Teor de Álcool na Gasolina
Por: filipepacheco782 • 26/9/2019 • Relatório de pesquisa • 550 Palavras (3 Páginas) • 220 Visualizações
INTRODUÇÃO
Por meio da destilação e do refinamento do petróleo, obtêm-se várias substâncias de grande importância econômica, como querosene, óleo diesel, GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), gás natural, óleos lubrificantes, parafina e asfalto. Porém, a fração do petróleo que apresenta maior valor comercial é a gasolina, usada nos automóveis. A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos, obtida a partir da destilação do petróleo. No Brasil, antes da comercialização da gasolina, adiciona-se álcool anidro, em que este deve ocupar o volume de 18% A 27% do composto, com margem de erro de 1% para mais ou para menos, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP. Um teor maior ou menor do que esse compromete a qualidade do produto. Essa porcentagem já vem adicionada na gasolina; porém, relatam-se casos de pessoas que querem lucrar mais e, para tal, acabam adicionando mais etanol (que é mais barato) na gasolina. Sendo assim, no presente trabalho, objetivou-se determinar a quantidade de etanol presente na gasolina verificando se a mesma estava dentro das normas estabelecidas pela ANP. O método adotado foi o teste da proveta, que se constitui na separação da gasolina e do etanol.
MATERIAIS E MÉTODOS
Materiais necessários para o experimento:
1 Béquer de 100 mL
1 proveta de 100mL
1 balão volumétrico de 50mL
Água (50mL)
Cloreto de sódio (1,06g)
Gasolina (50mL)
Como foi feito o experimento:
Adicionamos todo o cloreto de sódio no béquer e misturamos com água aos poucos, até que o volume final de água adicionado seja de 50 mL. No balão volumétrico adicionamos 50 mL de gasolina e depois colocamos na proveta de 100mL. Feito isso, adicionamos toda a mistura de água com cloreto de sódio no interior da proveta. Tampamos a proveta para que não evapore e agitamos a mistura. Após agitação aguardamos 15 minutos.
[pic 1] [pic 2] [pic 3]
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Ao deixar a proveta em repouso por aproximadamente 15 minutos, notou-se uma mistura heterogênea com duas fases, sendo a superior gasolina, por ter a densidade menor e a fase inferior a mistura de álcool e água.
Mistura 50mL de gasolina + 50mL água (com NaCl) = 100mL
50 mL água (com NaCl) -------- 100%
14 mL ----------------------------------- X
X = 28% de álcool
A separação do etanol e da gasolina ocorre devido ao etanol possuir parte polar e outra apolar, sendo que sua parte apolar é atraída pelas moléculas da gasolina, que também são apolares, porém sua parte polar é caracterizada pela presença do grupo hidroxila (OH), que é atraída pelas moléculas da solução de cloreto de sódio, que também são polares, realizando ligações de hidrogênio e separando a gasolina do etanol. Na parte inferior da proveta, o álcool juntamente com a solução de cloreto de sódio ficou estacionado, e na parte superior, a gasolina. Com os resultados obtidos verificamos o teor de álcool na gasolina foi de 28%, ou seja, como o limite de etanol permitido é de 27%, e a margem de erro é de 1%, o combustível desse experimento está em condições de uso.
...