SOLUÇÃO TAMPÃO E IDENFICAÇÂO DE “pH” NA SALIVA
Por: wagner98 • 27/3/2019 • Ensaio • 809 Palavras (4 Páginas) • 295 Visualizações
COLÉGIO CECÍLIA MEIRELES
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA
RELATÓRIO – ENSAIOS DE LABORATÓRIO
Prof.ª STELLA DORINI
WAGNER JARA MARQUES. N° 6
SOLUÇÃO TAMPÃO E IDENFICAÇÂO DE “pH” NA SALIVA
Apiaí – SP
25/03/2019
- Resumo
As soluções tampão, ou simplesmente tampões, são encontrados em todos os fluidoscorporais (sangue, saliva, lágrimas, urina, etc.) e são responsáveis pela manutençãodo pH apropriado desses fluidos. Dois termos importantesque se referem a essassoluções.
Efeito tampão:
é a propriedade de uma solução de resistir a mudanças de pH(concentração de íons hidrogênio) ao se adicionar pequenas quantidades de ácido oubase.
Capacidade tamponante:
é o quanto uma solução tampão resiste às mudanças depH, quando se adiciona pequenas quantidades de ácido ou base. A capacidade tamponante de uma solução é indicada pela alteração de pH provocada pela adiçãode ácido ou base.
Quanto menor a alteração de pH causada pela adição de umadada quantidade de ácido ou base, maior é a capacidade tamponante dasolução, ou vice-versa.
- Introdução
As soluções tampão são formadas por um ácido fraco e um sal desse ácido, ou por uma base fraca e um sal dessa base. Elas são preparadas dissolvendo-se os solutos em água.
Soluções tampão são soluções que atenuam a variação dos valores de pH, mantendo-os constantes mesmo com a adição de pequenas quantidades de ácidos ou bases, ou quando ocorre diluição. A função de um agente tamponador é conduzir uma solução ácida ou alcalina a um certo pH e prevenir a mudança deste pH. Essa resistência do pH é resultado do equilíbrio entre as espécies participantes do tampão. Usando o princípio de Le Chatelier"quando se provoca uma perturbação sobre um sistema em equilíbrio, este se desloca no sentido que tende a anular esta perturbação, procurando ajustar-se a um novo equilíbrio”, portanto um agente tamponador sustenta esta faixa de concentração por prover o ácido ou base conjugada correspondente para estabilizar o pH ao que está sendo adicionado.
Existe, porém um limite para as quantidades de ácido ou de base adicionadas a uma solução tampão antes que um dos componentes seja totalmente consumido. Este limite é conhecido como a capacidade tamponante de uma solução tampão e é definido como a quantidade de matéria de um ácido ou base forte necessária para que 1 litro da solução tampão sofra uma variação de uma unidade no pH.
Quando uma gota de ácido forte é adicionada à água, o pH muda significativamente. Quando a mesma quantidade, porém, é adicionada a um tampão, o pH praticamente não muda.
Assim como uma esponja só pode absorver certa quantidade de água, um tampão também só pode tamponar certa quantidade de prótons. As fontes e ralos de prótons se esgotam quando quantidades muito grandes de ácidos ou bases fortes são adicionadas á solução. A capacidade tamponante é a quantidade máxima de ácido ou de base que pode ser adicionada sem que o tampão perca sua capacidade de resistir à mudança de pH. O tampão se exaure quando a maior parte da base fraca é convertida em ácido ou quando a maior parte do ácido fraco é convertido em base. Um tampão mais concentrado tem maior capacidade do que um tampão diluído.
...