Síntese do Iodeto de Zinco
Por: Nicole Andrietti • 6/10/2018 • Trabalho acadêmico • 1.047 Palavras (5 Páginas) • 1.571 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT
LICENCIATURA EM QUÍMICA
[pic 2]
Relatório da disciplina de QEX0002
SÍNTESE DO IODETO DE ZINCO
HELEA PUCCINI DE CASTRO, LUCAS SPERANZA E NICOLE ANDRIETTI
PROFESSORA: ALESSANDRA TONIETTO
Joinville, 2017
RESUMO
O experimento, tratado neste relatório, faz uso de ferramentas teóricas como a estequiometria, reagente limitante, reagente em excesso, conceito de reação de síntese, e Lei de conservação das massas. Tudo isso, para sintetizar experimentalmente o iodeto de zinco, a partir de substâncias em seus estados elementares e com o auxílio do metanol como meio para a reação ocorrer, sendo esses manuseados dentro de uma capela, por conta da volatilidade do solvente. A síntese foi bem sucedida apesar de alguns erros ocorridos durante a metodologia. Os dados obtidos, assim como o erro, serão discutidos posteriormente no decorrer do relatório.
1 INTRODUÇÃO
Em uma reação de síntese, duas ou mais substâncias combinam-se para formar um produto. Neste experimento, combinou-se iodo molecular e zinco metálico para formar iodeto de zinco, e para isso, é necessário acompanhar as massas dos reagentes e dos produtos para escrever uma equação química devidamente balanceada. Essa exposição é chamada estequiometria e permite relacionar as massas, número de mols e/ou número de átomos dos produtos com os reagentes, levando em conta a Lei de conservação das massas. Antoine Lavoisier formulou que a quantidade de massa dos reagentes deve ser igual à quantidade de massa dos produtos. Através da lei e da estequiometria é possível prever a quantidade de reagentes necessária para formar a quantidade de produto desejado. O reagente completamente consumido em uma reação é chamado reagente limitante, porque ele determina, ou limita a quantidade de produto formado (BROWN et al, 2005). Os outros são chamados de reagentes em excesso.
- OBJETIVOS
Sintetizar composto iodeto de zinco através das substâncias elementares de zinco metálico e iodo molecular levando em consideração a lei de conservação das massas.
- METODOLOGIA
- MATERIAS
01 béquer de 250 mL;
01 erlenmeyer de 125 mL;
01 proveta de 25 mL;
Bastão de vidro;
Papel de pesagem;
Papel alumínio;
Espátulas;
Placa de aquecimento com agitação;
Metanol PA;
Iodo Molecular em pó;
Zinco metálico em pó.
- MÉTODOS
Pesou-se e anotou-se a massa de um erlenmeyer de 125 mL vazio. Em um papel de pesagem, pesou-se separadamente 1,0 g de zinco e 1,0 g de iodo. Após transferir-se ambas as massas para o erlenmeyer, com o auxílio de uma proveta, adicionou-se 25 mL de metanol grau PA lentamente. Tampou-se a parte superior do recipiente com papel alumínio (como se fosse uma tampa), fazendo-se um pequeno furo neste. Aqueceu-se a mistura a uma temperatura de 60ºC e, quando o solvente começou a evaporar (observou-se nas paredes do frasco), marcou-se o tempo de 15 a 20 minutos. Resfriou-se a mistura em temperatura ambiente e a seguir deixou-se o frasco contendo a reação em repouso sob uma leve inclinação para que a fase sólida se decanta. Transferiu-se a fase liquida com bastante cuidado e lentamente, com o auxílio de um bastão de vidro, para um béquer de 250 mL também previamente pesado. Para gararantir que o todo o composto formado fosse transferido para o béquer, adicionou-se 5 mL de metanol ao erlenmeyer para lavar o sólido. Aguardou-se o processo de decantação novamente e transferiu-se a fase líquida para o béquer. Repetiu-se o processo novamente. Aqueceu-se o béquer e o erlenmeyer de modo a evaporar todo o solvente. Uma vez evaporando-se o metanol, deixou-se os frascos esfriarem e em seguida efetuou-se a pesagem de cada um.
- RESULTADOS E DISCUSSÃO
Tabela nº1 Massas experimentais
Massa do erlenmeyer vazio (g) | 100,66 |
Massa do béquer vazio (g) | 107,66 |
Massa do zinco utilizado(g) | 1,003 |
Massa do iodo utilizado(g) | 0,984 |
Fonte: Dos autores,2017
Equação da reação de síntese do iodeto de zinco:
Zn(s)+I2(s) →ZnI2(s)
Massa molar do zinco(Zn): 65,4 g
Massa molar do iodo molecular (I2): 253,8 g
Massa molar do iodeto de zinco (ZnI2): 319,5 g
Através de regra de 3 simples foi possível encontrar o reagente limitante para o experimento:
65,4g de Zn ------------- 253,8g de I2
1,003g de Zn---------------x
x= 3,9g de I2
253,8g de I2 --------------- 65,4g de Zn
0,984g de I2-------------------x
x= 0,2535g de Zn
Portanto, o Iodo molecular é o reagente limitante, pois será consumido por inteiro primeiro. O zinco é o excesso.
Como a reação é de proporção 1:1, e o iodo é o reagente limitante, é possível prever quantos mols irão reagir:
1 mol de I2--------253,89g de I2
x----------------------0,984g de I2
x=3,87x10-3mols de I2
Logo reagirão 3,87x10-3mols de I2 com 3,87x10-3mols de Zn para formar 3,87x10-3 mols de ZnI2.
...