introdução...............................................................02
- Materiais e Reagentes utilizados............................04
- Procedimento Experimental...................................05
- Resultados e Discussões.........................................06
- Conclusão...............................................................07
- Anexos...................................................................09
- Referências............................................................11
- Resumo
Este relatório se trata de um experimento de misturas e separação de tais, com objetivo de aprendermos sobre os diferentes tipos de misturas, o seus procedimentos e meios de separação. Após a aplicação do experimento com base no roteiro, feito apenas algumas mudanças no decorrer da prática (como a substituição do ácido acético pelo ácido clorídrico no experimento e), foram feitos cinco experimentos, onde em cada um foram feitos algum tipo de separação de substâncias com certos aparelhos de separação apropriados para cada situação. Através desses experimentos, foi concluído que para cada tipo de mistura, seja ela líquido-líquido, sólido-sólido ou líquido-sólido, há formas de separação que convém a cada tipo.
- Objetivo
O objetivo da prática “Separação de misturas I”, descrita no presente relatório, foi separar componentes de diferentes misturas (líquido-líquido ou líquido-sólido), a fim de observar as substâncias que compõem as mesmas (suas propriedades físicas específicas e a forma com que se comportam quando misturadas) e desenvolver a capacidade de distinguir qual método é o mais correto para a realização da separação de determinado composto.
- Introdução
A maioria das substâncias utilizadas para consumo são encontradas na natureza misturadas a outras. Uma das tarefas do químico é o desenvolvimento de técnicas e procedimentos que visem isolar as substâncias da mistura encontrada na natureza.
Para principiar este tema é importante compreender que substância química (ou apenas substância) é o material que apresenta um conjunto de propriedades bem definido e constante e tem composição fixa, independente da origem ou forma de obtenção. A partir deste fundamento, é possível também classificá-las em simples ou compostas: a substância simples é formada por um ou mais átomos de um mesmo elemento químico, podendo também ser chamada de substância pura simples; a substância composta é aquela que possui moléculas constituídas por dois ou mais elementos químicos distintos, podendo também ser denominada substância pura composta.
Quando uma substância é adicionada a outra, ambas deixam de ser puras e tornam-se componentes de um novo sistema chamado mistura. Este sistema pode ser decomposto em dois compartimentos segundo seu número de fases (porções que apresentam aspectos visuais uniformes), dessa forma as misturas classificam-se em: mistura homogênea e mistura heterogênea. A mistura homogênea (monofásica) apresenta aspecto uniforme e possui uma única fase, enquanto a mistura heterogênea é constituída por mais de uma fase e, por consequência, apresenta aspectos e características diferentes em sua extensão.
Baseando-se nesses princípios, é possível concluir que os métodos que se dispõem a separar as misturas surgiu da necessidade de isolar as substâncias, visto que estas encontram-se predominantemente fundidas umas nas outras.
No cotidiano, na indústria e nos laboratórios, são usados diversos métodos de separação de misturas. Dentre todos eles, pode-se citar: a filtração simples e a vácuo, a decantação, a dissolução fracionada e a centrifugação.
- A filtração pode ser dividida em duas: a filtração simples e a filtração a vácuo. A filtração simples é um método no qual é utilizado um material poroso (filtro), para reter as partículas sólidas pouco solúveis que estavam presentes em determinado solvente e, assim, separar as substâncias. Enquanto a filtração a vácuo, é utilizada quando o soluto possui partículas muito pequenas que demoram a ser separadas quando utilizada a filtração simples, dessa forma o processo é acelerado quando feito em baixa pressão.
- A decantação é um processo de separação de misturas do tipo líquido-líquido e líquido-sólido, que se baseia na diferença de densidade e de solubilidade entre seus componentes. No caso da separação entre líquidos de densidades diferentes, é utilizado o funil de decantação (ou funil de bromo).
- A dissolução fracionada é usada para separar misturas heterogêneas do tipo sólido-sólido, nesse caso o princípio fundamental é a diferença de solubilidade entre os componentes (um dos sólidos se dissolverá no solvente e o outro não).
- A Centrifugação é um método utilizado para acelerar a decantação de misturas heterogêneas sólido-líquido. É utilizada uma centrífuga (aparelhagem que acelera o processo de sedimentação). A rotação da centrífuga, em alta velocidade, sedimenta os componentes mais densos, que são arremessados para o fundo ou a lateral dos recipientes que contêm a mistura (em geral, tubos de ensaio). Esse processo de separação de misturas só é utilizado quando há diferença de densidade.
- Materiais e Reagentes utilizados
Materiais:
- Almofariz e pistilo – utensílios utilizados na trituração e pulverização de sólidos.
- Argola metálica – utilizado como suporte de funil de decantação e para o funil simples na filtração.
- Bastão de vidro – utilizado para agitar soluções promovendo a sua homogeneização e verter líquidos de um recipiente para o outro.
- Béquer 50ml, 100ml e 250ml – utilizado na dissolução de substâncias, aquecimento de líquidos e para fazer reações químicas.
- Bico de Bunsen – utilizado para fazer aquecimentos em laboratório.
- Bomba a vácuo – utilizado para reduzir a pressão de um sistema.
- Centrífuga – é um equipamento utilizado para separar uma mistura heterogênea entre um, sólido e um líquido através da força centrifuga.
- Erlenmeyer – empregado para aquecimentos de líquidos, na titulação e reações entre soluções.
- Espátula – utilizado para transferência de pequenas quantidades de substâncias sólidas.
- Estante para tubos de ensaio – suporte para tubos de ensaio.
- Funil de Buchner – utilizado na filtração a vácuo.
- Funil de decantação – empregado para separação líquidos imiscíveis.
- Funil de vidro – utilizado para transferência de líquidos e na filtração de uma mistura heterogênea entre sólido e líquido.
- Kitassato – ligado à bomba de vácuo serve para coletar o líquido da filtração.
- Mangueira de látex – apresenta a função de condutor de gases e líquidos.
- Papel filtro – utilizado no processo de filtração de uma mistura heterogênea entre solido e líquidos.
- Pipeta graduada 10ml – empregada para medir e transferir pequenos volumes de líquidos.
- Rolhas de cortiça – utilizada para vedação total ou parcial de algumas vidrarias.
- Suporte universal – utilizado para fixar diversas vidrarias
- Tela de amianto – base para aquecimento de vidrarias. Distribui o aquecimento uniformemente.
- Tripé de ferro – suporte para a tela de amianto para o aquecimento
- Tubo de ensaio para centrífuga – facilita a sedimentação de uma mistura heterogênea entre um solido e um liquido.
Reagentes:
- Ácido clorídrico (HCl)
- Água (H2O)
- Carbonato de cálcio (CaCO3)
- Clorofórmio (CHCl3)
- Enxofre (S)
- Leite
- Solução aquosa de Iodo
- Sulfato de Cobre penta hidratado (CuSO4.5H2O)
- Procedimento Experimental
a.1) Dobra do papel
• O papel foi dobrado ao meio formando um semicírculo.
...